Estratégia de venda: 7 ações para melhores taxas de conversão online

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Publicado: 10 de fevereiro de 2022 | Atualizado: 10 de fevereiro de 2022.

Iniciar um e-commerce vem se tornando uma oportunidade para empreendedores que desejam começar um negócio capaz de alcançar grandes públicos. Para que o sucesso chegue, entretanto, é fundamental que as estratégias de vendas online sejam bem construídas.

Para iniciar um e-commerce é fundamental seguir alguns passos como:

  • escolher a plataforma ideal para a criação da loja, 
  • definir quais produtos você irá vender, 
  • criar ações de marketing que irão atrair potenciais clientes.

Entretanto, isso não é suficiente para fazer um usuário comprar. Em 2021, o e-commerce brasileiro alcançou o patamar de 1,59 milhão de lojas online. Todas elas seguindo os mesmos três passos que listamos acima. Então, como se diferenciar? Como transformar um lead em um cliente pagante? É sobre isso que vamos falar ao longo deste guia. 

Nosso objetivo é apresentar algumas das estratégias de vendas que vão gerar melhores taxas de conversão para seu e-commerce. Ficou curioso? Então confira a seguir. 

Estratégia de vendas online: TOP 7 ações para conquistar mais clientes

Nossa lista de estratégias de vendas online inclui ações como:

  1. Faça remarketing
  2. Desenvolva ações de upsell e cross sell
  3. Crie páginas de produtos completas
  4. Converta visitantes em leads e faça a nutrição
  5. Ofereça formas de pagamento eficientes
  6. Invista na recuperação de carrinhos e boletos
  7. Multiplique seus canais de vendas

Entenda como aplicar cada uma, a seguir.

1. Faça remarketing

O remarketing é um tipo de anúncio para plataformas digitais criado para trazer novamente para suas páginas de produtos os clientes que já visitaram seu site, mas saíram sem concluir uma compra. 

Você já deve ter acessado um site que vende um produto pelo qual você está interessado e sentido que, depois de sair da página, esse mesmo item começa a aparecer para você de diversas formas. Seja em formato de anúncio nos sites e portais que acessa, bem como dentro das redes sociais. 

Isso é o remarketing e essa tende a ser uma estratégia de vendas muito eficiente para trazer os consumidores de volta para as suas páginas. 

Afinal, atinge usuários interessados que já buscaram pelo item e estão em fases avançadas da jornada de compra.

Entenda o passo a passo de como montar uma estratégia de remarketing para seu e-commerce, no vídeo abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=x57CGLDH7GI 

2. Desenvolva ações de upsell e cross sell

Uma das formas de aumentar o ticket médio das vendas da sua loja virtual é por meio das ações de upsell e cross sell

No upsell você oferece ao cliente um produto maior, melhor e/ou mais completo. Já no cross sell um segundo produto relacionado ao primeiro é oferecido para completar o pedido. 

Em ambos os casos estamos falando de uma estratégia de vendas online que aumenta o gasto do seu cliente com a sua empresa, ao mesmo tempo que oferece a ele uma melhor experiência com o item adquirido. 

Na imagem abaixo, o upsell é exemplificado como a venda de um celular mais completo e moderno no lugar de um equipamento mais antigo e com menos recursos. 

Já no cross sell a empresa oferece, para complementar a compra do celular, a opção do fone de ouvido, um acessório relacionado ao produto originalmente procurado pelo cliente e que pode representar um maior retorno sobre investimento para a empresa. 

Fonte: Jivochat

Existem aplicativos que podem ser integrados à sua loja e que permitem a implementação da estratégia de cross sell e up sell para ecommerce de forma automatizada.

3. Crie páginas de produtos completas

As páginas de produtos com descrições completas, fotos, avaliações de antigos clientes e outras informações contribui diretamente para o resultado da estratégia de venda online.

Uma das formas de construir uma boa página de vendas é por meio da criação de landing pages de produtos. 

