O que é Marketing Promocional? Conheça as principais ações dessa estratégia

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 23 de julho de 2019 | Atualizado: 23 de julho de 2019.

O Marketing Promocional é a aposta correta de quem deseja gerar valor da marca e melhorar os resultados da sua empresa. Afinal, só aqueles que sabem como fortalecer o relacionamento com seu público consegue se posicionar como referência no mercado.

Está sem tempo de ler agora? Baixe este conteúdo e acesse offline

Hoje em dia, é muito difícil que alguém não tenha se deparado com uma ação de marketing promocional em um supermercado ou em outras lojas.

Isso porque essa estratégia é uma forma simples e prática de se aproximar do público e gerar valor da marca.

Não à toa, o Marketing Promocional tem sido considerado um verdadeiro divisor de águas nos resultados de muitas empresas.

Mas se você não conhece muito dessa estratégia, não tem problema! Confira o conteúdo a seguir e prepare-se para colocar o seu negócio no mais alto patamar!

O que é Marketing Promocional?

marketing promocional

De acordo com a definição da Associação de Marketing Promocional, chamamos de Marketing Promocional o conjunto de ações cujo objetivo é gerar valor da marca e incentivar a boa experiência com um produto ou serviço e, consequentemente, a fidelização de clientes.

Isso significa que essa estratégia se baseia em ações diretas que visam incentivar a interação entre marca e consumidor, para que o seu negócio possa transmitir seus valores e ideais de forma não invasiva.

Para tanto, costuma-se fazer uma oferta com o intuito de encantar o cliente, como a entrega de uma amostra grátis, cupons, descontos, ou até uma degustação.

Quem é que nunca passou por um corredor de supermercado e foi parado por um atendente para provar uma novidade?

Viu só como o Marketing Promocional está presente no nosso dia a dia? Então vamos agora conhecer as vantagens de investir nessa estratégia.

Veja quais são as vantagens de apostar no Marketing Promocional

E-book gratuito da Ideal Marketing com 5 dicas para fidelizar seus clientes.

Uma das principais vantagens do Marketing Promocional, bem como a mais conhecida, é a de atrair novos clientes.

Isso porque com as ações que visam gerar valor de marca, é possível apresentar seu produto ou serviço ao público para que eles se interessem pelo o que você tem a oferecer.

Além disso, essas campanha também servem para fidelizar os clientes já existentes, pois com todo esse cuidado é possível criar verdadeiros fãs da sua empresa.

Sendo assim, você consegue formar uma base sólida de consumidores, que vão sustentar o seu negócio no mercado e possibilitar o seu crescimento.

Agora que você já sabe por que é importante investir em ações para gerar valor de marca com o Marketing Promocional, é hora de descobrir como colocá-las em prática!

Saiba quais são as principais ações do Marketing Promocional

marketing promocional

Como uma empresa pode ter diferentes tipos de consumidores, as ações de marketing promocional são diversas, sendo até possível utilizar várias delas em uma estratégia.

Mas antes que você saia por aí explorando todas as possibilidades, entenda quais são os seus objetivos para escolher aquelas que são mais adequadas a cada uma delas.

Dito isso, dentre as ações de marketing promocional mais utilizadas no mercado estão:

  • Brindes;
  • Experimentação, como degustação e teste drive;
  • Ofertas;
  • Eventos promocionais;
  • Programas de incentivo, como o de milhagem para passagem área;
  • Concursos e sorteios.

Viu como as opções são muitas? Isso significa que você pode explorar todas elas de acordo com os seus objetivos para atrair mais clientes e fidelizá-los com eficiência!

Já sabe quais são as principais ações do Marketing Promocional? Então mãos à obra!

E-book Ideal Marketing com dicas de como atrair clientes e aumentar o faturamento da empresa

Neste conteúdo você descobriu o que é Marketing Promocional e viu que ele é o aliado ideal para quem quer atrair possíveis clientes e ter uma base sólida de consumidores.

Mas para ter sucesso com as ações de gerar valor da marca é preciso conhecer o perfil do seu público e criar um planejamento estratégico condizente a ele para fortalecer o seu relacionamento com ele.

Além disso, não se esqueça de ter em mente os objetivos que deseja atingir durante todo o processo. Dessa forma, você mantém o foco e aumenta as chances de sucesso da sua estratégia.

Agora que você já sabe tudo sobre Marketing Promocional, que tal turbinar seus resultados aliando o seu planejamento a outras metodologias?

Para saber mais sobre o assunto, confira nosso conteúdo sobre tipos de marketing!

Compartilhe nas Redes Sociais!