Aprenda como estabelecer metas e torne sua rotina mais organizada e produtiva!

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 25 de setembro de 2018 | Atualizado: 4 de julho de 2019.

Você sabe como estabelecer metas? Não?!Chegou a sua hora de deixar para trás aquela rotina descontrolada, tarefas que não se concluem e prazos não cumpridos. A organização e prioridade farão, a partir de agora, parte da sua vida!

Em tempos de rotina tão intensa, exigências urgentes, objetivos que se atropelam e responsabilidades delicadas definir metas é quase uma missão impossível.

Afinal, entre tanta demanda como selecionar aquelas que são realmente mais importantes, sendo que tudo soa como muito importante?!

Pois é, mas acredite, você não é o único que se debate pensando em como estabelecer metas. Na verdade esse é um questionamento geral.

A globalização, a revolução tecnológica, os novos formatos online de comunicação e relacionamento tornaram a vida das pessoas muito mais dinâmicas e imediatistas.

Por isso, preparamos o conteúdo a seguir com o fim de te apresentar 5 passos simples para você anotar em sua agenda e, com isso, conseguir definir suas metas mais urgentes.

Vem com a gente!

Por que é importante saber como definir metas

metas

Assim como falamos anteriormente, todo mundo vive cheio de tarefas que precisam ser resolvidas pra ontem.

Nunca temos tempo e quando temos ele vem acompanhado da sensação de estar se esgotando.

Isso porque a demanda aumenta mas a organização não. Isto é, você vê aquela onda gigante se aproximando, prestes a te engolir, mas não faz ideia de como agir para não se afogar.

A boa notícia é que, felizmente, os seus dias podem se tornar mais produtivos e menos atarefados se você souber como estabelecer metas de uma empresa e até mesmo da sua vida pessoal.

Afinal, os desafios e o tormento surgem de todos os lados.

Mas quando sabemos definir metas e agir de acordo com as reais prioridade além de fazer as coisas com muito mais tranquilidade e segurança a sua visão também se expande.

Com isso podemos tomar decisões mais racionais, determinar planos de ações mais efetivos, e planejar com maior assertividade.

Sendo assim vamos ao objetivo principal deste conteúdo: é hora de aprender, de uma vez por todas, como definir as suas metas 😉

5 passos simples para estabelecer metas

E-book Ideal Marketing para atrair clientes e aumentar o faturamento da empresa

Antes de começarmos com as dicas é importante pontuar que você deve tomar o estabelecimento de metas como algo realmente necessário e inserir essa rotina organizada no seu dia a dia.

Só assim, ou seja, de maneira constante será possível alcançar seus objetivos.

Agora sim, vamos lá!

Estabeleça prioridades

prioridades metas

Como falar de metas sem falar de prioridades? Seria simplesmente impossível.
Por isso essa é a nossa primeira dica: estabelecer prioridades!

Coloque na ponta do papel o que é de maior importância naquele momento.

Você precisa unir a demanda ao tempo no qual ela deve ser explorada.  Isto é, vamos supor que você tem objetivos como viajar, montar a sua loja virtual e iniciar um curso.

No cenário exposto, montar a sua loja virtual tem certa urgência pois você e os sócios estabeleceram um prazo curto.

Ou seja, essa claramente deve ser a sua meta no momento, as outras podem ser as próximas da lista já que não são tão imediatas e não envolvem a expectativa de terceiros.

Quebre os objetivos em atividades menores

metas quebradas

Objetivos muito grandes podem parecer impossíveis de serem alcançados. Você tenta, tenta e sente não sair do lugar.

Isso com certeza pode gerar desmotivação e a sensação de incapacidade.

Por isso, a dica é: fragmente o grande objetivo em etapas menores.

Isto é, se você quer fazer uma viagem internacional, por exemplo, e precisa de várias coisas como documentação, malas, roupas, aluguel de hospedagem, compra de passagens etc defina como primeiro passo (meta) aquela que dará continuidade às outras.

Isto é, no exemplo apresentado, comece pela documentação, afinal de que adiantaria realizar as outras etapas sem passaporte e o restante necessário para embarcar?

Percebe? As metas podem ser facilmente definidas se você olhar de forma estratégica para o todo.

Aprenda com o sucesso ou insucesso de outros

metas e sucesso

As metas de cada pessoa variam muito, mas isso não significa que você não pode aprender com o exemplo de outros.

E aqui não estamos falando apenas em aprender com os bons resultados, mas também com as metas que alguém não conseguiu alcançar.

Observe e se pergunte: O que foi feito de certo ou errado no processo, como fazer tão bem quanto ou me distanciar do possível erro?

Sejam quais forem os casos analisados por você preste atenção, principalmente, nos obstáculos enfrentados por essas pessoas e como eles podem servir de lição para a definição de suas metas.

Escolha objetivos nos quais possa trabalhar agora

metas e objetivos

Já falamos aqui sobre ponderar o tempo e os prazos nas definições de suas metas. E isso não foi à toa, planejar o futuro é excelente e necessário, mas é preciso se concentrar no agora até mesmo para alcançar os objetivos a longo prazo.

Sendo assim, pense em como estabelecer metas na quais você pode começar a se empenhar desde já, ainda que a conclusão delas demande algum tempo.

Uma meta que não é passível de ação no tempo presente não é prioridade é tarefa do amanhã.

Como dissemos, isso não significa que você não pode ter planos a longo prazo, mas deposite suas atenções e metas na maior exigência daquele momento.

Monte um plano de ação para suas metas

metas plano de ação

O que seria da teoria sem a prática? Não adianta traçar essas dicas de metas em sua agenda se não houver uma maneira de realizá-las.

E o primeiro passo da prática é com certeza o plano de ação!

Se uma de suas metas é, por exemplo, melhorar processos para vender mais, as tarefas do plano de ação devem ser algo como:

Definir as estratégias de marketing, refletir quais etapas do processo podem ser otimizadas, aprimoramento no atendimento e, quem sabe, reestruturação no produto.

Tá vendo como não é difícil definir metas ?!

e-book gratuito Ideal Marketing como otimizar a produtividade

Definitivamente você já sabe como estabelecer metas!

E então, a sua agenda já parece mais organizada, sim ou não?

Com certeza sim, afinal aprendemos juntos ao longo deste conteúdo o quanto é importante saber como estabelecer metas e a diferença que uma rotina organizada faz em nossas vidas.

Ou seja, mesmo em dias tão corridos como os nossos, tudo pode se tornar mais claro e prático.

Para isso, conforme vimos, basta definir prioridades, fragmentar objetivos, nos espelhar em resultados que têm muito a ensinar, focar nos objetivos possíveis de se trabalhar e, claro, montar um plano de ação para efetivar o que está no papel ou na mente.

Por isso, não desista! Afinal, “não é procrastinação quando você já desistiu” mas quando se é perseverante e sabe-se empenhar o tempo de maneira inteligente a procrastinação não faz parte da sua rotina 😉

Compartilhe nas Redes Sociais!