Como utilizar o Whatsapp para vender?
Publicado: 6 de março de 2019 | Atualizado: 12 de julho de 2019.
Você já sabe como vender pelo whatsapp? Chegou a hora de deixar o seu negócio dentro das novas práticas de comunicação da modernidade e alcançar cada vez mais clientes.
“Como utilizar o whatsapp para vender?” Essa é a pergunta que diversos gestores estão realizando desde 2018.
Isso porque em 2016, o aplicativo WhatsApp atingiu a marca de 1 BILHÃO de usuários, só no Brasil são mais de 100 milhões.
Diante desses números significativos, fica claro o motivo pelo qual realizar vendas por meio do whatsApp é uma oportunidade para alavancar o faturamento de qualquer empresa.
É inegável que o WhatsApp tornou-se uma poderosa ferramenta de vendas, afinal é um canal onde as pessoas passam muito tempo do seu dia online.
Ou seja, para que perder tempo ligando e muitas vezes importando alguém que não quer receber uma ligação, se há a oportunidade de contatar essa pessoal rápido e de forma prática pelo whatsapp?
Mas é claro que toda prática nova exige regras e bom senso com relação a não ultrapassar os limites na comunicação com o cliente, a fim de não ser inconveniente.
Por isso, confira o conteúdo a seguir e veja como utilizar o whatsapp para vender de forma estratégica e eficiente.
Vantagens de usar o whatsapp para vender
Uma das principais vantagens de usar o whatsapp para vendas, é o fato de ser um aplicativo gratuito, sendo necessário apenas estar conectado a internet.
Outro diferencial, é a possibilidade de realizar diversas atividades simultâneas enquanto conversa com alguém neste aplicativo, uma vez que, pode atender telefone, responder um e-mail, atender pessoalmente, e em paralelo, realizar um atendimento via WhatsApp.
As pessoas não têm mais paciência para atender um telefonema a todo instante, por outro lado, responder uma mensagem de WhatsApp em seu Smartphone, é algo rápido, fácil, e muito mais cômodo para emissor e receptor.
Como vender pelo whatsapp
Em primeiro lugar, defina quem será o responsável pela comunicação via aplicativo.
Afinal não seria nada inteligente deixar nas mãos de diversas pessoas, imagine uma negociação iniciada por um vendedor e depois retomada por uma outra pessoa que não está por dentro do contexto, ela pode acabar enviando alguma mensagem desconexa para o cliente.
O profissional que ficar responsável por gerenciar a comunicação via whatsapp precisa estar sempre disponível em horário comercial, deve-se ter em mente que essa é uma ferramenta de vendas como qualquer outra e, por isso, as regras de um bom atendimento ao cliente também servem para esse contexto.
Também é preciso encaixar as etapas de comunicação via whatsapp no processo de vendas geral, afinal é necessário ter uma visualização completa de como está funcionando as negociações e resultados via aplicativo.
Quanto a dinâmica de comunicação, trata-se de algo bastante relativo isso porque tudo vai depender das respostas do cliente e da abertura que ele der ou não para a frequência da conversa.
É interessante estabelecer prazos para o envio de determinadas mensagens, por exemplo, o cliente que ficou de dar uma resposta só deverá ser contatado de novo para eventual retomada de comunicação após 3 dias.
Prazos desse tipo ajudarão o profissional a ter uma frequência adequada para que não importune o cliente mas também tenha follow-ups ativos e periódicos de forma não invasiva.
Por último, destacamos a importância de ter um perfil totalmente empresarial, não só na descrição e imagem mas também, e principalmente, na própria comunicação com o cliente.
Ainda que estejamos falando de um relacionamento por meio de uma plataforma descontraída e impessoal, ainda se trata de uma relação entre empresa e cliente, portanto deve-se manter o padrão.
No mais, se você for investir em lista de transmissão é importante não criar uma mensagem 100% genérica que distancie o cliente por não gerar identificação.
Por isso, pode ser interessante fazer listas de transmissão personalizadas de acordo com grupos específicos de clientes e possíveis clientes.