Mudanças do Marketing: o que mudou do 3.0 para o 4.0?
Publicado: 5 de outubro de 2018 | Atualizado: 5 de julho de 2019.
Você sabe quais foram as mudanças do marketing mais significativas dos últimos tempos? Aliás, do 3.0 para o 4.0 as alterações foram bastante singulares e estão presentes no nosso dia a dia. Conheça mais sobre a era do digital!
A área de Marketing é o departamento que todo e qualquer negócio precisa ter para se posicionar no mercado e atrair o público.
Seja pequena, média ou grande a empresa, sem o Marketing como ela irá alcançar, dialogar e converter os possíveis clientes?
Não à toa essa área existe há anos e o trabalho dos profissionais é cada vez mais reconhecido como indisponível pelo mercado.
Mas você já deve ter percebido que o Marketing de hoje não é o mesmo de 30 anos, certo?
Já reparou como as estratégias mudaram o foco, os canais foram substituídos, a mensagem foi reduzida, o design valorizado, a linguagem tornada mais dirigida e otimizada?
Pois é, e essas alterações não foram a toa mas com motivo e propósito claros: caminhar junto com a mudança do mercado e dos novos hábitos de compra do consumidor.
Sim, o cliente de antigamente era considerado passivo mas agora a comunicação com ele acontece de igual para igual!
As marcas falam e o público responde com grande posicionamento crítico. Isso por si só já diz muito sobre as mudanças do marketing, certo?
As campanhas precisam acompanhar esse ritmo para não se perder na dança.
E por isso vamos conhecer um pouco mais sobre as principais mudanças do Marketing dos últimos tempos: é hora de saber o que se alterou do marketing 3.0 para o 4.0. Vamos lá?
Mudanças do Marketing ao longo do tempo
O marketing evoluiu e muito ao longo do tempo. Estamos falando de mudanças extremamente significativas em esferas de toda a área.
No Marketing 1.0, por exemplo, toda a estratégia e foco estavam no produto, na venda do produto.
Os profissionais tinham suas atividades voltadas para a promoção daquilo que vendiam, se concentravam em promover campanhas focadas na persuasão com uma comunicação muitas vezes limitada.
Mas com o passar do tempo o consumidor foi ficando mais consciente quanto às suas escolhas de compra, prestando mais atenção ao tipo de comunicação empregada pelas empresas e na postura desta com questões sociais.
Além disso, o cliente se tornou mais crítico quanto às afirmações feitas sobre a qualidade e benefícios do produto, aquilo que antes era recebido passivamente passou a ser questionado.
Com isso, a premissa da suprema importância dada à venda do produto foi invertida:
O objetivo agora era o relacionamento com o consumidor bem como a gestão contínua dessa relação. Foi então que houve a percepção sobre a necessidade de investir em estratégias de segmentação, definição de público-alvo e posicionamento de marca.
Isto é, o marketing passou a focar no consumidor, deixou de ter uma visão tática para ter uma visão estratégica.
De modo geral, são essas mudanças de foco e perspectiva que norteiam as mudanças do marketing e suas técnicas de vendas.
Depois de entender que o foco deve estar na comunicação bilateral com o cliente caminhamos rumo ao marketing 3.0 e 4.0. Confira mais no próximo tópico!
Afinal o que mudou do Marketing 3.0 para o 4.0?
Bom, as mudanças aqui foram bastante pontuais e singulares.
Nesses estágios do Marketing, conforme vimos, a área já reconhecia que o centro das campanhas devia ser o consumidor.
No marketing 3.0, portanto, a venda passou a ser uma consequência das boas relações e de uma comunicação estratégica, de valor.
De acordo com Philip Kotler, o marketing 3.0 está centrado no ser humano:
“A lucratividade tem como contrapeso a responsabilidade corporativa”.
Surgem as preocupações das empresas em relação à imagem, ao valor da marca, a responsabilidade social, a sustentabilidade, ou seja, há uma intenção de fazer do mundo um lugar melhor.
O consumidor está atento a missão, visão e valores das empresas, e ainda segundo o autor:
“Buscam não apenas satisfação funcional e emocional, mas também satisfação espiritual, nos produtos e serviços que escolhem”.
Mas então quais foram exatamente as mudanças do marketing 3.0 para o 4.0?
Bom, é uma migração simples: peguemos as novas perspectivas mencionadas acima e as acrescentemos no ambiente digital: eis o marketing 4.0!
O marketing 4.0 tem a ver com as relações entre marca e consumidor por meio de canais online. Hoje, não há tanto investimento em mídias impressas ou televisivas, o foco está no digital.
Ter uma fanpage no Facebook, um perfil empresarial no Instagram ou LinkedIn nunca foi tão indispensável.
Isso porque é preciso estar onde o possível cliente está e, portanto, não há como deixar de promover a sua marca na web.
Sendo assim a própria linguagem foi alterada de forma natural, afinal a comunicação de outdoors, por exemplo, não funciona em uma campanha no Facebook ou no site da empresa.
A globalização, a imperatividade do consumidor e o ambiente dinâmico promovido pelas redes deu origem a um marketing contemporâneo, dirigido, interativo e social.
No livro Marketing 4.0, Kotler, Kartajaya e Setiawan, admitem o momento atual da sociedade como uma era de transição, que requer uma nova abordagem de marketing.
Essa transição se refere a uma mudança na postura da ciência do marketing. Os autores abordam a mudança de paradigmas e de diretrizes de um modelo de marketing tradicional para o digital.
Por que é importante ter um negócio que se ajusta às mudanças do mercado
Bem, crescer e se destacar no mercado é um dos objetivos de qualquer negócio, certo?
Isso por si só já é motivo para se ajustar ao novo comportamento e hábitos de compra do consumidor.
As mudanças do marketing são partes de um todo que mudou e vai continuar mudando com a vinda de novas gerações e costumes. Afinal, o tempo não para e a sua empresa também não deve estagnar.
Portanto, ter um departamento de comunicação que acompanha as mudanças do marketing e não vê isso como algo ruim, mas sabe lidar com o inesperado e aproveita as oportunidades trazidas por ele, é sinal de sucesso e crescimento.
Se adeque as mudanças do Marketing e tenha estratégias mais completas!
Parece que esses estágios do marketing quase não se diferem de um para o outro, né?
Quem tem um olhar mais geral, sem se aprofundar nas teorias do marketing 1.0, 2.0, 3.0 e 4.0 pode achar que é tudo a mesma coisa, mas acredite, está longe de ser!
Conforme vimos, as principais mudanças do marketing ocorridas do 3.0 para o 4.0 se concentram na comunicação que deixou de ser vertical e passou a ser horizontal.
Isso quer dizer o seguinte: não há mais só mensagens emitidas por parte das marcas, mas também respondidas ativamente pelo público.
E esse cenário se fortalece à medida que as mídias sociais crescem e fomentam a produção de conteúdo por parte de qualquer pessoa.
Conforme mencionamos, a internet é o ambiente perfeito para entendermos essa mudança das melhores técnicas de marketing.
Não mais preocupado em só transmitir mensagens mas em promover uma comunicação bilateral de confiança e credibilidade por meio dos canais online.
Por isso, se a sua marca ainda não faz parte dessa nova era moderna é hora de colocá-la no caminho do sucesso digital!