Marketing para Clínica Odontológica: 10 Principais Dicas

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Publicado: 26 de outubro de 2021 | Atualizado: 26 de outubro de 2021.

Existe um grande mercado de serviços odontológicos disponíveis e exatamente por isso uma boa estratégia de Marketing é essencial para se destacar dentre os concorrentes.

O curso de odontologia é um dos mais buscados pelos vestibulandos no Brasil. Como a maior parte dos cursos de saúde, a empregabilidade após a graduação é alta, o que torna a profissão ainda mais atrativa.

Uma boa parte dos dentistas recém-formados vão trabalhar em clínicas de terceiros, principalmente os que pretendem ter sua própria clínica, a fim de captar recursos para o investimento inicial.

Para quem pensa em abrir uma clínica, existem muitas dificuldades além dos altos custos de equipamentos e aluguel de um local.

Existe ainda toda a burocracia para se abrir uma empresa, planejamento de estratégias para que o negócio seja sustentável e ampla divulgação até que o nome de seu negócio seja uma marca forte.

Para facilitar essa jornada, muitos dentistas estão escolhendo ser franqueados de redes de clínicas já bem estabelecidas no mercado.

Claro que isso ainda irá requerer investimentos, mas muito do trabalho que seria feito sozinho, é praticamente feito para você.

Mesmo com uma franquia de nome conhecido, no entanto, ainda assim é preciso convencer os clientes de que o serviço que você oferece é melhor do que outros no mercado.

Para isso, uma boa estratégia de Marketing é essencial.

Continue a leitura para saber quais dicas ajudariam no Marketing de sua clínica.

Franquia odontológica

Primeiro, vamos tratar especificamente do trabalho com franquias odontológicas e como elas podem te ajudar na divulgação de seu serviço.

Franquias da área de saúde normalmente possuem um nome reconhecido no mercado, que é justamente o que permitiu que elas crescessem a ponto de se tornar franquias.

Mas isso não quer dizer que os franqueados possam simplesmente abrir um novo negócio e ficar de braços cruzados esperando que novos clientes entrem pela porta.

Ainda assim, é preciso fazer a divulgação na região que se pretende atender.

Para uma franquia odontológica, no entanto, isso pode ser mais simples do que para aqueles que começam um novo negócio do zero.

Isso porque as franquias, dentre seus serviços de suporte, oferecem um plano de Marketing e divulgação do seu produto já pensados.

O franqueado então, só precisa adaptar levemente esse plano para o seu público-alvo.

Além disso, o plano de negócios em geral, que é extremamente importante para dar sustentabilidade a um novo empreendimento também já foi pensado pela rede de franquias.

É preciso então apenas aplicar a estratégia para atingir metas que já foram planejadas.

O custo inicial para se adquirir uma franquia pode parecer muito alto, mas os benefícios a longo prazo são impagáveis.

O que é uma boa estratégia de Marketing para uma Clínica Odontológica?

Seja um franqueado ou um empreendedor independente, uma boa estratégia de Marketing é essencial para que seu negócio cresça e se destaque no mercado.

Você pode escolher diversas maneiras para tornar seu trabalho conhecido e rentável.

Vamos ver algumas dicas para se ter uma boa estratégia de Marketing para a sua clínica odontológica.

1º Divulgação física

Principalmente se o seu negócio for em uma cidade pequena, as antigas técnicas de divulgação podem trazer resultados satisfatórios.

Investir na distribuição de panfletos, outdoor, uma frente de loja chamativa e até programas de fidelidade podem ser um grande chamariz.

Essa é uma ação mais barata e que atinge um número mais limitado de pessoas, mas se for empregada de maneira estratégica, pensando nos lugares ideais para fazer sua divulgação, pode chegar a clientes que serão fidelizados e darão força ao seu negócio.

2º Divulgação online

A internet se tornou a maior aliada das estratégias de Marketing. É possível programar anúncios pagos e gratuitos, mais caros ou mais baratos.

