O que é Inbound Marketing e como funciona

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Publicado: 4 de maio de 2022 | Atualizado: 4 de maio de 2022.

Você sabe o que é Inbound Marketing?  Continua usando os métodos tradicionais do marketing para gerar resultados ao seu negócio?

O tempo mudou. Assim, ninguém quer ser interrompido por anúncios enquanto navega em um site ou assiste TV ou receber uma ligação de um operador de telemarketing enquanto você está com pressa durante o dia. A maneira como você compra é completamente diferente de antes. Os vendedores não podem oferecer produtos facilmente aos compradores, quem quer que seja.

As pessoas agora bloqueiam o marketing que as fazem perder tempo, como anúncios e spam, as empresas precisam fornecer informações úteis para os clientes em potencial, que se auto identificarão.

Logo, o momento atual pede que se atraiam pessoas que realmente querem comprar seu produto ou serviço, tirar suas dúvidas ou entender melhor seu problema. Se o mundo está mudando, faz todo o sentido se adaptar, concorda?

Se você conhecer seu público e começar a criar conteúdo que atenda às necessidades de cada consumidor, suas chances de atrair novos seguidores aumentarão.

E o que o Inbound Marketing tem a ver com tudo isso?

O inbound marketing é um conjunto de técnicas que envolvem a criação e compartilhamento de conteúdo específico para um público específico que é influenciado pelo que você procura no universo online.

É um conteúdo que usa canais online para atrair e adquirir novos clientes.Isso inclui criar, gerenciar e manipular conteúdo digital, mídias sociais e outros canais para trazer novos clientes ao seu negócio. Baseia-se na ideia de que a segmentação de clientes em potencial pode ser mais eficaz do que os métodos  tradicionais de marketing.

Então, um dos pilares é a mercadologia de conteúdo, que trabalha na produção e distribuição de diversos tipos de materiais de qualidade, como posts em blogs e redes sociais, vídeos, etc. – Atrair as pessoas certas para a sua necessidade.

Dessa forma, esses consumidores se conectam com seu negócio que vai entender suas necessidades, ajudá-los, deixá-los felizes, incentivá-los a comprar e recomendar o produto a outras pessoas.

Inbound Marketing – Conheça algumas estratégias

Com tanto conteúdo na internet, o que atrai o usuário para ler sua publicação ou baixar seu material?

Entendemos que é difícil produzir conteúdo para um consumidor exigente, que tem cada vez mais alternativas de consumo e menos tempo e atenção. Por isso, você precisa entregar algo diferente que realmente resolva as dores dos consumidores de forma única.

Primeiro, entenda que a qualidade é mais valiosa do que a quantidade. Você passará mais tempo produzindo conteúdo valioso, mas com certeza vai ter mais resultados. Esse tempo lhe possibilitará:

  • Procurar pesquisas e fontes confiáveis para embasar um texto;
  • Realizar entrevistas com colaboradores da empresa ou profissionais da área;
  • Aprimorar os resultados das ações do seu negócio para usar como case;
  • Abraçar uma variedade de meios, como narrativa, infográficos e vídeos complementares;
  • Redigir, usando a linguagem exclusiva da sua marca,inovações em tipos de conteúdo (não apenas e-books), como ferramentas, planilhas e webinar;
  • Criar conteúdo extremamente detalhado para cada palavra-chave.

E como funciona o Inbound Marketing?

A abordagem do inbound marketing consiste, a priori, em quatro etapas: atração, conversão, fechamento e satisfação. Cada uma dessas etapas inclui ações específicas, que possibilitarão chamar a atenção de ,ainda desconhecidas, da sua marca e, em última análise, fidelizar esse público e direcioná-lo para seus produtos.

Ao dividir as ações de acordo com essas etapas, levamos em consideração um aspecto importante ao pensar no marketing como um todo: que cada consumidor tenha um determinado nível de interesse. Enquanto alguns podem estar mais dispostos a comprar um produto ou serviço específico, outros podem ainda não ter identificado uma necessidade.

Observe a imagem e entenda melhor:

inbound marketing

ATRAÇÃO:

Nesta etapa, você precisa identificar e pesquisar os tipos de público que podem se tornar clientes. Essas pessoas também são chamadas de buyer persona ou “Cliente ideal”.

CONVERSÃO:

Essa etapa é o início da chamada “nutrição de leads”, que tem função educativa e, às vezes, é confundida com atração.

Aqui você deve focar na criação de conteúdo e materiais, falando sobre os benefícios da tecnologia que sua empresa utiliza, mas indiretamente por meio de cases de sucesso. No exemplo dado, você pode usar os detalhes usados para obter aprovação de tecnologia, benefícios, novidades de inovação na área, etc.

FECHAMENTO:

Este é um passo importante no inbound marketing..

Aqui você tem que se atentar ao planejamento da última parte da nutrição, utilizando mecanismos de automatização de marketing, como série de e-mails orientados à conversão, oferecendo seu produto ou serviço como solução e, claro, seus benefícios exclusivos.

SATISFAÇÃO:

Aqui está uma fase que muitas vezes é negligenciada, mas pode ser seu melhor trunfo para aumentar sua renda, melhorando as taxas de retenção.

Uma vez que alguém é seu cliente, você não pode esquecer de manter contato com eles. Consequentemente, você deve continuar publicando e compartilhando conteúdo para ajudar os consumidores a fazer melhor uso do seu produto ou serviço, bem como aumentar a reputação da sua marca.

Invista em um trabalho com o inbound marketing

No geral, o inbound marketing pode ajudar a construir um relacionamento duradouro com seu público. Consequentemente, vale a pena considerar essa abordagem para se qualificar para a geração de leads. vender mais e reter as pessoas que entram em contato com sua marca.

É uma metodologia que funciona e entrega resultados.

Assim, podemos dizer que um dos principais benefícios dessa estratégia é garantir leads qualificados. Na prática, isso se entende em processos de vendas mais eficientes, pois a equipe de vendas ou os vendedores vão se conectar com as pessoas mais propensas a fazer uma compra, graças a todo o trabalho de mercadologia feito previamente.

Nunca é tarde para se investir em um bom trabalho. Ir se adaptando a usar as técnicas do inbound marketing na sua empresa e ver os resultados positivos aparecerem.