Conheça o método SMART e entenda como ele vai transformar a produtividade da sua equipe
Publicado: 22 de fevereiro de 2022 | Atualizado: 25 de fevereiro de 2022.
Método SMART é capaz de fazer com que os resultados da sua empresa passem a ser sempre positivos. E isso reflete de tal forma na produtividade da sua equipe, que nunca mais você vai pensar em outra estratégia de definição de metas!
Você já perguntou para a sua equipe o que a motiva de verdade dentro da sua empresa? Talvez essa seja hora.
Por aqui, os nossos colaboradores gostam de ser motivados por metas que são específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais. E trabalhar desta forma deixa qualquer plano de ação muito mais inteligente.
Quer entender por que o método SMART pode ser uma boa para o seu negócio de uma vez por todas? Então se liga nesse conteúdo fresquinho para você!
Você já sabe o que são as metas SMART?
Equipe trabalhando de maneira focada em um único objetivo: é assim que o método SMART pode ser definido.
Tal objetivo também pode ser descrito como meta desde que alguns critérios sejam seguidos no momento de sua criação.
Ao apostar nas metas SMART, você é capaz de criar planos de ação extremamente estratégicos e inteligentes, que vão de encontro com a realidade do seu empreendimento.
Não à toa, muitas pessoas não só o utilizam na hora de trabalhar, como também para determinar as metas para a vida pessoal delas.
Isso porque cada letra traz um significado que te ajuda a elaborar as etapas do seu projeto.
Quer ver o que cada uma significa? Então, leia as próximas linhas!
S: Específico (ou Specific)
Para começar a trabalhar com o método SMART, é preciso ter claro que as suas metas devem ser específicas, e não genéricas.
Quando uma meta genérica é criada, o entendimento da equipe pode ser outro e todos os seus membros não vão saber em que atividade focar para alcançar os resultados esperados.
Por exemplo: suponha que você precisa aumentar as vendas da sua empresa. Dizer somente isso para os seus colaboradores pode tornar o plano de ação confuso.
Agora, se você usar outra estratégia, aquela que é específica de verdade, você consegue definir quais trabalhos precisam ser executados.
Um dos bons exemplos meta SMART que você pode trabalhar é dizer que a empresa precisa aumentar em 30% as vendas no produto X em até 3 meses.
Viu só a diferença?
Para te ajudar a realmente criar uma meta específica, tente responder a essas perguntas:
- Quem vai coordenar essa meta?
- De que maneira ela vai impactar o empreendimento?
- Em quanto tempo ela precisa ser executada?
Com isso, você e todos os seus colaboradores terão um caminho mais claro e, por vezes, até mais curto, para seguir.
M: Mensurável (ou Measurable)
Outra coisa que você precisa considerar ao trabalhar com o método SMART são os números, ou seja, os dados, pois só assim você vai conseguir mensurar se a estratégia está indo bem ou não.
E mesmo que a meta não seja atingida dentro do prazo, com a mensuração dos resultados você é capaz de descobrir se o desenvolvimento dela está tomando o rumo necessário.
Outro dos bons exemplos meta SMART que podemos te dar é: ao invés de você falar para os seus colaboradores que eles precisam trabalhar mais em um projeto, diga a eles que serão necessários 30 minutos do dia inteiramente dedicados no que foi proposto.
Assim, a quantidade se torna um fator importante para a criação de metas e objetivos inteligentes.
A: Atingível (ou Attainable)
Nada de trabalhar com metas irreais, viu?
Isso porque a equipe pode – e muito – ficar desmotivada com o projeto, dando um resultado que você não quer.
Além de desafiar o colaborador, as metas precisam atingir o que foi definido, e uma ótima maneira de você entender isso é conversando com todos os membros da equipe e entendendo o que de fato é possível.
Dessa forma, você passa a entender o que eles podem e não devem fazer, assim como tornar o processo muito mais produtivo para todos e, principalmente, para os seus clientes.
