O que é marketing esportivo? Saiba como marcar um golaço para a sua empresa

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Publicado: 24 de agosto de 2018 | Atualizado: 28 de novembro de 2019.

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Saber o que é marketing esportivo é essencial para quem quer se destacar no mercado e despertar paixão em seus clientes. Confira o conteúdo e saiba como gerar ótimas oportunidades de negócio!

Com avanço da tecnologia e a democratização do acesso à informação, o Marketing passou a ocupar as primeiras posições quando o assunto é posicionamento de uma marca no mercado.

Isso porque graças a sua infindável quantidade de formas e ferramentas é possível alcançar um número cada vez maior de pessoas e provocar algum sentimento nelas.

Aliás, quando falamos sobre emoções, poucas atividades no mundo despertam tantas emoções como o esporte.

Para comprovar isso, basta se lembrar da Copa do Mundo. De 4 em 4 anos, diversas pessoas de todas as idades, culturas e classe social param para assistir a sua Seleção jogar.

Já imaginou então se associarmos o poder do Marketing com esse poderoso alcance e ligação afetiva do esporte?

Teríamos em mãos um caminho infinito de possibilidade para promover um produto, todos baseados na ligação entre as emoções prazerosas de um jogo com uma marca, as vezes até de forma inconsciente.

A boa notícia é que não precisamos perder muito tempo imaginando como seria, pois o Marketing Esportivo já existe para preencher essa lacuna.

Então, se você quiser saber tudo sobre Marketing Esportivo, confira o conteúdo:

O que é marketing esportivo?

marketing esportivo

Como o próprio nome sugere, o conceito de o que é marketing esportivo nada mais é do que uma segmentação a qual tem como objetivo gerar oportunidades de negócios no mundo dos esportes.

Para isso se aproveita tudo o que envolve o universo esportivo, como marcas, clube, times, atletas, equipamentos ou ainda personalidades.

Embora pareça que desde sempre foi inevitável unir o poder desses dois gigantes, a verdade é que apenas na década de 1920 que esse tipo de Marketing começou a aparecer.

Como era de se esperar, foram os norte-americanos que largaram na frente com uma ação da Slugger Museum & Factory, e que na época era Hillerich & Bradsby.

A prática fez com que a empresa liderasse a produção de tacos de beisebol nesse período, que inspirou outros negócios a seguirem o exemplo.

A importância de se investir em marketing esportivo

Agora vamos entender o que fez os concorrentes da Slugger Museum & Factory decidirem a investir no marketing esportivo.

Afinal, se já existia o Marketing, por que é tão interessante investir nessa segmentação?

Bom, como já mencionamos ao longo do texto, o esporte tem uma ligação direta com a emoção e agrada a gregos e troianos.

Por isso quando uma marca se associa a ele, ela pega carona em todos os gatilhos positivos que ele ativa em uma pessoa.

Sendo assim, o público terá uma imagem positiva e confiável da sua empresa, afinal, como diria o poeta: se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi.

Além disso, essa visibilidade também ajuda a aumentar a projeção e o valor da sua marca no mercado, o que é essencial para a prospecção de novos clientes.

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Como fazer Marketing Esportivo?

Quando falamos em Marketing Esportivo, logo lembramos das camisas dos times que exibem logomarcas.

Mas saiba que essa é apenas uma das formas de se divulgar uma marca no mundo do esporte.

Quer saber como fazer Marketing Esportivo? Confira o conteúdo:

Patrocínio

marketing esportivo patrocínio

Começamos a nossa lista com um dos fundamentos do Marketing Esportivo mais comum: o patrocínio. Ele pode ser para com clubes, atletas ou um evento.

Sendo que nesse último caso é possível até incorporar o nome da empresa no campeonato em questão, como o campeonato brasileiro de futebol que se chama Brasileirão Assaí.

Nessa modalidade se paga uma determinada quantia para poder exibir a sua marca nas camisas, planejar aparições de determinado atleta em eventos da empresa, aproveitar visibilidade do evento etc.

Essa é uma forma de pegar carona no prestígio dessas grandes Instituições e, além de estreitar o relacionamento com o cliente, aumentar o valor da sua marca.

Anúncios em estádios

marketing esportivo anúncios

Outra forma de praticar o marketing esportivo bastante popular atualmente é a realização de anúncios em estádios e arenas esportivas.

Aqui, além de exibir a sua logomarca nos espaços públicos e aproveitar a visibilidade do local, também é possível comprar os naming rights da construção.

A concessão de direitos sobre a propriedade de nomes está em alta e é uma negociação vantajosa para ambas as partes: os clubes embolsam uma boa quantia de dinheiro para investir no esporte enquanto as empresas garantem uma visibilidade a nível mundial.

Existem diversos exemplos dessa parceria, para citar alguns podemos lembrar da seguradora alemã Allianz que agora exibe sua marca nos nomes do estádio Allianz Arena, do compatriota Bayern de Munique, bem como no Allianz Parque, casa do time brasileiro Palmeiras.

A companhia aérea Emirates empresta o seu nome a arena do Arsenal da Inglaterra, enquanto grupo empresarial chinês Wanda batizou o estádio novinho em folha do Atlético de Madrid da Espanha.

Publicidade on e offline

marketing esportivo offlline

Uma prática comum de quem pratica o Marketing Esportivo é a criação de peças publicitárias relacionadas ao esporte.

Para entender melhor, basta olhar para os vídeos que a Nike lança todo ano para divulgação da sua nova coleção.

A estratégia, que inclui mídias dentro e fora do ambiente virtual, conta com a presença de grandes astros e Instituições do futebol.

