Saiba como a integração do CRM e Whatsapp pode te ajudar a fidelizar clientes

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 15 de março de 2022 | Atualizado: 15 de março de 2022.

Atualmente, com inúmeros meios de comunicação, você pode se aproximar ainda mais dos seus clientes, oferecer seus produtos e serviços de uma forma muito mais direta e também manter seus clientes mais antigos atualizados e fidelizados com a sua marca.

O WhatsApp é a principal ferramenta para isso, e hoje vamos falar um pouco sobre como a integração do CRM e WhatsApp pode te ajudar a fidelizar clientes.

Antes de tudo, vamos começar com os primeiros passos para o uso do WhatsApp para vendas.

Usar o WhatsApp Business ou WhatsApp empresas

Usar essa ferramenta passa mais seriedade para os clientes, você pode incluir informações como endereço do seu site, horário de atendimento, a descrição e a localização da empresa. O aplicativo ainda conta com etiquetas para a categorização de cliente, algumas métricas e você pode configurar respostas automáticas. 

Tenha um número exclusivo de WhatsApp para o seu Negócio 

Tanto para entrar em contato com seus clientes, ou até mesmo atender e responder dúvidas você deve ter um número exclusivo para isso! Assim, com as ferramentas do WhatsApp Business  você oferece um atendimento melhor e personalizado para seus clientes. Um número fixo também evita que trocas constantes façam com que você perca contato com esses clientes e rompa os relacionamentos.

Mantenha um banco de dados com informações dos seus clientes 

Ter um Software de CRM integrado no WhatsApp  e Chat Bot te ajuda a registrar informações dos clientes, com atendimentos anteriores, produtos adquiridos, e interesses desse cliente.

Essas são as boas práticas iniciais, com o WhatsApp você não apenas fideliza seus clientes, mas também captura de leads, fecha vendas, oferece suporte e faz  ações de marketing por meio do aplicativo.

Como funciona a integração do CRM e Marketing? 

A principal missão dessa integração é alimentar o seu funil de vendas, o CRM é uma peça importante para você organizar e automatizar os contatos com seus clientes, assim melhorando o relacionamento com eles. 

O CRM é um aliado importante na coleta e armazenamento de dados e informações importantes sobre cada um dos seus clientes e leads. Assim, a empresa pode ter conhecimento e controle sobre aqueles que entraram em contato, ou tiveram interesse nos tipos de produto oferecido. Além da facilidade de poder enviar propostas de forma rápida gerando um histórico de conversas via chat bot. 

Pilares da Fidelização de Clientes 

Oferecer o melhor atendimento ao cliente 

Muitas vezes o atendimento via WhatsApp é o primeiro contato que você tem com o cliente, assim, investir em boas práticas é extremamente importante, se o seu atendimento for bem feito ele fideliza clientes e também gera a famosa e muito bem-vinda, propaganda boca a boca.

Existem tópicos importantes que você deve considerar no atendimento. 

  • Acompanhar a jornada do seu cliente na sua empresa, com um Sistema de CRM integrado isso fica muito mais fácil, você pode mover seus clientes depois do contato por funis de venda, 
  • Esteja atento aos feedbacks dos seus clientes, eles podem deixar suas sugestões de melhorias e os problemas que podem estar enfrentando com algum produto ou serviço, estar atento a isso significa estar sempre melhorando.

Ultrapasse as expectativas dos seus clientes

Um atendimento rápido faz toda a diferença, afinal de contas, ninguém gosta de ficar esperando horas para ter uma dúvida respondida. Um sistema integrado também pode permitir que você faça transferências de atendimentos, assim seus clientes não esperam tanto tempo por um atendimento. 

Além disso, quando você sabe quais as dificuldades de um cliente e investe em melhorias você mostra que se preocupa com a opinião dele.

Com a integração você pode fazer observações nos atendimentos e deixar queixas e elogios registrados, caso o problema não tenha sido resolvido você pode agendar os atendimentos futuros de forma fácil.

Manter boas práticas é o mais importante, por isso, não esqueça que antes de tudo você deve cumprir o que promete para seus clientes. 

Trabalhe com transparência 

Mesmo com muito planejamento, algumas coisas podem dar errado, e acabam não saindo como planejado. O mais importante é ser honesto com seus clientes e informar qualquer tipo de erro que possa interferir no uso do produto, ao invés de negar o problema ou fingir que ele não existe. Transparência é importante para que os seus clientes tenham confiança na sua empresa, e saibam que você não vai omitir problemas sérios. 

Com a integração você pode mandar mensagens para um grupo grande de pessoas em simultâneo, e de forma personalizada.

Como saber qual CRM integrado contratar? 

Escolher o CRM integrado ao WhatsApp é uma decisão muito importante para o seu negócio. Um software de gestão pode te oferecer muito mais praticidade e facilidade de gestão de clientes, atendimento, gerenciamento de funil, e captação dos seus leads e muito mais.