Como usar o YouTube na Estratégia de Marketing Digital da Empresa?

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Publicado: 14 de junho de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

O Youtube é uma das maiores redes sociais no mundo, com mais de 2.2 bilhões de usuários ativos. Além disso, a plataforma é o

segundo maior mecanismo para buscas do planeta, atrás apenas do Google. Sabendo disso, uma empresa que visa o sucesso

online deve utilizar o YouTube na estratégia de marketing digital.

No YouTube, concentram-se todos os tipos de públicos, com gostos e desejos diversos. Criar um canal e trazer conteúdos

relevantes, podem ser os passos iniciais para o fortalecimento de sua marca. Porém, ter estratégias traçadas e vídeos com boa

qualidade áudio visual podem fazer toda a diferença num mundo tão competitivo.

O bom de tudo isso é que para publicar os vídeos é de graça, além disso, a pessoa pode alcançar um público mais segmentado.

Para isso, basta utilizar as técnicas de YouTube SEO. Também, é possível pagar por publicidade na plataforma e ter resultados

ainda mais rápido. E esse tipo de marketing é mais barato do que fazer comercial no rádio ou TV, por exemplo.

Vale lembrar que, uso da criatividade e a boa comunicação transmitem confiança e podem ser fatores decisivos para o

crescimento e fortalecimento de sua marca, independente se a mesma paga por publicidade ou não.

YouTube na estratégia de marketing digital

O Marketing Digital engloba várias ações práticas, que quando bem utilizadas trazem ótimos resultados, mas não devemos

esquecer que as estratégias são quem direcionam os esforços para um novo orizonte que é o sucesso.

Vejamos as principais estratégias de marketing digital e como podem ser usadas para alavancar seu negócio:

Autoridade da marca

O primeiro passo será criar um canal no YouTube para sua empresa, em seguida, configurá-lo e realizar algumas ações para que

sua marca ganhe visibilidade e confiança no mercado.

No marketing digital, existem estratégias que estimulam ações importantes como o compartilhamento, por exemplo, que são

essenciais para que a empresa passe a ser reconhecida por novas pessoas que futuramente poderá se tornar clientes.

Então, tenha em mente que dominar o assunto e trazer conteúdos relevantes e de qualidade são importantes para que as

pessoas recomendem seu vídeo para outras pessoas. Assim, sua marca começará a ganhar certa autoridade no ramo em que

atua.

Para criar autoridade, será necessário que seus conteúdos entreguem o que seu público realmente precisa ouvir e, além disso,

tente ser original no que faz. Ser criativo e original são diferenciais que fazerem com que sua empresa ganhe um destaque

maior, em relação aos concorrentes que tendem a fazer tudo igual.

Esteja sempre atualizado com as tendências do seu nicho e perceba o comportamento dos usuários em relação ao mercado. Isso

fará com que, cada vez mais, seus conteúdos sejam direcionados para o que seu público realmente deseja.

Maior visibilidade

Sendo o segundo maior buscador da web, a todo instante no YouTube, usuários de todos os perfis e gostos estão em busca de

conteúdos para consumi-los, seja para tirar dúvidas, solucionar problemas ou mesmo em busca de informações sobre

determinados produtos.

Uma empresa que ainda não tem um canal de conteúdo no YouTube, acaba deixando de lado a grande oportunidade de tornar

a sua marca visível para o mundo inteiro.

Se sua empresa tem um site, o YouTube pode aumentar significamente a quantidade de acessos, melhorando assim o

posicionamento do mesmo nos motores de buscas e trazendo oportunidades de bons negócios.

A notícia boa é que, para ter visibilidade no YouTube, de forma que os vídeos tenham acessos, não precisa necessariamente

pagar por anúncios, basta ter vídeos bem gravados e aplicar as técnicas de SEO. Portanto, ter um canal no YouTube é sinônimo

de oportunidades, de alcançar o cliente certo, de forma natural, e sem precisar pagar.

Tornar os produtos e(ou) serviços conhecidos

Pense o seguinte: já que no YouTube, os vídeos de conteúdos, tutoriais e vídeos reviews são bastante consumidos, eis uma

oportunidade para divulgar seu produto.

Aproveite o potencial desses tipos de conteúdos para divulgar seus produtos ou serviços. Crie conteúdos de qualidade que as

pessoas estão em busca e aproveite para divulgar sua marca e os produtos.

Tenha a logo de sua marca, em forma de marca d’água, fixado num local estratégico no vídeo. Também é importante que, na

introdução do vídeo ou no final, você informe sobre a existência de produtos e outros conteúdos na descrição.

Aproveite a descrição para adicionar seus principais produtos e links para outros canais de comunicação, como exemplo, seu

site e contatos como e-mail, WhatsApp, etc.

O principal objetivo da estratégia de marketing digital no YouTube é atrair pessoas que necessitam da informação que você

domina. Mostrar que sua empresa tem produtos de qualidade é algo interessante, mas criar autoridade no que faz será algo

decisivo para que sua empresa conquiste cada vez mais o mercado.

Gerar leads e vendas

Lembre-se de que, os vídeos no YouTube devem ser usados para complementar e gerar mais tráfegos para os conteúdos de seu

site ou blog. Mas, não devemos esquecer que na descrição dos vídeos devem conter tanto link para seu site, assim como links de

produtos.

Durante seu vídeo, faça chamadas para ação. Informe aos visitantes que existem conteúdos complementares na descrição, seus

produtos, e-books, etc.

Também, utilizar links para páginas de captura de leads, pois é uma excelente ideia para que haja uma aproximação maior com

os seguidores e é uma ótima estratégia para que haja conversão.

Um vídeo quando bem produzido e otimizado traz resultados por bastante tempo e com ele é possível gerar tráfego, leads e

vendas. Então, não deixe de utilizar ao máximo todas as possibilidades que a plataforma nos permite explorar.

Como crescer meu canal do YouTube

Tendo em vista o grande potencial de conversão do YouTube, as empresas que deseja ter maior visibilidade online e aumentar

as vendas, utilizam suas estratégias de marketing nessa rede social. Porém, algumas delas enfrentam dificuldades de ganhar

inscritos no YouTube.

Existem algumas ações que podem potencializar o alcance das publicações e atrair novos inscritos. Confira algumas delas:

  • Conteúdos relevantes e de qualidade;
  • Edite os vídeos antes de publicá-los;
  • Crie Título impactante, utilize descrição detalhada e use tags que descreva sobre de que se trata o video;
  • Tenha frequência nas publicações;
  • Faça chamada para ação durante o video;
  • Tenha uma boa comunicação com seu público e responda os comentários;
  • Sempre que possível, traga novidades;
  • Compartilhe os vídeos nas principais redes sociais.
  • Manter o canal atualizado e ter certa frequência na criação dos conteúdos tem que ser algo rotineiro para um bom crescimento
  • do canal no YouTube.

É necessário usar o YouTube na estratégia de marketing digital?

Se você deseja aumentar a visibilidade da marca e tornar seus produtos mais populares, não fique de fora. Crie um canal, deixe

ele com a cara de sua empresa e lembre-se, traga conteúdos de valor e aproveite todo o potencial que o YouTube tem a oferecer.