Data Driven Marketing: o que é e como utilizar essa estratégia?
Publicado: 11 de março de 2020 | Atualizado: 12 de março de 2020.
Data Driven Marketing tem chamado a atenção de empreendedores ao redor do mundo. Essa estratégia permite que você conheça a fundo os seus consumidores para tomar as melhores decisões.
Data Driven Marketing significa ter uma estratégia de marketing orientada por dados e é uma das tecnologias mais avançadas para você investir na atualidade.
Isso porque com o passar dos anos, essa estratégia vem se desenvolvendo para otimizar cada vez mais o trabalho das empresas no que diz respeito à coleta de informações sobre os clientes.
Quer entender como funciona e como torná-la um pilar importante para o seu empreendimento? Então, leia este conteúdo e passe a tomar decisões concretas para o seu negócio!
O que é Data Driven Marketing?
Se você quer tomar decisões cada vez mais estratégicas para o seu negócio, então o Data Driven Marketing deve ser utilizado a partir de agora.
Isso porque essa estratégia consiste em se basear em dados coletados dos seus consumidores, fornecedores e funcionários para otimizar as ações de marketing digital.
E como esses dados podem ser captados?
Normalmente, você consegue essas informações por meio de: cliques, visitas na página do blog ou site da sua empresa, cadastro de um usuário, repasse de informações dos fornecedores etc.
Vale dizer que a quantidade de dados coletados pela sua empresa será gigantesca e é preciso saber interpretar cada uma delas.
Por esse motivo, recomendamos que você adote um sistema capaz de gerar relatórios objetivos, com o intuito de ajudá-lo a criar as soluções necessárias para fornecer um melhor produto ou serviço para o consumidor.
E é isso que o Data Driven faz por você e muito mais, como prevenir que erros aconteçam e que você esteja sempre preparado para crises no setor de atuação, por exemplo.
Qual o objetivo da estratégia?
Bom, agora que você sabe o que é Data Driven Marketing, chegou o momento de compreender qual é o seu objetivo para as empresas.
Como já mencionamos no tópico acima, essa estratégia garante decisões mais assertivas, permitindo que erros sejam evitados.
Além disso, ela tem como objetivo otimizar todos os processos das ações de marketing para que as tendências do seu mercado sejam contempladas pela sua empresa, se valendo sempre do hábito dos consumidores.
Desse modo, você consegue captar o maior número de dados possíveis para que você conheça plenamente cada cliente do seu negócio.
E isso acontece justamente pelo fato de que as marcas sabem quem, o quê, onde, quando e por quê os esforços da sua empresa em marketing são feitos.
Quais são os benefícios do marketing orientado por dados?
Essa estratégia, além de ser fácil de ser feita, pode ser implementada de forma simples, já que há sistemas que permitem isso.
Outros bons benefícios que podemos citar sobre ela são:
1. Conteúdos úteis e relevantes
Conteúdo útil e relevante é a base para uma boa campanha de marketing digital, caso você não saiba.
Por isso, você deve personalizar cada vez mais as suas produções para atender os anseios dos usuários, sempre pensando em se tornar autonomia do setor de atuação.
Sendo assim, essa estratégia facilita a escolha dos temas que são relevantes para o seu público-alvo, uma vez que se baseia em dados reais dessas pessoas.
Algumas plataformas que podem te fornecer esses dados são: redes sociais e ferramentas de automação de marketing digital, por exemplo.
2. Permite realizar testes A/B
O segundo benefício do Data Driven é a realização de testes A/B.
Com os testes A/B, é possível realizar dois testes de uma mesma variável para verificar deles gera os melhores resultados para as suas campanhas.
Ou seja, você não fica à base dos “achismos” e tem a garantia de escolher o que realmente funciona para o seu negócio.
3. Aumenta a satisfação do cliente
A experiência do cliente também é aumentada com o Data Driven, pois tudo é otimizado de modo a facilitar o negócio.
Portanto, caso você veja que um taxa de rejeição aumentou, é possível avaliar os motivos disso e ajustar quando for preciso.
Assim, a experiência do cliente é otimizada e a satisfação dele aumenta.
Por que investir no Data Driven Marketing?
Cada vez mais cresce o número de empresas que utilizam os dados no marketing para atender a todas as demandas dos seus clientes.
Em um negócio complexo, esse tipo de estratégia pode ser muito interessante, uma vez que as decisões se tornam mais concretas.
Além disso, outro ponto que chama muito a atenção de empreendedores no momento de adotar o Data Driven é o fato de que ele detecta falhas nas ações de marketing digital, bem como nos dados de todos os clientes.
Sendo assim, investir no Data Driven passou a ser uma necessidade e uma realidade de quem se importa em fazer o seu negócio crescer para valer.
Mas como aplicar o marketing orientado por dados?
Há muitas maneiras de se conseguir isso, a começar pela criação de campanhas de e-mail marketing personalizadas e segmentadas.
Geralmente, a aplicação é feita quando as informações coletadas garantem a separação de públicos e criação de listas para que as campanhas certas sejam enviadas para quem as deseja receber.
Outro fato que pode te ajudar na aplicação é que o Data Driven acompanha todas as suas ações de marketing nas redes sociais.
Assim, você consegue fazer uma mensuração de como andam todas as suas estratégias para criar planos melhores para engajar o consumidor.
Já sabe o que é Data Driven Marketing? Então está na hora de ser orientado por dados!
Neste conteúdo você viu que o Data Driven Marketing pode ser a estratégia ideal para coletar as informações dos seus consumidores.
A partir delas, as suas estratégias de marketing digital melhoram consideravelmente, uma vez que as decisões se tornam mais assertivas.
Além do mais, ele se torna a garantia de personalizar todas as campanhas para aumentar as vendas dos produtos ou serviços da sua empresa.
Para finalizar, outra dica que nós podemos dar para aproveitar o máximo o Data Driven é a leitura do conteúdo sobre Melhores técnicas de marketing digital.