Fluxo de automação de marketing: 4 dicas práticas para você personalizar o seu

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Publicado: 2 de janeiro de 2020 | Atualizado: 4 de março de 2020.

O fluxo de automação de marketing serve para que você consiga se comunicar adequadamente com os seus clientes! E só quem personaliza a sua comunicação com o público consegue aumentar a sua taxa de conversão em vendas.

Hoje em dia, é preciso investir em um atendimento personalizado ao seu público para conseguir se destacar no mercado e melhorar a sua taxa de conversão em vendas.

Isso porque ele precisa sentir que é ouvido para confiar que a sua empresa de fato possui a solução para os seus problemas.

Uma forma bastante prática de fazer isso é criando um fluxo de automação de marketing, estratégia que te permite se comunicar de maneira assertiva com a sua audiência.

Com ela, é possível falar com vários leads ao mesmo tempo e ainda contribuir com a sua educação para que eles fiquem prontos para tomar uma decisão de compra.

Para tanto, primeiro é preciso saber tudo sobre fluxo de marketing para conseguir criar um que ainda ajude seus leads a avançarem no funil de vendas.

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Quer saber como fazer isso? Então confira os próximos tópicos!

Afinal, o que é fluxo de automação?

Um fluxo de automação de marketing se baseia em um ato muito comum entre empresas que trabalham com o digital: criar e disparar emails automatizados.

E isso é feito a partir do momento em que você identifica a interação de usuários no site, blog ou mídias sociais da sua marca.

Mas para que o conceito de fluxo de automação de marketing fique bem claro na sua cabeça, que tal um exemplo?

Vamos supor que um visitante entra no blog da sua empresa, lê um conteúdo, se interessa pelo assunto e decide baixar o material rico relacionado a ele.

Digamos que ele tenha lido um conteúdo de Topo de Funil e, sabendo disso, não tem como reconhecer, ao certo, qual problema esse usuário está enfrentando.

Partindo desse ponto, você deve pensar em somente uma coisa: fazer a nutrição desse lead, a fim de conduzi-lo em todos estágios do seu funil de vendas.

Ou seja, fica muito mais simples realizar um fluxo de marketing com disparos de emails estratégicos para que ele entenda melhor sobre o assunto que está interessado.

Assim, podemos dizer que o fluxo de automação é a garantia para que você nutra e eduque um lead até que ele se torne um consumidor real do seu produto ou serviço.

Entenda como funciona um fluxo de automação

Apesar de parecer complicado, elaborar um fluxo de automação de marketing para o seu negócio é bastante simples.

No entanto, para ter sucesso com a estratégia é necessário contar com um time de colaboradores especialistas e talentosos em Inbound Marketing.

Isso porque dentro dessa metodologia são trabalhadas técnicas muito importantes para o sucesso de empresas no ambiente digital, como o SEO e o Marketing de Conteúdo.

E essas estratégias são consideradas um dos pilares do Inbound Marketing, pois ajudam a sua marca ser vista por quem realmente tem interesse pelos seus produtos ou serviços.

Isso porque com elas você investe na produção e divulgação de conteúdo relevante sobre o seu setor de atuação a fim de educar o seu público.

Por isso, é preciso pensar muito bem em um cronograma de publicações de conteúdos para gerar tráfego orgânico e, até mesmo, separar um orçamento para investir em mídia paga.

Tendo colocado em prática essa estratégia, é hora de fazer um teste de fluxo de marketing com os leads que conseguiu gerar em seu blog ou pelas redes sociais.

Mas caso um não dê certo de primeira, não tem problema! Da segunda vez poderá ser muito melhor, até que você consiga converter mais usuários em clientes do seu negócio.

E lembre-se, o fluxo de automação de marketing deve seguir a mesma linha da jornada de compra do consumidor, que consiste:

  • No aprendizado e descoberta;
  • No reconhecimento do problema;
  • Na consideração da solução;
  • Na decisão de compra.

Agora que você já sabe tudo da teoria, finalmente está pronto para saber o que é preciso para realizar um bom fluxo de automação.

O que é necessário para realizar um bom fluxo de automação de marketing?

Para que você dê sequência a este tópico, precisamos salientar que não é necessário seguir uma regra para elaborar o seu próprio fluxo de marketing.

