Como fazer um bom marketing para clínicas médicas?

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Publicado: 24 de junho de 2022 | Atualizado: 24 de junho de 2022.

 

Atualmente, para que um negócio tenha sucesso, ele precisa ter uma presença forte na mente do seu público. Para realizar isso, as empresas estão investindo cada vez mais em seu marketing, principalmente no meio digital, para fortalecer a imagem da sua marca.

Nesse cenário, o marketing médico foi se tornando cada vez mais importante para os profissionais da saúde. Com ele, é possível tornar sua clínica mais conhecida e assim conseguir novos pacientes de forma recorrente.

Se você quer saber como fazer um bom marketing para a área da saúde, pode se beneficiar das 6 práticas que listamos a seguir para clínicas médicas. Boa leitura!

1. Consulte o código de conduta médica

Existem muitas áreas que são mais livres para criar qualquer tipo de publicidade para seus negócios, mas a área médica não é assim.

Por lidar com assuntos mais delicados que os demais setores, é necessário tomar um cuidado especial na hora de realizar o marketing médico. Antes de criar qualquer campanha, é interessante consultar o Código de Ética Médica e a Resolução CFM n.º 1.974/2011.

Eles são os responsáveis por estipular critérios de como a propaganda na área médica deve ser feita de forma ética que não corrompa a saúde de ninguém do seu público. Com esses documentos em mãos, você poderá seguir criando sua estratégia de forma mais aprofundada.

2. Conheça seu público

Para uma estratégia de marketing dar resultado, é preciso conhecer muito bem seu público. Todas as ações realizadas precisam ser pensadas para atrair o tipo de paciente que a clínica busca.

Pensando nisso, é fundamental conhecer o perfil do seu paciente ideal para saber como atraí-lo. Sendo assim, você pode começar definindo algumas características importantes sobre ele, como:

  • Quais canais de comunicação ele mais utiliza;
  • Que tipo de problemas ele precisa de solução;
  • O que ele valoriza em um atendimento médico;
  • Que ação faz ele desconfiar de um profissional de saúde;
  • Quais são as pessoas com forte influência sobre ele;
  • O que faz ele escolher por uma clínica frente às demais.

Esses são só alguns pontos que você pode começar a trabalhar para conhecer melhor o seu público. Essas informações o ajudarão a fazer um marketing efetivo, que realmente chame atenção dessa pessoa e conquiste ela com o tempo.

3. Esteja presente nas redes sociais

Hoje em dia, os negócios que não estão presentes nas redes sociais não se tornam conhecidos com tanta facilidade. Seu público pode até ouvir falar da sua clínica, mas se ela não estiver presente nas redes sociais, fica difícil ter confiança e realizar uma consulta.

Por conta disso, é importante estar presente nas redes sociais e criar conteúdo que faça seu público se engajar com seu negócio.

Como hoje existem muitas redes sociais, e cada uma funciona de uma forma diferente, é importante conhecer melhor cada uma delas, o que elas podem oferecer e, principalmente, que tipo de público acessa elas.

Isso é importante porque fazer marketing para as redes sociais pode ser um grande trabalho, portanto é interessante focar esses esforços e investimentos nas redes certas, que aproximarão você do seu público ideal.

4. Tenha um site e blog atualizados

As pessoas podem até usar muito as redes sociais, mas é imprescindível que você tenha um bom site e blog. As redes sociais são importantes, mas elas ainda são um terreno alugado onde você fica à mercê dos seus algoritmos.

Ao ter um site e blog, você terá um ambiente completamente seu na internet, onde você pode colocar o que quiser e ainda deixar tudo na identidade visual da sua clínica.

Além disso, seus futuros pacientes sempre vão querer obter mais informações sobre seu negócio, e ter um site com tudo informado pode ajudar eles a entenderem seu serviço e até agendar uma consulta por lá.

E não podemos esquecer que ao ter um blog, fica mais fácil para novos pacientes encontrarem você. As publicações dele vão aparecer nos resultados de buscas de ferramentas como o Google ou Bing. A partir disso, o público poderá tirar algumas dúvidas no seu blog e assim ganhar mais confiança no seu serviço!

5. Crie uma conta na ferramenta Google Meu Negócio

Ainda falando sobre aparecer nos resultados de busca, outra prática super recomendada para as clínicas é fazer uma conta no Google Meu Negócio. 

Essa ferramenta permite que você cadastre o endereço da sua clínica com informações de contato e horário de funcionamento. Lá também tem espaço disponível para adicionar fotos do seu estabelecimento e receber avaliações dos seus pacientes. 

Todas essas informações aparecem para novas pessoas que estejam buscando a ajuda médica que você oferece. Isso facilita para que seu negócio seja melhor encontrado e consiga mais pacientes.

6. Use o e-mail marketing para fidelizar pacientes

A estratégia do e-mail marketing é uma ótima opção para você se comunicar com seus pacientes e criar um bom relacionamento com eles. A partir dela, você pode realizar ações como:

  • Divulgar publicações do seu blog;
  • Confirmar agendamentos de consultas;
  • Lembrar os pacientes das consultas futuras;
  • Informar sobre a prontidão de resultados de exames;
  • Passar informações no pós-consulta.

Ao usar o e-mail marketing, além de passar mais profissionalismo para o seu paciente, você consegue facilitar a vida dele e passar as informações de que ele necessita. Dessa forma, você consegue ir fidelizando o paciente aos poucos.