O que é ciclo de vida de um produto

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Publicado: 14 de março de 2019 | Atualizado: 5 de agosto de 2019.

Saber o que é ciclo de vida de um produto é essencial para que a empresa possa fazer uma gestão inteligente de seus produtos desde o planejamento até uma possível readaptação.

Compreender o ciclo de vida do produto é essencial para uma estratégia de marketing e vendas que gera resultados.

Isso porque, seja qual for o seu nicho de mercado, cada produto passa por estágios bastante claros antes e depois de ser lançado.
Sendo assim, o modelo de ciclo de vida do produto (CVP) é a linha de produção de um produto ou marca. É a sua história completa por meio de suas fases de vendas: introdução, crescimento, maturidade e declínio.

Atualmente, os produtos têm ciclos de vida cada vez mais curtos e muitos produtos em indústrias maduras são revitalizados por meio da diferenciação e da segmentação do mercado.

Por isso, confira o conteúdo a seguir, entenda melhor sobre o assunto e esteja sempre um passo à frente da fase pela qual o seu produto passará.

O que é ciclo de vida de um produto e por que esse conhecimento é tão importante

O ciclo de vida do produto nada mais é que o modelo utilizado para acompanhar um produto ou marca desde o seu desenvolvimento até a saída do mercado, passando pelo lançamento e crescimento no mercado.

Esse modelo se materializa pela definição de quatro diferentes estágios, sendo que cada um deles possui exigências específicas tanto na promoção de estratégias de vendas quanto de marketing.

Essas fases são:

  • Introdução;
  • Crescimento;
  • Maturidade;
  • Declínio.

Tendo esses ciclos no radar, é possível monitorar o seu comportamento no mercado, a atração e manutenção de clientes, bem como táticas relacionadas aos preços praticados.

Ao conhecer essas fases de forma clara, fica muito mais fácil estabelecer também quais são as ações necessárias para divulgar esse produto ou marca.

Assim, a empresa consegue visualizar por quanto tempo um determinado item deve ser comercializado, aliás, informação muito importante dentro de um planejamento estratégico.

Ao aplicar esse modelo nos planos de seu negócio, você passa a observar as características individuais que afetam o ciclo de vida de um produto ou da marca, já que eles não apenas são diferentes, como podem apresentar variações significativas entre si.

Saiba como interpretar as fases do ciclo de vida de um produto

Confira a seguir cada fase do ciclo de vida de um produto e o que representam.

Introdução

Esse estágio depende, em primeiro lugar, de um planejamento e desenvolvimento bem feitos, afinal esses pontos serão o norte para introduzir o produto no mercado.

Isto é, é hora de iniciar as vendas e de investir em uma estratégia de marketing para que o produto, serviço ou marca, seja lançado e chegue ao conhecimento do seu público-alvo.

O faturamento começa, mas nem sempre o lucro está presente de forma imediata.

Crescimento

Depois de introduzir o produto no mercado, é hora de trabalhar para aumentar a sua participação no segmento, ou seja, é preciso focar na liderança.

Isso porque é a partir do momento em que se alcança a estabilidade que um produto tende a ter a sua produção, distribuição e vendas escaláveis.

Isto é, ele ingressa em um ciclo no qual menos esforços são necessários para gerar resultados contínuos, o que consequentemente marca a chegada do lucro.

Seu valor já foi identificado pelo consumidor e não há dúvidas quanto a demanda que ele possui.
Nessa fase, as ações de marketing não apenas incentivam o crescimento como a manutenção do produto vivo na mente do público.

Maturidade

Depois de passar por picos de lucro, as vendas do produto experimentam a estabilidade. Há a possibilidade, inclusive, de redução ou estagnação nas receitas conquistadas a partir dele, mas nada significativo.

Isso porque esse é um movimento normal e esperado para a etapa da maturidade de um produto, que parece não ter mais para onde crescer e ter atingido o seu ponto ápice.

O objetivo aqui, é que a fase da maturidade seja a mais extensa possível, para que uma determinada solução gere lucro pelo maior tempo que se possa alcançar.

Para isso, é preciso ter uma estratégia muito bem elaborada a fim de entender até onde se pode fazer concessões e/ou atualizações para se manter competitivo.

Declínio

Ainda que você consiga estender a fase de maturidade por muito tempo, uma hora ela vai acabar, o afinal o tempo passa e as preferências, necessidades e desejo do consumidor também.

Ou seja, é necessário ter uma estratégia forte para resistir ao lançamento de novas soluções pelos concorrentes, às mudanças nos hábitos, interesses e comportamento do consumidor, assim como à evolução tecnológica, que pode tornar um produto obsoleto da noite pro dia.

Contudo, como o próprio nome já indica, a fase de declínio é caracterizada pela queda nas vendas e nos lucros. Representa o término da estabilidade comum ao período de maturidade de um produto ou marca.

Dessa forma pode ser interessante, se possível, redesenhar por completo a solução e até mesmo planejar o encerramento de sua comercialização, visando a substituição por outra, mais adequada ao mercado atual.

Nesse momento, o ciclo de vida desse novo produto tem um novo início.

Você já sabe o que é ciclo de vida de um produto!

No conteúdo de hoje você aprendeu o que é ciclo de vida de um produto.

Muito simples: se trata de um conceito muito usado pelas equipes de marketing e vendas para nortear suas estratégias considerando o período de permanência ativa do produto no mercado.

Conforme vimos anteriormente, isso é importante para que suas ações sejam mais assertivas e, desse modo, se consiga explorar todo o potencial da mercadoria enquanto ela atender às expectativas do consumidor e as demandas do mercado.

Por isso conhecemos as quatro fases do ciclo de vida do produto: introdução, crescimento, maturidade e declínio.

Portanto, estude bem aquilo que a sua empresa oferece ao consumidor e faça uma gestão de produtos cada vez mais estratégica.

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