Como deve ser o conteúdo no marketing digital para clínicas

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Publicado: 21 de fevereiro de 2022 | Atualizado: 22 de fevereiro de 2022.

O marketing digital para clínicas já é parte comum da rotina de muitos profissionais da saúde. Pacientes procuram praticamente tudo online e esperam manter um relacionamento digital com seus fornecedores de serviços da área médica. 

Para isso, precisam de conteúdo de qualidade que ajude a conectar-se melhor com médicos e a entender melhor esse mundo. Na realidade, conteúdo é parte central de qualquer estratégia online! 

Quando ele possui qualidade, os números e resultados em matéria de autoridade devem surgir naturalmente. Ou de forma orgânica, como gostamos de falar no marketing digital para médicos. Continue lendo para entender exatamente como esse material deve ser para agregar valor a sua estratégia. 

Dicas para produzir conteúdo de marketing digital para clínicas

O marketing digital para clínicas é algo extremamente necessário, porque o público tornou-se hiperconectado. Antes de sequer pensar em uma consulta, o usuário já fez várias buscas no Google e começou a seguir alguns médicos no Instagram. 

Como resultado, a interação com conteúdo da área médica tem aumentado bastante. Criar artigos e posts de qualidade podem fazer toda a diferença! É exatamente nisso que queremos ajudar com as dicas abaixo.

1. Entenda o público 

Para quem seu marketing é direcionado? Sua resposta (ou de sua clínica) para essa pergunta tem um peso grande sobre a estratégia adotada. Alguns públicos, por exemplo, gostam de conteúdo simples e de rápida leitura. São aqueles que se adaptam bem às redes sociais, gostam de vídeos curtos e de material visual. 

Outros procuram informações aprofundadas sobre praticamente tudo e mal podem esperar para ler um e-book sobre o tema. Existem também aqueles que são um misto desses tipos, que consomem conteúdos diferentes em canais diferentes. 

Saber com quem estamos conversando também ajuda a definir temas e estratégias de venda. O conteúdo digital precisa construir valor para quem está interagindo com ele. 

2. Conte histórias no marketing digital para clínicas

Marketing digital para clínicas serve para conseguir novos pacientes, mas depende de histórias para isso. Felizmente, boa parte das clínicas, hospitais e consultórios possuem muitas histórias inspiradoras para compartilhar. 

Poucas coisas conectam e despertam tanto a curiosidade quanto um bom relato. Além disso, elas ajudam a criar um fator importantíssimo no marketing: a prova social. Isso é o que mostra ao público que seu serviço é confiável e eficiente. 

É claro que existem limites éticos que devemos aplicar nesses momentos. Evitar a exposição de pacientes é parte dele, assim como nunca realizar promessas que são incertas. Aproveite suas histórias como forma de motivar, inspirar e gerar confiança, mas sempre mostre a realidade. 

3. Considere objetivos orgânicos do marketing digital para clínicas

O tráfego orgânico ajuda o marketing digital para clínicas a trazer novos pacientes sem investir em anúncios. Por isso, quando criamos qualquer tipo de conteúdo (em especial para o site), precisamos pensar nos objetivos orgânicos. 

Para quais palavras-chave seu negócio deseja se posicionar? Tente criar um planejamento de SEO (search engine optimization) para garantir que todo o esforço tenha resultados. Quem está na dúvida pode aproveitar ferramentas importantes de SEO, como: 

  • Google Keyword Planner;
  • SEMrush;
  • Ubersuggest. 

Escolher as palavras-chave adequadas para cada conteúdo também é essencial. É a única forma de conseguir mais tráfego para seu site, garantindo informação de qualidade para cada possível paciente. 

4. Trabalhe com interatividade

Toda vez que resolvemos usar as redes sociais como um local para postar “panfletos digitais”, estamos cometendo um erro. O próprio nome das plataformas já demonstra seu uso: redes sociais, que significa interagir com outros para gerar relacionamentos.

Bem, é isso que precisamos fazer com o marketing médico também. A era dos pacientes que assistiam propagandas de medicamentos na televisão e compravam sem questionar acabou. Hoje em dia, quem interage com conteúdo médico também quer contar seu lado da história. 

Plataformas, como os stories do Instagram, são excelentes para gerar essa conversa. Estimule comentários, respostas, marcações e até brincadeiras nos stories para conseguir criar um vínculo mais forte. 

5. Use marketing digital para clínicas de forma humanizada

Uma comunicação humana é a melhor forma de gerar resultados de marketing digital para clínicas. Como fazer isso? Deixe que os pacientes conheçam as pessoas por trás do nome da clínica ou consultório. Vídeos, fotos e depoimentos fazem toda a diferença na sua estratégia de conteúdo

Quanto mais próxima a comunicação estiver do público e de seus pacientes, melhor será a conexão. Algumas pessoas sentem dificuldades para conseguir produzir conteúdo mais humanizado. Então, que tal começar em uma área do Instagram propícia para testes? 

Experimente começar fazendo stories que aproximem o paciente da clínica. Nem precisa de um rosto inicialmente! Vídeos com uma voz humana já são o suficiente para mudar o relacionamento com seu público nas redes sociais. 

6. Consulte as restrições do CFM

Cuidado ao criar conteúdo para a internet! O Conselho Federal de Medicina (CFM) possui algumas restrições bastante rígidas para a publicidade no setor. A intenção é manter divulgação informativa que tenha o mínimo de intenção comercial possível. 

De acordo com as restrições do CFM, médicos e clínicas devem informar e orientar, mas nunca trabalhar com promoções e divulgar preços. Afinal de contas, a decisão de contratar um serviço de saúde é baseada em bem-estar, não em preço. Outras restrições incluem: 

  1. Usar especialidades que não estão registradas perante o CRM; 
  2. Prometer resultados em tratamentos ou procedimentos; 
  3. Demonstrar equipamentos, procedimentos ou técnicas como exclusivos ou superiores aos de concorrentes; 
  4. Divulgar imagens de pacientes sem a devida autorização; 
  5. Divulgar fotos de antes e depois de pacientes. 

7. Use conteúdo visualmente interessante

Alguns termos e condições médicas são tão complexas que as palavras acabam confundindo o lead. Aproveite que seu conteúdo digital permite o uso de vídeos e imagens para tornar tudo mais didático. No blog, por exemplo, é possível utilizar infográficos para demonstrar os dados com maior clareza. 

Já as redes sociais aceitam todo tipo de arte, vídeo e desenhos que conseguem passar sua ideia. No marketing digital para clínicas, use e abuse da criatividade para deixar tudo mais atraente! 

8. Crie conteúdo para compartilhar

O poder de divulgação das redes sociais e até de um site está na possibilidade de compartilhar o conteúdo com amigos, colegas e familiares. Mas tudo depende da sua criação! Um conteúdo instigante, interessante e que realmente agrega valor certamente será compartilhado. 

O mesmo vale para informações passadas de forma bem humorada, que seus seguidores podem compartilhar em todos os tipos de redes sociais.