Marketing Digital para ONGs: saiba como conseguir voluntários
Publicado: 8 de janeiro de 2020 | Atualizado: 4 de março de 2020.
O Marketing Digital para ONGs existe e está sendo cada vez mais utilizados pelas organizações não-governamentais ao redor do mundo. Afinal de contas, para conseguir se aproximar cada vez mais de voluntários e investidores é preciso investir em práticas que não invadam a privacidade das pessoas.
Quando se pensa em realizar uma campanha de Marketing Digital para ONGs, é necessário ter em mente quem são os seus leads, ou seja, os potenciais voluntários da entidade.
Isso porque como o número de ONGs cresceu consideravelmente de uns anos para cá, fica muito mais difícil arrecadar recursos para pagar as contas.
Pensando nisso, é necessário estar presente na internet e investir cada vez mais no Marketing Digital para saber como conseguir voluntários para ONG de maneira prática.
A sua sorte é que você não vai nem precisar parar para pensar muito no assunto, pois separamos aqui as 9 melhores dicas para arrasar no ativismo digital. Confira:
Entenda a importância do Marketing Digital para ONGs
Agora o terceiro setor também pode ter um ativismo digital para alcançar mais voluntários e investidores.
Ainda que os promotores de rua sejam muito comuns nas cidades, o Marketing Digital para ONGs pode dar a sua instituição aquilo que é necessário para alcançar os objetivos.
Falando em ativismo digital, se você não sabe o que significa, vai aí uma breve explicação.
Quando se investe em Marketing Digital para ONGs, é possível divulgar todos os seus projetos sociais na internet para fortalecer cada vez mais a marca e o setor.
Com isso, também é possível aumentar as chances de coletar recursos de pessoas que estão realmente interessadas com a causa.
Saiba por onde você começar no ativismo digital
O ativismo digital da sua ONG começa a partir do momento em que você decide desenvolver a marca e a identidade dela.
No entanto, antes é preciso estudar todas as iniciativas que deseja alcançar e que combinam mais com o seu setor de atuação.
Além disso, você também deve definir o público-alvo que será atingido, a fim de destinar todas as suas campanhas para ele.
Mas para saber o que fazer com todas essas informações em mãos, confira o próximo tópico.
Descubra como elaborar um plano de marketing eficaz para ONG
Para que a sua organização não-governamental tenha sucesso, é necessário focar em estratégias das quais atinjam a parcela do público que realmente tem interesse nela.
Por isso, recomendamos que você descubra o poder do Marketing do Conteúdo no ativismo digital, um dos pilares que sustentam a metodologia Inbound Marketing.
Isso porque por meio da produção de conteúdo relevante, é possível facilitar a conexão entre a sua ONG e possíveis voluntários, a fim de sensibilizá-los com a causa.
E a melhor forma para você começar uma estratégia de marketing digital para ONGs é pelo planejamento dos conteúdos, que te direciona e motiva para a contemplação dos objetivos.
Para você conseguir realizar essa tarefa, resolvemos elaborar algumas dicas acessíveis. Veja só abaixo:
1. Comece pela organização da campanha
A primeira dica que temos para te passar para o sucesso do seu ativismo digital é começar pela organização de uma campanha capaz de sensibilizar o público-alvo desejado.
Para isso, trace um perfil de público, respeitando os interesses dele pelo seu setor, o qual você pode conhecer por meio de pesquisas entre seu atual público.
Com isso, é possível criar a persona da sua ONG, que nada mais é do que um personagem semi-fictício baseado nessas respostas para representar os seus voluntários ideais.
A partir dessa tarefa, você conseguirá saber como conseguir voluntários para ONG e quais os conteúdos devem ser criados para direcionar a mensagem certa com uma linguagem que essas pessoas reconheçam.
2. Escolha as datas de publicações
Depois que você organizou a campanha da sua organização não-governamental, é preciso agora escolher as datas nas quais os conteúdos serão publicados.
Além disso, outro fator interessante para o seu ativismo digital é entender os melhores horários que os seus leads estarão presentes no blog, site ou redes sociais da ONG.
Todas essas são informações que você pode coletar durante as pesquisas com seus atuais voluntários.
3. Utilize palavras-chave
A palavra-chave ou keyword é fundamental para que o seu conteúdo tenha o alcance necessário para você saber como conseguir voluntários para ONG.
Isso porque ao utilizar os termos do seu setor de atuação mais usados pelo seu público, fica mais fácil ser encontrado por ele nos maiores buscadores online, como o Google.
Para encontrar as melhores palavras-chave para a sua ONG, utilize o planejador do Google Adwords ou até mesmo o Google Instant.
4. Chamadas para ação
Ao elaborar um conteúdo com as palavras-chave pesquisadas, é preciso se lembrar que ele deve ter valor para que o usuário tenha vontade de se tornar voluntário da sua ONG.
Se imagine lendo um artigo tão bom que você deseja receber mais informações daquela organização não-governamental.
