Criação de conteúdo para Blog: Como criar conteúdo relevante

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Publicado: 29 de abril de 2022 | Atualizado: 29 de abril de 2022.

A criação de conteúdo para Blog é uma das principais estratégias do Marketing de Conteúdo. Os Blogposts não têm o objetivo direto de vender, mas de entregar informações úteis e relevantes para a audiência da marca.

Atraídos pelo conteúdo, os potenciais consumidores passam a criar uma pré-disposição para consumir produtos e serviços que são vendidos pela empresa. 

Entregar informações de qualidade ajuda a reforçar a autoridade da marca e transmite confiança para quem está do outro lado das telas.

Além disso, a criação de conteúdo é uma das estratégias de marketing digital com maior custo-benefício. Ela atrai tráfego orgânico, melhora o posicionamento da marca nas pesquisas, educa a audiência e aumenta as chances de vender.

Além disso, vale lembrar que enquanto as publicações feitas no Instagram trazem visualizações por cerca de 21 horas e no Facebook, por mais ou menos 5 horas, no Blog, a vida útil do post é de cerca de 2 anos.

Quer mais motivos para começar a investir na criação de conteúdo para o blog da sua marca? Continue a leitura.

Por que investir na criação de conteúdo para Blog?

A criação de conteúdo para Blog é a principal estratégia para a atração de tráfego orgânico. Por meio de Blogposts, a marca consegue atrair os usuários que estão navegando na internet em busca de assuntos do seu interesse.

Além disso, o conteúdo é capaz de promover vantagens, como:

Melhora o relacionamento da marca com os clientes

A criação e conteúdo para Blog permite que as marcas melhorem seu relacionamento com os clientes. Isso porque, a publicação de conteúdo relevante e de qualidade gera no consumidor a sensação de confiança e proximidade.

Amplia a visibilidade do negócio na Internet

O Blog influencia diretamente no aumento da visibilidade do negócio na Internet. A marca passa a oferecer mais do que produtos ou serviços, com informações de interesse do público-alvo.

As pessoas passarão a encontrar a empresa não só quando estão pesquisando especificamente sobre um produto ou serviço. Mas também, quando estão tentando solucionar dúvidas ou aprender sobre assuntos do seu interesse.

É muito simples medir o desempenho de um conteúdo para blog

Existem várias plataformas que facilitam a medição de desempenho de conteúdos criados em um blog. Uma delas é o Google Analytics, que fornece dados extremamente úteis para mensurar o retorno de cada Blogpost.

Com isso, a empresa consegue entender o que funciona para o seu público e desenvolve conteúdos cada vez mais aprimorados e otimizados.

Aumenta as chances de vender!

De acordo com a Hubspot, cerca de 47% dos consumidores visualizam de três a cinco posts antes de avançar na jornada de compra. Quando a marca investe na produção de conteúdo útil e relevante, alcança um público mais qualificado e economiza tempo do time de vendas.

Como criar conteúdo relevante para sua audiência?

Para criar conteúdo que seja relevante para quem está lendo, é fundamental conhecer o leitor, utilizar a linguagem adequada e oferecer informações úteis. 

“Mas, como saber o que é útil para a minha audiência?” Confira as dicas:

Conheça muito bem a sua persona

A persona é um personagem semi-fictício. Ela possui as características e qualidades do consumidor ideal do seu negócio.

A pesquisa de persona deve levar em consideração dados reais sobre o comportamento, trabalho, estilo de vida, objetivos, motivações, desafios e preocupações do seu cliente.

Ao ter uma ideia formada de quem é a sua persona, você conseguirá definir os temas a serem trabalhados no blog da marca, a melhor linguagem a ser utilizada, dentre outros detalhes que tornam seu conteúdo útil para ela.

Planejamento é fundamental ao criar conteúdo para blog

A fase de planejamento é de suma importância para o sucesso do conteúdo. Ela envolve a pesquisa sobre os temas e palavras-chave com maior engajamento, definição de categorias e da etapa do funil de vendas de cada conteúdo.

É ainda no planejamento que são elaborados os briefings que são enviados para o time da redação e do design.

Aprenda o básico sobre SEO

SEO (search engine optimization) é um conjunto de técnicas aplicadas ao conteúdo que ajudam ele a obter um melhor posicionamento entre os resultados orgânicos. 

Ou seja, ao utilizar um bom SEO no seu blogpost, as chances dele aparecer nas buscas aumentam. 

A grande vantagem é que você consegue alcançar resultados positivos sem a necessidade de investimento financeiro.

Utilize métricas

As métricas ajudam a avaliar o desempenho e melhorar cada vez mais o conteúdo criado pela marca. Algumas métricas básicas que você pode utilizar a seu favor são:

  • Tráfego total do blog e dos blogposts;
  • Engajamento do público com as postagens;
  • Origem do tráfego;
  • Taxa de cliques em links e postagens;
  • Tempo de permanência dos usuários nas páginas;
  • Quantidade de inscritos no newsletter do blog.

Dicas infalíveis para mandar bem na criação de conteúdo para Blog

  1. Lembre-se que você está falando com pessoas e que conteúdos geram sensações.  Quanto melhores forem as sensações provocadas pelo seu conteúdo, maior será o engajamento do público-alvo;
  2. O conteúdo não tem a intenção direta de vender, embora seja responsável por muitas conversões. Então, foque mais na mensagem do que na ideia de vender em si. Qualidade faz muita diferença;
  3. Coloque-se sempre no lugar da sua audiência;
  4. Busque trazer ideias novas;
  5. Mantenha a consistência de publicações;
  6. Utilize as redes sociais e outros canais para divulgar o blog;
  7. Lembre-se de adaptar a página para ser lida nos dispositivos móveis;
  8. Busque sempre ser útil.

Conteúdo produzido pela equipe da agência Conteúdo Conecta