R: Relevante (ou Relevant)
Pensando de maneira global, a meta que você e sua equipe criaram vai fazer a diferença para o negócio no fim do tempo estipulado?
Se a resposta for “não”, saiba que você está correndo o risco de perder tempo e dinheiro.
Mais do que isso, metas que não mostram efeito durante a sua execução podem tornar a equipe desmotivada e despreparada para enfrentar novos desafios.
Sendo assim, entender a realidade da sua empresa e de todos os seus colaboradores se torna fundamental para que as metas sejam relevantes.
T: Temporal (ou Time based)
Para finalizar o alfabeto do método SMART, é muito importante que você defina um prazo para a realização das metas.
Desse jeito, você é capaz de tornar até mesmo o prazo flexível ou ainda de ajudar o colaborador a entender se ele vai conseguir cumprir o seu trabalho no tempo estimado.
Se pensarmos em um dos exemplos de metas SMART, podemos dizer que as vendas precisam aumentar 30% em até 3 meses.
Ou seja, a equipe tem um saldo de três meses para executar as metas.
Por que você precisa usar o método SMART?
Agora que você sabe o que são as metas SMART, é preciso descobrir o porque elas são tão importantes para o seu negócio.
Em primeiro lugar, quando se traça metas claras, você ajuda a tornar as diretrizes do seu negócio mais maleáveis e sua equipe, mais motivada.
Com isso, você tem uma boa consequência: a de ter as prioridades de cada colaborador bem estabelecidas.
Além do mais, o método SMART permite que você seja realista com o seu próprio negócio e apto para escalar montanhas que você jamais imaginou ser possível.
Sendo assim, utilizar as metas SMART é um bom negócio para a sua empresa!
Qual a diferença entre meta e objetivo?
Até aqui nós falamos bastante sobre metas, mas e os objetivos, será que são a mesma coisa?
Apesar de terem um significado parecido, as metas e os objetivos têm lá as suas diferenças, a começar pelo fato de que, quando uma organização tem um grande objetivo, ela automaticamente estipula metas para alcançá-lo no final.
Isso porque, normalmente, os objetivos são considerados intangíveis, algo que não é verdade para metas, que se baseiam em resultados e na realidade da empresa e de seus colaboradores.
Portanto, é possível dizer que as metas, nada mais são, que o principal pilar para sustentar um grande objetivo.
5 atitudes para você definir e conduzir o método SMART
Para que o método SMART seja aplicado estrategicamente na sua empresa, é preciso tomar 5 boas atitudes para condução de todas as diretrizes do projeto. Essas atitudes são:
- Junte toda a sua equipe para refletir o que é necessário melhorar na sua empresa;
- Pense em quais recursos vocês têm disponíveis à mão;
- Não perca o foco do objetivo final;
- Saiba resolver os problemas de forma pacífica;
- E seja sempre positivo!
É importante deixar claro que as metas SMART não são, nem de longe, algo engessado e um fardo que a sua equipe precisa levar por muito tempo.
Em outras palavras, isso significa que você e sua equipe podem ter a liberdade de ir modificando as metas conforme o tempo estipulado, um exercício que acaba até se tornando divertido para todos e mais real, por poder se ajustar de acordo com os resultados.
Dessa forma e seguindo um padrão de comunicação em que todos saibam em que pé está o projeto, as metas se tornam específicas, mensuráveis, relevantes, atingíveis e temporais.
Você precisa começar a utilizar o método SMART!
Sim, essa é uma afirmação que vamos repetir todos os dias para você, se for possível: você precisa começar a utilizar o método SMART no seu negócio.
Como você viu neste conteúdo, as metas SMART são fundamentais para tornar o seu negócio escalável e sustentável, aumentando a produtividade e foco de toda a sua equipe para finalizar um projeto.
Sendo assim, não deixe de acompanhar nossas postagens aqui no blog e botar logo em prática o que você espera alcançar daqui alguns meses e seja um dos bons exemplos meta SMART! Estamos focados no seu sucesso junto com você!