Entenda a importância do Marketing e traga notoriedade para a sua empresa

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 23 de abril de 2019 | Atualizado: 8 de novembro de 2019.

A importância do Marketing é inegável atualmente, afinal essa estratégia se tornou a menina dos olhos das empresas que conquistaram o sucesso. Mas você sabe como começar o seu projeto de Marketing? Pois chegou a hora do seu negócio dar os primeiros passos na sua jornada de crescimento!

Segundo Philip Kotler, professor estadunidense e considerado por muitos o pai do marketing: “Marketing é o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam e que desejam com a criação, a oferta e a livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

Ou seja, ao contrário do que muitos pensam, o Marketing não se limita ao ato de vender. Na verdade, ele está em tudo que circunda a venda, como a pesquisa de mercado, planejamento da campanha e até na análise dos resultados.

Viu só como esse processo é fundamental para o sucesso do seu negócio?

E-book Ideal Marketing para atrair clientes e aumentar o faturamento da empresa

Para que você entenda de uma vez por todas a importância do Marketing e por que cada dia mais empresas estão aderindo essa estratégia, confira a seguir os tópicos que vão te ajudar a abrir novas portas para o futuro da sua empresa:

Qual a importância do Marketing?

Saiba a importância do marketing

Não podemos te dizer categoricamente qual a importância do Marketing, pois isso seria limitar um conceito muito rico.

Isso porque uma vez que o Marketing enxerga o consumidor de forma individual e procura te aproximar dele, ele consegue se desdobrar de inúmeras formas, do planejamento à aplicação, a fim de que os objetivos da sua empresa sejam atingidos.

Afinal, é a partir dessa estratégia que a empresa vai desenvolver métodos que vão proporcionar ao cliente uma experiência diferente da concorrência.

Ficou confuso? Calma! Agora vamos explicar o que isso quer dizer por partes!

Destrinchando a importância do Marketing

Destrinchando a importância do Marketing

A sabedoria popular diz que quem não é visto não é lembrado. Por isso, uma das aplicações mais atribuídas ao Marketing é o posicionamento.

Claro que o posicionamento da sua marca é importante, afinal é óbvio que você quer que as pessoas lembrem da sua marca, principalmente na hora de comprar. Mas a importância do Marketing vai além disso.

Isso porque para uma marca ganhar destaque em um mundo globalizado, onde somos bombardeados de informações o tempo inteiro e as inovações não param de acontecer, ela precisa se manter atualizada para dar ao mercado consumidor aquilo que ele precisa no momento.

Para isso, o seu negócio precisa estar atento à algumas questões, como:

Quem são meus clientes em potencial?

Antes de mais nada, você precisa conhecer seus clientes a fundo.

Isso parece óbvio, mas você tem que satisfazer clientes cada vez mais exigentes. Por isso, não basta entregar um produto ou serviço, a sua empresa deve proporcionar valores que solucionem “dores”, agreguem algo e satisfaçam esses consumidores.

Por essa razão, é importante que o seu negócio crie uma persona para conhecer melhor seu público.

Isso porque, diferente do público-alvo, que dará a definição social, econômica e demográfica do seu mercado, a persona é o personagem semi-fictício do seu cliente ideal e é desenvolvida a partir de pesquisas com clientes reais.

Com ela, você tem acesso à informações mais pessoais, como ambições, medos, hábitos de compra, estilo de vida, dúvidas, etc.

Dessa forma, é possível criar estratégias que atendam aos reais interesses do seu público, fortalecendo assim a comunicação entre ambas as partes.

Quem são meus concorrentes?

Além de conhecer o seu público, é importante também estudar quem são e o que seus concorrentes estão fazendo de certo e de errado.

Isso porque ao mensurar os pontos fortes e fracos da concorrência você consegue ter uma boa noção de mercado.

Além disso, com as informações colhidas, é importante entender quais são os pontos fracos dos seus concorrentes e, a partir disso, desenvolver o diferencial da sua empresa a fim de se destacar no mercado.

Para isso, você pode usar o Benchmarking, que nada mais é do que o processo de comparação de produtos e serviços realizado por meio de pesquisas de mercado.

O que está acontecendo no mundo?

Quando falamos da importância do Marketing, outro fator que você precisa ficar atento é com as constantes mudanças da sociedade, pois elas impactam diretamente no mercado e no público

Isso porque entender o que está acontecendo no mundo, o que as pessoas estão falando e o que está sendo lançado te ajudará a ficar a par das tendências, uma vez que a importância do marketing também se pauta em novidade e relevância de conceitos fundamentais para garantir a eficácia da sua estratégia.

Afinal, uma empresa que para no tempo tem muito menos chances de alcançar e se manter no sucesso.

Na era digital, sua marca precisa estar constantemente se reinventando, pois ficar parado significa deixar de ser interessante para o mercado.

Quem tem sucesso investe em marketing!

Quem tem sucesso investe em marketing!

Se você quer entrar para o time das grandes empresas, comece a investir em marketing agora mesmo!

Isso porque as maiores empresas do mundo já investem cerca de 7% da sua verba em marketing. A Coca-Cola, por exemplo, só aqui no Brasil, gasta em média 3 bilhões de reais nesse setor.

Hoje, existem ferramentas com preços acessíveis para quem está começando a traçar suas estratégias agora.

Ou seja, com tantas facilidades, você não tem mais desculpas para não reconhecer a importância do Marketing e investir nesse setor!

Reconheça a importância do Marketing e faça parte do time das grandes empresas

Como você pôde ver, a importância do Marketing está só em vender.

Isso porque o Marketing é um ciclo que consiste em estudar o cliente e o mercado, planejar uma estratégia e ainda analisar os resultados para aprimorá-la.

Ou seja, quer potencializar suas vendas? Não perca mais tempo! Comece já a estudar o mercado e os consumidores para criar planos de ação eficientes.

Além disso, não se esqueça de investir em ferramentas que otimizem o trabalho da sua equipe e que te ajude a analisar os resultados da suas campanhas com relatórios completos.

Só assim, reconhecendo a importância do Marketing, você vai conseguir posicionar a sua marca e criar vínculos com o cliente.

E para que sua empresa consiga atingir um crescimento previsível e escalável, aproveite nossas dicas e comece a traçar seu plano de marketing agora.

Compartilhe nas Redes Sociais!