O que é Employee Lifetime Value? Saiba como otimizar o desempenho da sua equipe

O que é Employee Lifetime Value? Saiba como otimizar o desempenho da sua equipe

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 13 de janeiro de 2020 | Atualizado: 4 de março de 2020.

O Employee Lifetime Value é uma métrica que mostra o quanto um colaborador contribui para os resultados da sua empresa enquanto trabalha nela. Saber como calculá-la é fundamental para potencializar o seu desempenho e alcançar o tão sonhado sucesso.

Está sem tempo de ler agora? Baixe este conteúdo e acesse offline

Não importa o quanto a tecnologia otimize processos e automatize algumas tarefas, os recursos humanos de uma empresa ainda são um dos mais importantes de uma empresa.

Isso porque sem profissionais capacitados e engajados, você não vai conseguir aproveitar tudo o que as ferramentas podem te oferecer.

Por isso, as empresas buscam cada vez mais alternativas para medir o desempenho e contribuição de seus colaboradores a fim de potencializá-los.

Uma dessas saídas é o Employee Lifetime Value, uma métrica capaz de ajudar o seu departamento de recursos humanos a gerir melhor a sua equipe e até reter mais talentos.

Ficou interessado? Então, para saber mais sobre o que é ELTV e como cuidar melhor de uma das partes mais importantes da sua empresa, confira os próximos tópicos!

Entenda o que é Employee Lifetime Value de uma vez por todas

Com tantos recursos para coletar e analisar dados, todas as áreas de uma empresa devem aproveitá-los para tomar decisões assertivas, inclusive na gestão de recursos humanos.

Uma delas é o Employee Lifetime Value, que em português significa Valor do Tempo de Vida do Funcionário, cuja tradução já dá para entender mais ou menos do que ela se trata.

De modo geral, o ELTV mensura o retorno financeiro que cada colaborador gera durante o tempo em que trabalha na sua empresa.

Para tal cálculo, o ponto zero é o momento da contratação, o que inclui na conta os gastos com estruturação do processo seletivo e até os recursos utilizados para divulgação dele.

Depois de contratado, é considerado os custos com honorários, mas também o quanto ele contribui para a produção da receita do seu negócio até o dia do seu desligamento dele.

Embora tudo pareça muito simples, é importante ressaltar que o quanto o colaborador consegue contribuir para a sua empresa depende de diversos fatores.

Entre os principais, podemos citar o clima organizacional e as condições de trabalho. Mas uma vez que você compreenda isso, é possível aproveitar diversos benefícios.

Quer saber o que conhecer o seu Employee Lifetime Value pode trazer para a sua empresa? Então, confira o próximo tópico!

Conheça os principais benefícios que o ELTV pode oferecer para a sua empresa

employee-lifetime-value

Como iniciamos a falar no tópico anterior, o valor de cada colaborador da sua empresa vai depender de diversos fatores, os quais são sustentados por uma base de 4 pilares:

  • Cultura;
  • Gestão;
  • Desenvolvimento;
  • Onboarding.

Isso significa que, por mais que seus resultados dependam de seus colaboradores, você deve direcionar seus esforços a esses 4 pilares para que o desempenho seja previsível.

Para tanto, é preciso investir em ações de acompanhamento para atrair e reter talentos, treinamentos e suporte para aumentar os níveis de engajamento e produtividade.

Com isso, você pode aproveitar diversas vantagens no seu dia a dia, como:

Engajamento de colaboradores

O tempo de preparação de um novo colaborador é onde o Employee Lifetime Value costuma ser negativo, mas só se você não se preparar adequadamente.

Para tanto, estruturar bem um processo de onboarding é essencial para diminuir esse déficit, bem como engajar e alinhar o recém-contratado com o resto da equipe.

Retenção de talentos

Ao investir em treinamentos e na capacitação de seus colaboradores, consequentemente eles sentirão mais satisfeitos e com vontade de continuar na empresa.