Essas páginas são altamente personalizáveis e permitem que você ofereça o máximo de informações sobre o item comercializado. 

Além de apresentar as funcionalidades e recursos do produto, é indicado que você também inclua:

  • fotos,  
  • vídeos, 
  • quais benefícios que ele oferece para o cliente,
  • review de consumidores, 
  • formas de pagamento, 
  • respostas às principais dúvidas e mais. 

Conheça as dicas para criar uma landing page de venda online perfeita, no vídeo abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=Vd4Pe-9qVxo 

4. Converta visitantes em leads e faça a nutrição

O investimento em anúncios que vão atrair usuários para as páginas da sua empresa é uma prática contínua para quem tem um e-commerce. 

Entretanto, é fundamental mesclar a estratégia com outras ações de marketing que permitam criar um relacionamento mais estreito entre os clientes e a loja online. 

Ações como e-marketing marketing, além de reduzir o custo por aquisição de clientes também gera resultados como maior relacionamento e engajamento, tudo isso a partir da nutrição dos leads. 

Para que o e-mail marketing possa ser usado como uma estratégia de vendas online é importante que haja um conjunto de ações para a geração de leads, entre elas: 

  • pop-up de intenção de saída, 
  • Facebook Leads Ads, 
  • barras fixas com chamado para cadastro do visitante e mais. 

Lembre-se de oferecer uma vantagem para os usuários compartilharem os dados deles com você. 

Além disso, aproveite o e-mail marketing para se relacionar com antigos clientes e consumidores inativos, em busca de novas vendas para a sua base de contato que já existe.

Confira na imagem abaixo um exemplo de como captar leads dentro da sua loja virtual. 

5. Ofereça formas de pagamento diversas

Oferecer múltiplas formas de pagamento vai contribuir para que você aumente o leque de consumidores que poderão ser atendidos por sua empresa.

O parcelamento de uma compra no seu e-commerce torna o produto mais acessível e aumenta o ticket médio dos clientes. 

Afinal, mesmo que o preço total do produto não caiba no bolso do consumidor, quando parcelado o item passa a ser uma opção real. 

Por isso, mostre as opções de parcelamento na sua loja virtual para tornar seu produto acessível a mais clientes, aumentando sua base de potenciais clientes e gerando melhores taxas de conversão. 

6. Invista na recuperação de carrinhos e boletos

Segundo o levantamento feito pelo e-commerce Brasil em parceria com o SEBRAE, para 75% dos consumidores o boleto é a melhor opção de pagamento.

Entretanto, o índice de desistência de pagamento por boleto pode alcançar uma média de 30% ou 40% das vendas.

Os carrinhos abandonados também representam um grande volume de vendas perdidas. Segundo pesquisa da Barilliance a taxa média global de abandono de carrinho nas lojas virtuais é de cerca de 77,73%.

Esses números impactam diretamente os resultados de todas as demais estratégias de vendas online. 

Depois de todo o investimento de tempo, esforço e capital para fazer um consumidor chegar a montar um carrinho na sua loja, você não pode deixar que ele desista de concluir a compra. 

Por isso, invista em ações de recuperação de boletos e de carrinhos abandonados para aumentar as taxas de venda e melhorar o retorno sobre investimento da sua empresa.

7. Multiplique seus canais de vendas

Por último, mas não menos importante, multiplicar seus canais de venda pode ser uma excelente estratégia de venda online, afinal, você leva seus produtos a mais locais onde estão seus clientes

Entre as plataformas de vendas que devem ser consideradas por você estão: 

  • e-commerce próprio,
  • marketplaces, como Mercado Livre e Amazon, 
  • redes sociais, como Instagram Shopping, 
  • WhatsApp e mais.

E aí, curtiu conhecer as estratégias de vendas para gerar mais conversões online? Com essas sete dicas você tem tudo para elevar seus resultados. 

Por isso, mãos na massa e fique ligado para tornar a sua loja uma máquina de conversões.