Mas como estamos aqui para oferecer as melhores soluções para você se dar bem na internet, resolvemos separar algumas dicas para que você elabore um bom fluxo.

Veja só:

1. Tenha uma lista de contatos

Uma lista de emails de todos os seus contatos é fundamental para começar um fluxo com o pé direito.

Para isso, crie um banco de dados com todas as informações dos visitantes convertidos em leads do seu site ou blog, leads e clientes atuais.

Nessas informações, não se esqueça de incluir o fundamental: o nome de cada uma dessas pessoas, o email e a empresa da qual faz parte.

Assim, você será capaz de criar uma linguagem e conversar com eles de maneira personalizada.

2.Conheça a persona do seu negócio

Para que você consiga se comunicar muito bem com todos os seus contatos é necessário conhecer a persona do seu negócio.

Isso porque ela representa o cliente ideal da sua marca, contendo as informações precisas sobre cada um desses indivíduos.

Além do mais, é a partir do conhecimento da sua persona que você conseguirá criar conteúdos úteis e relevantes e que gerem valor para elas.

3. Elabore conteúdos de qualidade

Nós já falamos aqui que ter um site ou blog da sua empresa para hospedar conteúdos a respeito do seu segmento de atuação é importante para a sua estratégia de inbound.

Mas é preciso ressaltar que todos esses conteúdos devem ser feitos de modo que garantam benefícios ao usuário.

Uma boa dica para isso é elaborando materiais ricos de acordo com um planejamento mensal de conteúdos.
Com isso, você consegue potencializar a sua geração de leads qualificados para aumentar a margem de sucesso do seu fluxo de marketing.

4. Escolha uma ferramenta de automação de marketing

Há muitas ferramentas de automação de marketing digital espalhadas pelo universo online.

Para escolher a ideal para a sua empresa, avalie o seu custo-benefício e entenda se o software oferece todas as personalizações necessárias para o seu sucesso.

Saiba como realizar o fluxo de automação de marketing em 4 passos

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Você já sabe o que é e o que é necessário para a criação de um bom fluxo de automação. Então, agora é hora de partir para prática!

Para tanto, veja agora como montar o da sua empresa:

1. Invista em materiais ricos

Todos os conteúdos presentes no site ou blog da sua empresa devem ter qualidade para que você consiga se destacar da concorrência.

E mais: o usuário só vai se interessar por eles, se o material de fato for relevante.

Então, para conseguir gerar leads qualificados para o seu fluxo de marketing, invista na produção de conteúdo útil e relevante para ter sucesso na sua estratégia.

2. Dê as boas-vindas

O primeiro contato que você terá com o usuário que baixou um material rico do site ou blog da sua empresa deve ser por meio de um email de boas-vindas.

Nele, você precisa se apresentar, mostrar o que a sua empresa faz e que você agradece pelo fato da pessoa estar interessado no mercado de atuação em que você se encontra.

E claro: disponibilizar o material rico solicitado pelo lead.

3. Envie ofertas

Sempre que você oferecer uma oferta para o seu cliente, lembre-se também manter a nutrição com outros conteúdos, especialmente se ele está no Topo do Funil de vendas.

A sugestão é dar um tempo de dois dias para o Topo de Funil e três dias para enviar ofertas de Meio de Funil.

4. Envie gatilho de fundo de funil

Por fim, depois da última interação com o usuário, a sugestão é que você envie gatilhos de fundo de funil por meio de um email depois de dois dias.

Além disso, quando você sentir que esse usuário está pronto para fechar um negócio com a sua empresa, ofereça também a oportunidade de ele testar a sua solução gratuitamente.

Pronto para fazer fluxo de marketing?

Neste conteúdo, você viu que um fluxo de automação serve para que você personalize as soluções para mostrar a todos os seus clientes.

E com a ferramenta ideal, você é capaz de alcançar de maneira segmentada todos os usuários que fizeram contato com a sua empresa por meio do seu site ou blog.

Por falar nisso, que tal otimizar seu tempo e conhecer agora uma das principais soluções do mercado?

Então, conheça agora a plataforma de automação Ideal Marketing e saia na frente da concorrência!

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