Conheça o método SMART e entenda como ele vai transformar a produtividade da sua equipe

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 22 de fevereiro de 2022 | Atualizado: 25 de fevereiro de 2022.

Método SMART é capaz de fazer com que os resultados da sua empresa passem a ser sempre positivos. E isso reflete de tal forma na produtividade da sua equipe, que nunca mais você vai pensar em outra estratégia de definição de metas!

Está sem tempo de ler agora? Baixe este conteúdo e acesse offline

Você já perguntou para a sua equipe o que a motiva de verdade dentro da sua empresa? Talvez essa seja hora.

Por aqui, os nossos colaboradores gostam de ser motivados por metas que são específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais. E trabalhar desta forma deixa qualquer plano de ação muito mais inteligente.

Quer entender por que o método SMART pode ser uma boa para o seu negócio de uma vez por todas? Então se liga nesse conteúdo fresquinho para você!

Você já sabe o que são as metas SMART?

o que são as metas?

Equipe trabalhando de maneira focada em um único objetivo: é assim que o método SMART pode ser definido.

Tal objetivo também pode ser descrito como meta desde que alguns critérios sejam seguidos no momento de sua criação.

Ao apostar nas metas SMART, você é capaz de criar planos de ação extremamente estratégicos e inteligentes, que vão de encontro com a realidade do seu empreendimento.

Não à toa, muitas pessoas não só o utilizam na hora de trabalhar, como também para determinar as metas para a vida pessoal delas.

Isso porque cada letra traz um significado que te ajuda a elaborar as etapas do seu projeto.

Quer ver o que cada uma significa? Então, leia as próximas linhas!

S: Específico (ou Specific)

Para começar a trabalhar com o método SMART, é preciso ter claro que as suas metas devem ser específicas, e não genéricas.

Quando uma meta genérica é criada, o entendimento da equipe pode ser outro e todos os seus membros não vão saber em que atividade focar para alcançar os resultados esperados.

Por exemplo: suponha que você precisa aumentar as vendas da sua empresa. Dizer somente isso para os seus colaboradores pode tornar o plano de ação confuso.

Agora, se você usar outra estratégia, aquela que é específica de verdade, você consegue definir quais trabalhos precisam ser executados.

Um dos bons exemplos meta SMART que você pode trabalhar é dizer que a empresa precisa aumentar em 30% as vendas no produto X em até 3 meses.

Viu só a diferença?

Para te ajudar a realmente criar uma meta específica, tente responder a essas perguntas:

  • Quem vai coordenar essa meta?
  • De que maneira ela vai impactar o empreendimento?
  • Em quanto tempo ela precisa ser executada?

Com isso, você e todos os seus colaboradores terão um caminho mais claro e, por vezes, até mais curto, para seguir.

M: Mensurável (ou Measurable)

Outra coisa que você precisa considerar ao trabalhar com o método SMART são os números, ou seja, os dados, pois só assim você vai conseguir mensurar se a estratégia está indo bem ou não.

E mesmo que a meta não seja atingida dentro do prazo, com a mensuração dos resultados você é capaz de descobrir se o desenvolvimento dela está tomando o rumo necessário.

Outro dos bons exemplos meta SMART que podemos te dar é: ao invés de você falar para os seus colaboradores que eles precisam trabalhar mais em um projeto, diga a eles que serão necessários 30 minutos do dia inteiramente dedicados no que foi proposto.

Assim, a quantidade se torna um fator importante para a criação de metas e objetivos inteligentes.

A: Atingível (ou Attainable)

Nada de trabalhar com metas irreais, viu?

Isso porque a equipe pode – e muito – ficar desmotivada com o projeto, dando um resultado que você não quer.

Além de desafiar o colaborador, as metas precisam atingir o que foi definido, e uma ótima maneira de você entender isso é conversando com todos os membros da equipe e entendendo o que de fato é possível.

Dessa forma, você passa a entender o que eles podem e não devem fazer, assim como tornar o processo muito mais produtivo para todos e, principalmente, para os seus clientes.

R: Relevante (ou Relevant)

Pensando de maneira global, a meta que você e sua equipe criaram vai fazer a diferença para o negócio no fim do tempo estipulado?