Isso é interessante pois quem é fã das estrelas da sua peça certamente vai quer acompanhar o material produzir e pode até se interessar em adquirir o produto.

Então, além de aumentar o alcance da marca, também vai despertar o desejo de compra naquela pessoa, pois ela vai acabar querendo ter algo que o seu ídolo usa e recomenda.

Licenciamento

marketing esportivo licenciamento

É característico do fã de esporte procurar sempre por artigos com o seu time do coração ou seu atleta preferido. E com o marketing esportivo é possível tirar vantagem dessa paixão.

Com o licenciamento, um dos fundamentos do marketing esportivo mais interessante, você adquire o direito de uso de nome e imagem para ser o responsável pela venda de produtos licenciados.

Essa é uma modalidade interessante, pois em troca você precisa apenas dar um percentual da receita gerada pela venda desse material.

Assim você consegue aliar o útil ao agradável e trazer o sucesso de vendas para a sua empresa.

Eventos

eventos marketing esportivo

Comum entre as empresas que comercializam artigos esportivos, a realização de eventos é uma ótima oportunidade dentro dos fundamentos do marketing esportivo.

Isso porque a maior vantagem é que a marca da empresa organizadora será a única do recinto, então a exposição dela é maximizada.

Por isso é interessante realizá-los para o lançamento de algum produto, pois ele será a sensação do lugar.

E para garantir o sucesso da iniciativa, é sempre bom convidar personalidades do esporte, pois assim o público terá mais um atrativo para não perder o evento.

Influenciadores Digitais

influenciadores marketing esportivo

Na era dos Youtubers, eles estão com a corda toda até no marketing esportivo.

Isso porque como as novas mídias, como o Youtube, é cada vez mais presente na vida do público, ficar apenas nos meios tradicionais pode ser um tiro no pé.

Mas ao convidar esses produtores de conteúdo online, além de de trazer relevância para a estratégia a qual está criando, você também atinge uma parcela maior do público.

Dessa forma você potencializa o alcance da sua marca e ainda é bem vista por ter tomado tal iniciativa.

Entretanto, é preciso ter cuidado ao escolher o Youtuber para estrelar o seu evento ou campanha, pois se ele não tiver uma boa reputação isso se refletirá na sua marca.

Como unir o Marketing Esportivo e o Digital?

como unir o marketing eportivo

Como deu para perceber no tópico anterior, as mídias digitais estão entre os principais meios das ações de marketing esportivo.

Tanto é que poderíamos simplesmente chamar de marketing digital esportivo, não é mesmo?

Mas isso é compreensível visto que hoje em dia as pessoas passam muito tempo online e é justamente nesse ambiente que elas tiram as suas dúvidas quando querem comprar algo.

Por isso, investir em produção de conteúdo é essencial se você deseja conquistar novos clientes e fidelizar os antigos!

E além de criar publicações nas redes sociais e artigos para blogs, uma excelente alternativa no momento é produzir vídeos!

Isso porque segundo a previsão do CEO do YouTube no Brasil, a audiência de vídeos vai ultrapassar a da TV até 2020.

Dessa forma você consegue provar que a sua empresa é antenada as tendências do momento, bem como as necessidade por um meio fácil para consumir informações.

Para isso, existe uma metodologia dentro do marketing digital esportivo cujo princípio é exatamente esse: valorizar a informação e empoderar o consumidor.

Mas o chamado Inbound Marketing não precisa ser um mistério para você, viu! Confira o conteúdo e saiba tudo sobre esse conceito.

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Marketing esportivo no Brasil: case de sucesso

Depois de ver tudo sobre o que é marketing esportivo, bem como realizar ações com essa segmentação, é hora de ver um excelente exemplo para se inspirar.

Quando se pensa em patrocinar um clube, uma das dúvidas que aparecem é: será que a minha marca não vai desagradar um torcedor rival?

Para isso, a Zurich Seguros encontrou uma saída interessante para esse impasse.

Era um dia de clássico na cidade de São Paulo quando a as torcidas de Palmeiras e Santos foram surpreendidas no Pacaembu.

Isso porque os times que entraram em campo foram os do São Paulo e do Corinthians! Mas o susto não passava de uma ação da seguradora para promover seu novo mote:

“Ainda não inventamos seguro contra alterações no calendário. Mas você pode contar com a Zurich Seguros para cuidar dos seus bens, da sua vida e do seu futuro”.

Passado o susto, finalmente pode-se abrir as cortinas e começar o espetáculo!

Veja o vídeo abaixo e confira essa ação inusitada:

Já sabe o que é marketing esportivo? Comece a aproveitar as vantagens de investir nessa metodologia!

Como bola na trave não altera o placar e nem as vendas da sua empresa, foi preciso desenvolver uma nova metodologia dentro do Marketing para desenvolver ações assertivas no mundo do esporte.

Assim nasceu o Marketing Esportivo, segmentação sobre qual falamos tudo a respeito nesta publicação!

Te mostramos como o seu uso é estratégico ao aliar ações as emoções despertadas pelos esportes, bem como toda a visibilidade que esse universo atrai.

Além disso, contamos todas as formas de publicidade que se costumam realizar dentro dos fundamentos do marketing esportivo, bem como saber aproveitar as vantagens do mundo virtual para o desenvolvimento dessas ações.

Por fim, ainda mostramos um case de sucesso do marketing esportivo no Brasil para te inspirar a criar peças publicitárias criativas e que possam ajudar a sua empresa a expandir o seu alcance.

Agora se você quiser saber mais sobre o assunto, confira o conteúdo sobre tipos de marketing e esteja preparado para se destacar no mercado!

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