Entenda as mudanças na internet e saiba como a sua empresa deve se comportar na Era Digital

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Publicado: 18 de outubro de 2018 | Atualizado: 14 de agosto de 2019.

As mudanças na internet trouxeram consigo alterações significativas na forma como as empresas se comunicam com seus clientes. Entendê-las e saber como aproveitar das facilidades da Era Digital é essencial para quem quer se destacar no mercado.

Os avanços tecnológicos proporcionaram uma mudança significativa na forma como a comunicação empresarial é feita com os consumidores.

Isso porque agora ela funciona como uma via de mão dupla: a empresa emite a mensagem e, graças a evolução da internet e da tecnologia de informação, o cliente pode responder.

Mas não foi isso que esse grande passo na história da internet trouxe de novo, pois agora qualquer um pode ter acesso a uma infinidade de dados a hora que quiser.

E isso contribuiu para a formação de um público com um senso crítico apurado e uma alta expectativa para com a experiência de compra a ser vivida.

Por isso, as novidades da internet ressaltam a importância de conhecer os novos hábitos de consumo a fim de que as empresas consigam se adaptar a essa nova realidade.

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Então, se você quiser conhecer alguns aspectos do comportamento do consumidor depois das mudanças na internet e entender como o seu negócio deve ser nessa Era Digital, confira o conteúdo:

1. Os consumidores estão cada vez mais conectados

Segundo dados de uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, cerca de 65% da população brasileira com idade acima de 10 anos possui acesso à internet.

E se boa parte do público hoje se encontra conectada, a sua empresa também precisa estar se deseja estabelecer um bom relacionamento com seus consumidores.

Se não, pode ter certeza de que outra empresa estará e oferecerá prontamente um atendimento adequado a sua parcela da audiência.

Vai querer correr esse risco?

2. A expectativa do mercado consumidor mudou

Estar conectada à internet trouxe algumas facilidades a vida das pessoas, como poder pesquisar e comprar produtos e serviços a qualquer hora.

E não é só isso: os avanços tecnológicos contribuíram para a formação de um público exigente e que possui altas expectativas quando vão realizar alguma compra.

Isso porque tornou-se comum realizar uma pesquisa para comparar preços, qualidade e experiências antes de fechar algum negócio.

Por isso, as mudanças na internet fazem com que as empresas passem a investir em um atendimento personalizado e rápido para corresponder a essa nova necessidade.

E com a popularidade das redes sociais, um cliente insatisfeito pode manifestar sua péssima experiência em uma delas e manchar a imagem do seu negócio.

Por isso, monitorar o que falam da sua empresa e atender as demandas dos seus consumidores é essencial para fortalecer a sua marca no mercado.

3. Acesso a novos canais de comunicação

Como falamos brevemente no tópico anterior, as redes sociais tornaram a comunicação entre consumidor e empresa mais direta, exigindo das empresas a constante presença online.

Sendo assim, qualquer descuido pode prejudicar a imagem da sua marca, pois esses novos canais de comunicação, fruto das mudanças da internet, a deixa muito mais exposta.

Por isso, procure estar presente nas redes sociais mais utilizadas pelo seu público e estabeleça uma relação de confiança com ele, respondendo as suas dúvidas e acatando sugestões.

Além disso, aproveite essa evolução da internet para coletar dados importantes sobre a preferência de seus clientes para conhecê-los melhores.

Dessa forma é possível usar essas informações e criar ações de venda e pós-venda mais assertivas e com chances de trazer resultados melhores.

Já sabe como as mudanças da internet impactam o seu negócio? Então comece a criar ações assertivas!

Neste conteúdo você finalmente pode entender melhor como as mudanças na internet afetam a sua empresa e a forma como ela se comunica com seus clientes.

Isso porque os avanços tecnológicos possibilitaram que o consumidor respondesse as mensagens emitidas pelo seu negócio e desenvolvesse um laço muito mais estreito com ele.

Além disso, com o fácil acesso a informação, esse cliente também passou a ter uma visão mais crítica sobre aquilo que compra, o que aumentou a responsabilidade das empresas.

Por isso, saber administrar a presença online do seu negócio nunca foi tão importante! Se quiser conhecer melhores técnicas de marketing digital para não falhar na missão, confira o conteúdo sobre o tema.

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