Ao final dele, você se depara com um botão de doação ou para baixar algum outro conteúdo que tenha referência ao que você acabou de ler.
É óbvio que você vai clicar nele e fazer parte da história daquela ONG.
Sendo assim, ao fazer um conteúdo, nunca se esqueça de colocar uma chamada para a ação no final, que é um botão o qual é conhecido como CTA (ou call to action).
5. Dispare emails marketing
Assim que um potencial voluntário clicar no CTA hospedado em algum conteúdo do blog da sua ONG, faça o disparo de um email agradecendo pelo ato.
Feito isso, mantenha aquele contato na sua base para que possa enviar outros conteúdos que sejam do interesse dele, a fim de conectá-lo cada vez mais com a sua causa.
Só não envie emails de mais, nem de menos, assim você não causa nenhum transtorno ou acaba parando na caixa de spam, algo que não é interessante.
6. Esteja presente nas redes sociais
Estar presente nas redes sociais também éuma boa chance de realizar negócios e saber como conseguir voluntários para ONG.
Isso porque essas plataformas são perfeitas para que você consiga se comunicar com todos os seus leads de maneira descontraída.
Para que elas realmente funcionem, o primeiro passo é saber em quais redes sociais o seu potencial voluntário está: Facebook? Instagram? LinkedIn?
Tente descobrir por meio de pesquisas e, assim que descobrir, monte uma estratégia diferente para cada mídia.
Para aumentar cada vez mais a interação com todos os seus seguidores, a dica é sempre estar preparado para responder comentários e outras mensagens.
Estar sempre disponível para os seus seguidores é importante para incentivá-los a serem voluntários da sua organização não-governamental.
7. Participe de grupos e fóruns de discussão
Participar de grupos e fóruns dos quais discutem a respeito do seu setor de atuação é uma atitude que você deve considerar para saber como conseguir voluntários para ONG.
Nesses locais, só tenha cuidado para que você não seja invasivo com as pessoas, afetando o seu relacionamento com elas.
A dica é compartilhar o link do seu blog e convidar a todos para que leiam os seus artigos e participem das campanhas.
8. Monte um plano de anúncios
Apesar de serem pagos, os anúncios podem ser uma excelente forma para você potencializar a divulgação das campanhas da sua organização não-governamental.
Para isso, utilize o Google AdWords e também o Facebook Ads, que são essenciais no início de todas as campanhas para gerar tráfego nas mídias.
9. Faça o acompanhamento de resultados
O Marketing Digital para ONGs possibilita a mensuração de todos os resultados das suas ações em tempo real.
Por exemplo, você consegue ver o alcance de público daquele seu post no Facebook e quais foram as reações que ele tiveram.
Mas ao mensurar os resultados, fique atento as métricas, como o engajamento, o número de curtidas e descurtidas na página, quantas doações foram realizadas, entre outras.
Bônus: utilize plataformas digitais para divulgar a sua ONG
O fato de você propagar diversos projetos sociais não significa que eles terão o alcance desejado.
Para contornar isso, é possível utilizar algumas plataformas digitais para realizar a divulgação da sua ONG.
As principais são:
Vakinha
A Vakinha é considerada uma ferramenta de crowdfunding online, da qual você é capaz de pedir ajuda financeira para uma campanha ou até mesmo com os gastos fixos da ONG.
Google Ad Grants
O Google ajuda diversas empresas que desejam anunciar os seus produtos e serviços, além de outras organizações não-governamentais.
Isso porque o buscador online é excelente para aumentar o tráfego no blog ou site delas, e ainda tem uma plataforma própria para projetos sociais, Google Ad Grants.
Caso a sua organização não-governamental atenda os requisitos estabelecidos por ela, é possível arrecadar U$ 10 mil para cada ONG
E-solidário
As redes sociais não se limitam ao Facebook, Instagram ou LinkedIn. Há também aquelas voltadas para ONG, como é o caso do e-solidário.
Com ele, é possível se conectar com outras organizações não-governamentais, independentemente do seu setor de atuação.
Além disso, você consegue encontrar pessoas que realmente querem fazer a diferença com as ações divulgadas pela sua ONG.
Atados
Uma boa maneira de saber como conseguir voluntários para ONG é por meio do site Atados.
A partir do momento em que faz o cadastro no site, você entra em contato com outros projetos sociais, a fim de compartilhar também a sua experiência com todos eles.
Já sabe como fazer marketing digital para ONGs? Então aumente as chances de ter voluntários!
Bom, agora você está mais que preparado para aplicar o Marketing Digital para ONGs na sua organização não-governamental.
Como foi visto aqui, algumas estratégias de marketing podem ser o caminho para produzir conteúdo de qualidade e aumentar o número de voluntários e doadores à sua causa.
Sendo assim, não deixe de ter uma equipe extremamente qualificada para realizar todos os trabalho de maneira a incentivar as pessoas a fazerem parte da sua mudança social.
E para potencializar o seu conhecimento, conheça as melhores técnicas de marketing digital do mercado.