Inbound Marketing na advocacia: o que é e como conseguir mais clientes?

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 19 de julho de 2022 | Atualizado: 20 de março de 2023.

O Marketing, assim como a jornada do cliente no mercado, têm diversas fases, como o planejamento, a elaboração de estratégias, a implementação de ações, e claro, a análise dos resultados.

A prospecção de clientes é sempre um processo desafiador para diversos profissionais, e foi pensando nisso que resolvemos te apresentar uma dessas estratégias, o Inbound Marketing.

Inbound Marketing: o que é?

No marketing existem diversas estratégias voltadas para a prospecção de clientes, e uma delas é o Inbound Marketing. Mas afinal, o que é essa estratégia?

Pois bem, o Inbound Marketing funciona no Marketing como um conjunto de estratégias que tem como finalidade atrair e converter clientes por meio de conteúdos.

Diferente do marketing tradicional, onde seu foco é a prospecção ativa e direta de clientes, o Inbound Marketing é mais lento, pensando na jornada do cliente com o seu escritório de advocacia.

Qual a diferença entre Inbound Marketing e Outbound Marketing?

Como já mencionado no tópico acima, o Inbound Marketing é uma estratégia ligada ao Marketing de atração, ou seja, por meio dessa ação as empresas buscam se destacar nos mecanismos de pesquisa para serem encontradas por clientes.

A principal característica do Inbound Marketing é atrair esses potenciais leads diretamente, ou seja, criando um relacionamento com esses clientes onde eles vêm até a empresa, sendo atraídos por sua mensagem, conteúdo, etc.

Já no caso do Outbound Marketing, o processo é um pouco diferente. Essa é a técnica em que a empresa busca de forma ativa esses novos clientes, ou seja, o Marketing tradicional.

E, por conta dessa característica de prospecção ativa, o Outbound Marketing também é chamado de Marketing de interrupção, já que a sua abordagem literalmente interrompe a jornada do cliente.

Principais benefícios do Inbound Marketing

Toda estratégia de marketing tem seus benefícios, tanto para a empresa que começou a investir em tal estratégia, quanto para o advogado que busca atrair mais clientes para seu escritório de advocacia.

Portanto, veja alguns dos principais benefícios do Inbound Marketing:

Alcança o público ideal

Uma das grandes dificuldades dos profissionais do direito, assim como qualquer empresário ativo no mercado, é desenvolver conteúdos e alcançar o seu público-alvo específico.

E é nisso que o Inbound Marketing vai te ajudar, já que por meio da produção de conteúdos relevantes e de qualidade, você consegue focar em atrair os clientes ideais para o seu negócio/segmento no direito.

Vendas mais rápidas

A jornada do cliente é um tanto quanto longa, ainda mais para aqueles clientes que estão no topo do funil, ou seja, aqueles que ainda não pensam em comprar/contratar o seu serviço.

Portanto, utilizando o Inbound Marketing, você compartilha conteúdos de qualidade, dessa forma o cliente te conhece por meio de sua especialização, aproximando-o do seu escritório e apressando o processo de venda.

Menos custos

Apesar do que muito se diz sobre o investimento em marketing, o Inbound Marketing ajuda com que o seu escritório diminua seus custos, já que grande parte do seu investimento será na produção de conteúdos.

Essa estratégia está muito ligada ao processo de SEO, que é a otimização de mecanismos de buscas, voltado para melhorar a atração de clientes de forma orgânica, ou seja, sem o investimento em campanhas pagas.

Passo a passo para fazer Inbound Marketing e conseguir mais clientes

Apesar do Inbound Marketing ser fácil de se aplicar, a teoria é muito mais simples do que a prática, por isso separamos esse passo a passo, que com certeza irá te guiar em sua trajetória.

Atração

A etapa da atração no Inbound marketing é uma das principais no processo de prospecção de clientes, já que como o próprio nome diz, ela tem como foco atrair clientes e potenciais clientes para o seu escritório.

E ela pode ser feita por meio do Marketing de conteúdo, estratégia que busca atrair, converter e encantar clientes, blog do escritório, site, mídias sociais, que envolve redes sociais e aplicativos de mensagem, e SEO.

Conversão

O principal ponto após atrair esses usuários e fazer com que eles se tornem leitores do seu blog e seus seguidores nas redes sociais, é preciso priorizar o maior número de conversões em leads, que são os potenciais clientes do escritório.

E, isso é feito por meio da geração de conteúdo, porém de uma forma mais persuasiva do que no processo de atração. E para focar na conversão, você pode utilizar Landing pages, formulários, call to actions (CTAs), CRM e CRO.

Venda

O próximo passo nessa jornada do cliente é a venda, ou seja, após atrair e converter esses leads você precisa transformá-los em clientes. Para isso, você precisará de algumas ferramentas específicas. Sendo elas:

  • Automação de marketing: que te ajuda a conduzir seus leads pelas etapas do funil;
  • E-mail marketing: ferramenta que te ajuda a manter esses leads interessados no seu escritório;
  • Nutrição de leads: sendo uma sequência de e-mails feita para eixar os leads mais próximos do passo final, a compra;
  • Lead scoring: é uma pontuação que te ajuda a entender quem merece a prioridade do time de vendas, ou seja, o cliente que está mais próximo de comprar.

Encantamento

Por fim, apesar de acreditar que o trabalho acabou após a compra, você precisa trabalhar um pouco mais para fazer com que aquele cliente se mantenha fiel a sua marca.

Dessa forma você pode investir no sucesso do cliente, um relacionamento ativo, que ajuda a te manter fresco na mente dos clientes, e por fim conteúdos avançados, que é a criação de conteúdos específicos para a necessidade desses clientes.

Conclusão

Apesar do que possa parecer, o Inbound Marketing não é um bicho de sete cabeças, mas é claro que precisa de atenção para que realmente funcione.

Espero que tenha gostado do conteúdo e fico feliz por você chegar até aqui. Caso tenha alguma dúvida é só deixar um comentário, até a próxima!

Esse conteúdo foi originalmente desenvolvido pela 3MIND Marketing e Tecnologia, uma empresa que transforma escritórios e advogados em experts para novos negócios jurídicos. De norte a sul, somos a maior empresa de Marketing Jurídico do Brasil.