Manual da marca, o que é e para que serve?

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 10 de setembro de 2021 | Atualizado: 10 de setembro de 2021.

O Manual da marca é um documento indispensável para qualquer empresa. É ele que especifica tudo que é essencial em sua marca e cria sua identidade visual

Mas o que seria esse manual? Pois bem, vamos explicar desde o começo o porquê disso ser tão importante.

O que é um manual da marca?

Um manual de marca nada mais é do que a correta utilização de estratégias para criar sua identidade visual e criar aquele “rosto” para o seu negócio. 

Assim, o objetivo do manual é traçar uma comunicação coerente entre sua marca e seus consumidores, para que assim que eles vejam suas linhas, seus layouts, suas cores, já percebam de cara que se trata de seus produtos. Essa identidade deve ser aplicada em todos seus projetos, como na criação de sites, campanhas digitais e impressas.

Já pensou ser reconhecido sem nem ao menos dizer nada? Isso que a identidade visual produz no outro. 

Mas por que criar um manual?

Um manual deixa claro sua missão e seus valores de mercado, atraindo o sentimento do seu público para a “personalidade” da sua empresa, que não compra mais só pelo produto, mas pela experiência que a marca transmite. 

Este manual deverá ser entregue quando for terceirizar um serviço de comunicação. Seja para uma agência de publicidade, uma gráfica, imprensa, entre outros. Neste caso a empresa saberá todas as regras de aplicação e seguira a linha de identidade seja em uma estampa de camiseta, um anúncio ou uma matéria em uma revista.

Certamente, hoje, uma das maiores carências nas empresas é exatamente essa falta de identidade visual. Ninguém sabe mais quais os valores daquela empresa e isso prejudica, até mesmo, em seu lucro final. 

Sua marca não deve ser apenas um desenho qualquer ou com cores escolhidas sem critério, é a imagem do seu negócio, é o que você quer passar para seu público. 

Enfim, imagine só cada um aplicando o que bem entender para seu produto? Percebe o mal que isso faria para sua marca?

O que é importante constar no manual?

No desenvolvimento de uma publicidade ou campanha de marketing, por exemplo, é essencial que os envolvidos estejam a par de todos os pontos relevantes de sua identidade visual. Por isso vamos demonstrar o que não pode faltar em seu manual:

  • Logotipo e conceito da marca;
  • Visão, valores e missão da marca;
  • Aplicações e versões do logotipo.
  • Elementos visuais que gerem reconhecimento e associação à sua marca de forma imediata;
  • Como aplicar em diversas situações e fundos.
  • Paleta de cores;
  • Tipografia principal e auxiliar, o estilo de sua letra, para ser coerente também com o seu público-alvo;

Portanto, não tenha medo de inovar!