Usando o Google Ads, por exemplo, você pode programar que seu anúncio só apareça para quem está perto do local em que está o seu negócio, o que otimiza seu investimento.

3º Conheça seu cliente

É muito importante você saber para quem está ofertando o serviço.

Conhecer suas preferências, o que deseja, qual problema pretende que você resolva para ele.

Dessa forma, você pode fazer uma campanha direcionada para as pessoas certas e não para um público grande demais.

Isso faz você gastar menos dinheiro a longo prazo e conquistar clientes com maior potencialidade de serem fiéis ao seu serviço.

4º Redes sociais

Criar um perfil nas redes sociais para sua clínica odontológica pode ser uma ótima (e barata) estratégia de Marketing.

Mas não pense que é como ter uma conta pessoal em que você posta despretensiosamente e quando quer.

É necessário ter um cronograma de postagens e obedecê-lo, além de produzir um conteúdo de qualidade e informativo.

Seu perfil será uma ótima oportunidade de se conectar com o seu público e cativá-lo.

5º Conheça a concorrência

Não é legal jogar sujo e desmoralizar o trabalho de ninguém. Isso só vai manchar a sua própria imagem e descredibilizar o seu negócio no longo prazo.

Conhecer sua concorrência é importante para saber quais diferenciais você pode oferecer para seu público.

6º Destaque o seu diferencial

Agora que você já conhece o mercado, dê destaque para aquilo que só você oferece.

Pode ser um serviço completamente novo, ou um serviço que já é oferecido, mas que você faça de uma maneira única.

7º Construa sua reputação como autoridade

Participe de eventos, levando o nome da sua empresa.

Podem ser eventos profissionais, como congressos, ou ações beneficentes em que, além de ajudar quem precisa, você cria uma ótima imagem para a sua marca.

Ofereça materiais como vídeos ou pequenos e-books educativos de maneira gratuita, que possuam uma chamada para conhecer os serviços da sua clínica odontológica.

8º Parcerias

Se você é novo em um local, será muito interessante associar a sua marca com uma empresa que já tenha uma boa reputação no mercado.

Por exemplo, talvez haja uma clínica médica muito recomendada que possa se interessar em fechar algum tipo de parceria com sua clínica odontológica.

Pode ser um desconto em algum tipo de serviço ou uma limpeza gratuita, por exemplo.

9º Liste sua clínica odontológica no Google

Hoje, quando alguém precisa de um serviço, é comum que se busque no Google por um local próximo que o ofereça.

Você pode listar a sua clínica para aparecer nesta pesquisa de maneira gratuita, o que pode trazer pessoas novas pela sua porta.

10º Oferte um serviço ético e de qualidade

O boca-a-boca continua a ser uma das melhores ações de Marketing que existe.

Não importa se ele é feito em uma conversa pessoal ou por meio de avaliações online.

Manter uma boa reputação com seus clientes atuais é essencial para uma divulgação orgânica de seu negócio.

Para isso, é preciso manter a qualidade do serviço e a postura profissional em seu empreendimento.

Claro que isso não significa que se agradará a todos, mas pelo menos a maioria deve ser o seu alvo.

Rumo ao sucesso

Se você estiver pensando em abrir ou expandir seu negócio na área de odontologia, ser um franqueado de uma rede de clínicas pode ser uma boa alternativa.

Ao comprar uma franquia, você terá à disposição um time de especialistas que se preocupam em manter a reputação da marca para continuarem ganhando franqueados.

Por isso ter uma franquia de clínica odontológica é uma maneira eficaz de ter um negócio sustentável.

Isso não acaba com a necessidade de uma boa divulgação dos seus serviços para atrair clientes.

Tudo que você precisa fazer agora é buscar uma empresa de confiança e qualidade e consultar suas condições para ser um franqueado.

Você já pode começar a divulgação antes mesmo de abrir um serviço físico.

Estabeleça sua presença nas redes sociais como uma autoridade.

Represente sua marca.

Tenha sucesso usando essas dicas a seu favor!