Como turbinar o site da sua empresa

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Publicado: 5 de outubro de 2021 | Atualizado: 26 de outubro de 2021.

Você já deve estar careca de saber que hoje em dia é fundamental ter um site bacana para a sua empresa ou projeto, mas o que nem todo mundo sabe, é que não adianta nada ter um site incrível, se ele não aparece nas buscas do Google.

Para que isso aconteça, é crucial otimizar suas páginas em diversos aspectos – que vão desde a melhoria na velocidade de carregamento, até a construção de uma forte rede de links –, implementando as técnicas que vamos apresentar neste artigo.

Core web vitals

A velocidade de carregamento de uma página da web sempre foi importante aos olhos do Google, mas recentemente ela se tornou um requisito básico para que um site apareça nas buscas.

O core web vitals é o conjunto de métricas que determina se um site é rápido ou lento, e é nele que você deve mirar na hora de otimizar suas páginas.

Para descobrir como anda sua pontuação, acesse a ferramenta de teste de velocidade do próprio Google, e cole uma URL de seu site.

Se tudo estiver no vermelho, você vai precisar de um bom programador para mudar essa situação, pois o ideal é que tudo esteja verde, com as principais métricas abaixo dos 2,5 segundos (FCP e LCP).

Ah, e não esqueça de comparar seus resultados com os de seus concorrentes, principalmente nos celulares.

SEO on-page

Você já deve ter lido ou ouvido a frase “conteúdo de qualidade é tudo”, mas acontece que no mundo real do SEO (Search Engine Optimization), isso é só metade do trabalho.

O SEO on-page é o conjunto de técnicas de otimização voltadas para a estrutura e o conteúdo das páginas que compõem um site da web, sendo fundamental para potencializar a visibilidade nas buscas.

De forma resumida, seus principais pontos de verificação são:

  1. Desenhar e implementar uma estrutura de conteúdos que seja simples e clara não só para o usuário, como também para o Google;
  2. Definir e aplicar corretamente a palavra-chave que “leva” cada página para as buscas (colocá-la no início do título, durante o texto e na meta-descrição);
  3. Linkar internamente os conteúdos relacionados;
  4. Disponibilizar corretamente a marcação SCHEMA de cada página para o Google.

Além disso, é importante verificar o código HTML de cada página, pois é importante que não haja erros de sintaxe nos mesmos. Uma boa ferramenta para essa tarefa é o W3C Validator.

Por fim, é importante otimizar as URLs do site para que elas sejam absolutamente únicas (o Google odeia coisas duplicadas), curtas e simples (fique longe de códigos numéricos).

E sempre que possível, coloque apenas a palavra-chave que você quer “atacar” no endereço da página, separando os termos com hífens. Ex.: meusite.com/seguro-para-celular.

SEO off-page

Se o SEO on-page cuida de tudo o que pode ser melhorado DENTRO de um site, o SEO off-page fica responsável por tudo que fica FORA.

Nesse universo, o primeiro passo é enviar suas páginas para indexação através do GSC (Google Search Console), pois é assim que o gigante das buscas vai saber que o seu site existe, e, mais importante; deseja ser encontrado.

A seguir é hora de criar uma bela rede de links “em volta” do seu site – começando pelos perfis em redes sociais e plataformas web 2.0 –, pois isso irá fortalecer a presença digital da sua marca.

A regra é clara: onde você puder colocar um link apontando para o seu site, coloque. 

Vale vídeo no YouTube com link na descrição, comentários pertinentes em blogs, postagens no Pinterest, email marketing, e até parcerias com outros sites. Só não vale ficar fazendo SPAM por aí.

Ferramentas gratuitas

Depois de otimizar tudo, chega o momento de acompanhar os resultados do seu trabalho.

Para isso, nada melhor do que aproveitar ferramentas gratuitas disponíveis para computador e celular.

O SerpMOJO é um aplicativo para celular onde você pode acompanhar em que posição nas buscas a sua página está aparecendo quando uma palavra-chave específica é inserida no Google, e o mais legal é que você pode acompanhar várias palavras-chave ao mesmo tempo.

Outra ferramenta importantíssima para ter sempre à mão é o plugin para navegador Keyword Surfer.

Nele você consegue saber qual é o volume de buscas atual para uma palavra-chave específica, informação que vale ouro na hora de planejar um novo conteúdo para o seu site.

Afinal, ninguém quer começar um textão sabendo que não vai trazer cliques, certo?

Dica extra: SEO reverso

Às vezes você coloca todo seu esforço de otimização na palavra-chave “fotos de gestantes”, e acaba descobrindo através do GSC que, na verdade, as pessoas chegam na sua página por outra busca, como “book fotográfico para grávidas” por exemplo.

Como a intenção de busca do usuário é mais importante do que qualquer palavra-chave, é hora de modificar o conteúdo para que ele entregue o que os visitantes procuram.

Dá trabalho, mas os resultados certamente vão valer a pena.