O que é FMoT? Entenda a evolução das vendas com as mudanças da internet

//O que é FMoT? Entenda a evolução das vendas com as mudanças da internet

Por: | Publicado: 16 de outubro de 2018 | Atualizado: 17 de outubro de 2018.

O que é FMoT? Conhecer o comportamento do consumidor durante a decisão de compra é essencial para as empresas que querem vender mais. Afinal, só quem conhece as necessidades do seu cliente consegue vencer a concorrência.

Entender o comportamento do consumidor sempre foi a chave para o sucesso das vendas.

Isso porque a partir dessa informação você consegue criar toda uma estratégia de prospecção adequada as necessidades daquele cliente.

Por isso, ao longo dos anos as empresas estão sempre procurando formas de entender cada parte dos hábitos do consumidor para assim otimizar o processo de venda.

Foi assim que surgiu o conceito de o que é FMoT, uma nomenclatura tão simples que nem dá para imaginar o tamanho da importância dessa fase para a decisão de compra.

Se quiser saber mais sobre esse tema e entender a evolução das vendas na internet, confira o conteúdo:

O que é FMoT? Os momentos da verdade por Procter & Gamble

Saiba o que é FMoT

O momento da verdade é um termo usado no Marketing para designar todo o processo de interação entre o consumidor e o bem de uma marca.

A expressão foi criada em 2005 por Alan G. Lafley, que durante muito tempo liderou a empresa Procter & Gamble (P&G), para a criação de estratégias de vendas mais assertivas.

Seguindo com esse raciocínio, temos um modelo de marketing de três passos que consiste nas seguintes etapas:

  • Estímulo: o contato inicial do consumidor com a sua empresa começa por um estímulo, o qual pode ser a necessidade dele por uma solução para um problema ou por meio de anúncio do seu produto.
  • First Moment of Truth (FMoT): O primeiro momento da verdade é considerado o instante em que o consumidor faz a decisão de compra e escolhe o seu produto em vez da opção da concorrência. Esse “encontro presencial” foi considerado durante muito tempo a parte principal do processo de venda.
  • Second Moment of Truth (SMoT): O segundo momento da verdade também é conhecido como o período de experiência do consumidor com o seu produto, e ele pode se repetir toda vez que ele for usado.

Em 2013 ainda foi acrescentado ao fim do processo um terceiro momento da verdade: o feedback, ou seja, a reação do consumidor sobre o produto.

É nessa fase que ele também pode se tornar um promotor da sua marca e fazer o Marketing Boca a Boca.

Mas se você for uma pessoa atenta, deve ter reparado que esses passos não refletem totalmente o comportamento do consumidor depois dos avanços tecnológicos.

Por isso, foi ainda necessário incluir uma fase anterior ao conceito de o que é FMoT, por isso chamado momento zero da verdade

ZMOT: A evolução dos hábitos do consumidor

Depois de aprender o que é FMoT, conheça o momento zero da verdade

O momento zero da verdade é um termo instituído pelo Google em 2011 para se referir a pesquisa online feita antes da decisão de compra.

Isso porque a internet mudou a forma como os consumidores interagem com as marcas, produtos ou serviços e por isso essa fase foi chamada de ZMOT.

Nesse passo o usuário vai consultar o máximo de informação que ele conseguir encontrar a respeito da sua empresa, até o SMoT de outros consumidores que decidiram compartilhá-lo.

Por isso, mais do que nunca foi tão importante cuidar do conteúdo que vai expor na internet da sua empresa, afinal ele é a isca para fisgar esses clientes.

Se quiser mais dicas sobre o tema para converter mais clientes no conceito de o que é FMoT, confira o conteúdo sobre Marketing de Conteúdo.

Já sabe o que é FMoT? Otimize suas estratégias de acordo com a evolução das vendas na internet

Otimize suas estratégias de acordo com o conceito de o que é FMoT

Nesta publicação você viu que a fim de otimizar estratégias de venda, o mercado sentiu a necessidade de designar o processo de interação entre empresa e consumidor.

Assim nasceu o conceito de o que é FMoT, ou primeiro momento da verdade, que é quando o cliente tem o primeiro contato pessoal com o produto e toma a decisão de compra após ter contato com algum tipo de estímulo.

Seguido dele vem o SMoT, ou segundo momento da verdade, ou seja, a experiência que aquele consumidor teve com a sua aquisição.

Todas essas fases foram definidas quando a internet ainda estava passando por profundas mudanças, e, sendo assim, hoje podemos incluir mais dois momentos: o terceiro e o zero.

O terceiro momento da verdade é aquele no qual o consumidor dá um feedback sobre a sua experiência com a sua compra, podendo até se tornar um promotor da marca.

Já o momento zero da verdade representa os novos hábitos do consumidor de realizar pesquisas antes da decisão da compra.

Por isso, saber administrar a presença online da sua empresa nunca foi tão importante! Para mais dicas sobre o tema, confira o conteúdo sobre técnicas de marketing digital.

2018-10-17T15:47:23+00:00

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