Se a resposta for “não”, saiba que você está correndo o risco de perder tempo e dinheiro.

Mais do que isso, metas que não mostram efeito durante a sua execução podem tornar a equipe desmotivada e despreparada para enfrentar novos desafios.

Sendo assim, entender a realidade da sua empresa e de todos os seus colaboradores se torna fundamental para que as metas sejam relevantes.

T: Temporal (ou Time based)

Para finalizar o alfabeto do método SMART, é muito importante que você defina um prazo para a realização das metas.

Desse jeito, você é capaz de tornar até mesmo o prazo flexível ou ainda de ajudar o colaborador a entender se ele vai conseguir cumprir o seu trabalho no tempo estimado.

Se pensarmos em um dos exemplos de metas SMART, podemos dizer que as vendas precisam aumentar 30% em até 3 meses.

Ou seja, a equipe tem um saldo de três meses para executar as metas.

E-book da Ideal Marketing com tudo que você precisa saber para montar um projeto de marketing de sucesso

Por que você precisa usar o método SMART?

Agora que você sabe o que são as metas SMART, é preciso descobrir o porque elas são tão importantes para o seu negócio.

Em primeiro lugar, quando se traça metas claras, você ajuda a tornar as diretrizes do seu negócio mais maleáveis e sua equipe, mais motivada.

Com isso, você tem uma boa consequência: a de ter as prioridades de cada colaborador bem estabelecidas.

Além do mais, o método SMART permite que você seja realista com o seu próprio negócio e apto para escalar montanhas que você jamais imaginou ser possível.

Sendo assim, utilizar as metas SMART é um bom negócio para a sua empresa!

Qual a diferença entre meta e objetivo?

qual a diferença entre meta e objetivo

Até aqui nós falamos bastante sobre metas, mas e os objetivos, será que são a mesma coisa?

Apesar de terem um significado parecido, as metas e os objetivos têm lá as suas diferenças, a começar pelo fato de que, quando uma organização tem um grande objetivo, ela automaticamente estipula metas para alcançá-lo no final.

Isso porque, normalmente, os objetivos são considerados intangíveis, algo que não é verdade para metas, que se baseiam em resultados e na realidade da empresa e de seus colaboradores.

Portanto, é possível dizer que as metas, nada mais são, que o principal pilar para sustentar um grande objetivo.

5 atitudes para você definir e conduzir o método SMART

Para que o método SMART seja aplicado estrategicamente na sua empresa, é preciso tomar 5 boas atitudes para condução de todas as diretrizes do projeto. Essas atitudes são:

  1. Junte toda a sua equipe para refletir o que é necessário melhorar na sua empresa;
  2. Pense em quais recursos vocês têm disponíveis à mão;
  3. Não perca o foco do objetivo final;
  4. Saiba resolver os problemas de forma pacífica;
  5. E seja sempre positivo!

É importante deixar claro que as metas SMART não são, nem de longe, algo engessado e um fardo que a sua equipe precisa levar por muito tempo.

Em outras palavras, isso significa que você e sua equipe podem ter a liberdade de ir modificando as metas conforme o tempo estipulado, um exercício que acaba até se tornando divertido para todos e mais real, por poder se ajustar de acordo com os resultados.

Dessa forma e seguindo um padrão de comunicação em que todos saibam em que pé está o projeto, as metas se tornam específicas, mensuráveis, relevantes, atingíveis e temporais.

Você precisa começar a utilizar o método SMART!

comece a usar o método

Sim, essa é uma afirmação que vamos repetir todos os dias para você, se for possível: você precisa começar a utilizar o método SMART no seu negócio.

Como você viu neste conteúdo, as metas SMART são fundamentais para tornar o seu negócio escalável e sustentável, aumentando a produtividade e foco de toda a sua equipe para finalizar um projeto.

Sendo assim, não deixe de acompanhar nossas postagens aqui no blog e botar logo em prática o que você espera alcançar daqui alguns meses e seja um dos bons exemplos meta SMART! Estamos focados no seu sucesso junto com você!

E-book gratuito da Ideal Marketing com dicas de Marketing Digital para aumentar suas vendas