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Descubra como escapar da crise econômica e ainda fazer sua empresa crescer

Publicado: 19 de março de 2018 | Por: | Atualizado: 5 de julho de 2019.

A crise econômica brasileira tem tirado o sono de muitos empresários. Pensando nisso, o que acha de aprender como se planejar para não ter seu negócio afetado nesses tempos difíceis?

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crise econômica

Já estamos bem distantes do ano de 2014, mas o fantasma da crise econômica ainda assombra muitos empreendedores brasileiros.

Apesar dos pequenos sinais de melhora, o mercado ainda parece longe de operar em sua capacidade total.

Isso porque quase 13 milhões de brasileiros ainda fazem parte dos espantosos números de desempregados. O que é um problema para o mercado.

Afinal, quando as pessoas perdem poder aquisitivo, os comércios vendem menos. Quando o comércio vende menos, a indústria produz em ritmo menor e os resultados de todos são impactados negativamente.

É possível enxergar a luz no fim do túnel da crise econômica brasileira.

Para um momento de crise, separamos essas dicas para sua empresa não tropeçar no escuro:

Mude sua atitude

superando a crise econômica

Para vencer é preciso ter a mentalidade de um vencedor. Comece a trabalhar na sua atitude.

Não pense que isso é só papo motivacional. A atitude do empresário reflete muito no desempenho de sua empresa.

Quem quer enfrentar a crise econômica precisa estar no controle da situação. Assuma as rédeas do seu negócio e segure bem firme.

Por isso, chega de perder tempo reclamando. Essas atitudes de vitimismo não ajudam em nada!

Para enfrentar os desafios da crise econômica brasileira, é preciso ter foco, disciplina, visão e coragem.

Estude a crise

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A crise econômica afeta a todos os setores, mas cada um de uma forma diferente.

Estude nos mínimos detalhes como os efeitos da crise afetam o seu negócio, seus concorrentes e o ramo como um todo.

Assim, ficará mais fácil perceber quais são os problemas a serem superados. Você poderá descobrir as áreas da empresa com maior dificuldade e os setores que necessitam de maior investimento.

Outro ponto importante de estudar amplamente a crise é identificar quais são de fato os desafios a serem enfrentados e quais são os resultados negativos causados pela má gestão.

Com isso, você já começa a blindar sua empresa para qualquer outra fase.

Enxugue sua estrutura

Enxugar a estrutura não significa necessariamente diminuir a empresa.

Esse talvez seja o principal ponto para garantir que seu negócio tenha forças para superar a crise econômicas.

É preciso economizar!

Não é só diminuir os gastos, é saber investir menos e de forma mais eficiente. Para isso, a empresa precisa passar pelo processo de gestão de custos.

Separamos algumas dicas para você saber como começar. Mas se quiser aprender sobre redução de custos em mais detalhes, clique no link.

Diminuição do pró-labore

O pró-labore é o salário do dono da empresa. Para enfrentar a crise econômica é necessário repensar essa quantia.

Então, comece a economizar em casa. Essa simples atitude vai liberar ao seu negócio maior capital de giro.

Redução de custos

Os custos da sua empresa são todos os gastos ligados à produção, distribuição e comercialização do seu produto ou serviço.

Durante a crise econômica, esses gastos precisam ser revistos. Aplicando a gestão de custos eficiente é possível diminuir a necessidade de investimento sem perder a qualidade nos serviços prestados por esses setores.

Buscar por novos fornecedores de matérias-primas com preços mais baixos, criar parcerias a fim de diminuir o custo de logística e reduzir o estoque são ações que podem ser necessárias nesses tempos difíceis.

Quer saber ainda mais sobre redução de custos? Dê uma olhada no conteúdo que temos para você clicando no link.

Redução de despesas

As despesas são os gastos da parte administrativa, do marketing, da área de vendas, do setor de pesquisas etc.

Neste ponto, as economias mais simples podem ser muito úteis para superar a crise econômica brasileira.

Trocar a marca do café de seus funcionários, desenvolver campanhas de racionamento de água e energia, eliminar o uso de papel nas operações administrativas e cancelar algumas confraternizações são atitudes que possibilitam grande economia.

Trabalhe mais, trabalhe melhor

escapando da crise econômica

Essa dica é óbvia, mas precisamos reforçar.

Em períodos de crise econômica, é preciso trabalhar mais. O empreendedor deve aumentar sua dedicação ao negócio.

Mas não é só questão de ter vontade, é preciso ter foco. Concentre as operações do seu negócio naquilo que ele faz de melhor.

Focar no produto ou serviço principal torna o retorno mais garantido, sem riscos e investimentos desnecessários.

Além disso, as ações precisam ser rápidas. Os problemas identificados devem ser prontamente resolvidos.

Caso contrário, a empresa ficará cada vez mais afetada, como uma bola furada.

Crie diferencial para o seu produto

Se quer diminuir os efeitos da crise econômica brasileira sobre as suas vendas, é preciso ter diferencial.

Os resultados da gestão de custos devem possibilitar à sua empresa lançar produtos ao mercado por um preço menor. Afinal, você gastará menos para produzi-lo.

Mas não só isso, aproveite o capital economizado para investir em pesquisas com a intenção de melhor seu serviço ou produto.

Se seu negócio oferece aos clientes um produto barato e melhor, suas vendas ainda podem crescer.

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Invista em estratégias de marketing de baixo custo. Elas podem ser mais efetivas se comparadas aos métodos mais tradicionais.

Em tempos de crise econômica, o Inbound Marketing, por exemplo, conquistou a preferência de milhares de pequenos e médios negócios.

Isso é devido a capacidade dessa estratégia em conquistar clientes a longo prazo por um custo de aquisição pequeno.

Os números do inbound marketing impressionam, mas antes de investir nessa estratégia é necessário conhecê-la melhor.

Confira nosso conteúdo de como vender pela internet com Inbound Marketing para aprender mais sobre isso.

Tenha visão de longo prazo

O momento pode ser difícil, mas ele vai passar.

A crise econômica acaba, mas as medidas tomadas pela sua empresa devem ser duradouras.

Muitos empreendedores erram ao não executar ações semelhantes às indicadas nos momentos de crise em tempos de vacas gordas.

Então, planeje a longo prazo! Aproveite o momento de mudanças para projetar um futuro melhor.

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Agora, você já conferiu algumas dicas de como enfrentar a crise econômica.

Não perca tempo, quanto antes você começar a aplicar as ações, mais rápido poderá desfrutar do resultado delas.

Para ler mais conteúdos úteis ao crescimento da sua empresa, acompanhe o blog da Ideal Marketing.

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