Isso porque eles notam que você se acredita no potencial deles, bem como torna o ambiente de trabalho mais colaborativo.

Desenvolvimento de novas habilidades

Além de ajudar na retenção de talentos, o investimento na capacitação de seus colaboradores também ajuda-os no desenvolvimento de novas habilidades.

E isso é algo positivo para sua empresa, uma vez que com isso é capaz de se manter inovadora, competitiva e criativa no mercado.

Escolha das melhores decisões

Com um melhor desempenho da sua equipe e, consequentemente, o aumento do Employee Lifetime Value, você tem mais confiança para tomar as melhores decisão para sua empresa.

Melhora na gestão de recursos humanos

Saber por meio do Employee Lifetime Value o valor de cada colaborador é fundamental para colocar seu negócio ao caminho certo com base nos recursos humanos disponíveis.

Com isso, a gestão de pessoas do seu negócio fica mais assertiva, uma vez que seus esforços serão direcionados para extrair o melhor do seu pessoal.

Descubra como calcular o Employee Lifetime Value

Calcular o ELTV é bem simples: ele é resultado da relação entre o tempo que o colaborador fica na empresa e o seu retorno com base nos parâmetros definidos pela gestão.

Para entendermos melhor, imagine que vamos calcular o Employee Lifetime Value de um grupo de vendedores.

Como a principal função desses profissionais é fechar vendas, o retorno de cada um deles pode ser medido por meio do valor financeiro gerado por eles.

Sendo assim, o mesmo raciocínio vale para qualquer função: antes de mais nada, defina o elemento ou conjunto deles que será o principal para avaliar um cargo.

Feito isso, é só montar um gráfico no qual o eixo X (horizontal) é o tempo que o colaborador está na empresa, enquanto o Y (vertical) representa o retorno de cada um deles.

Dessa forma, você vai conseguir visualizar como está o desempenho pessoal da sua equipe.

Caso ele esteja baixo, não se preocupe: descubra como otimizá-lo com o tópico a seguir.

Saiba como otimizar esse indicador

Para otimizar o seu Employee Lifetime Value, basta pegar algumas das dicas que já demos ao longo deste conteúdo.

A primeira delas é investir em um processo bem estruturado de onboarding, para que a performance de seus funcionários comece com um pé direito.

Para tanto, também é necessário fazer com que eles tenham uma visão macro e objetiva do seu negócio desde o início, para mantê-lo alinhado com a sua cultura e objetivos.

Mesmo com todos esses cuidados, é comum que o desempenho dos colaboradores caia depois de um tempo.

Por isso, a dica final é investir em testes para medir a capacitação deles, bem como treinamentos para mantê-los atualizados com as últimas práticas do mercado.

Já sabe como medir o ELTV da sua empresa? Então mãos à obra!

Neste conteúdo, você viu que o ELTV é a métrica que representa o quanto um colaborador contribui para uma empresa enquanto trabalhar nela.

Por mais que isso possa parecer simples, com esse cálculo você consegue engajar e reter talentos, bem como desenvolver novas habilidades na sua equipe.

Com isso, é possível manter os colaboradores alinhados com a sua cultura e objetivos, a fim de torná-los capazes de atingir os melhores resultados para o seu negócio.

Para que essa se torne a realidade da sua empresa, te mostramos que para conhecer o ELTV basta construir um gráfico com a relação entre tempo de serviço e contribuição.

Mas caso os resultados apresentados não sejam satisfatórios, medidas simples como um bom processo de onboarding e treinamentos são capazes de ajudar.

Agora que você já sabe o que é Employee Lifetime Value, que tal conhecer alguns tipos de marketing para colocar o seu negócio de vez no caminho do sucesso?

Bons negócios!

2020-03-04T17:27:59-03:00

Deixar Um Comentário

Diagnóstico Gratuito do seu Marketing