Como criar uma estratégia de marketing digital eficaz no WhatsApp

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Publicado: 23 de junho de 2022 | Atualizado: 23 de junho de 2022.

O WhatsApp é um dos aplicativos mais populares no Brasil, com aproximadamente 1,3 bilhões de usuários ativos no mundo. Com o número de usuários crescendo a cada ano, este fenômeno virtual oferece a oportunidade de divulgar o seu negócio e vender seus produtos e serviços.

Um passo muito importante para aplicar essa estratégia no seu planejamento de marketing é contar com uma agência de Marketing Digital. Porém, separamos algumas dicas básicas para começar a adquirir um espaço neste aplicativo. Vamos conferir?

Envie mensagens personalizadas

O WhatsApp é usado principalmente para que as pessoas se comuniquem. Então, utilize sempre o nome do contato no início da mensagem e mande algo que possa interessar o cliente. Dependendo do tom da conversa, você pode até enviar algumas figurinhas e memes, mas primeiramente mantenha o tom profissional.

Não seja invasivo

Por ser um espaço mais íntimo do consumidor, mantenha o fluxo de mensagens baixo. Seja objetivo e deixe o cliente liderar a conversa. Entenda o que serve e o que pode ser descartado para os seus próximos envios.

Realize um planejamento estratégico

É necessário estabelecer quais tipos de conteúdos enviar, horários de envio e situações onde é viável enviar uma mensagem, como o lançamento de um produto novo ou uma semana de promoção, por exemplo. A ajuda de uma agência de Marketing Digital neste momento pode te auxiliar a conquistar mais sucesso no app.

Conecte-se somente com seus clientes

O WhatsApp não é indicado para se comunicar com clientes potenciais, o mais recomendado é se conectar com quem já conhece a sua marca e que deram permissão para enviar mensagens.

SAC por WhatsApp

Você pode prestar um serviço de SAC mais ágil pelo WhatsApp. Tenha um responsável para atender o consumidor o mais rápido possível para não atrapalhar a qualidade do atendimento.

Pós-venda

Após o atendimento, pergunte se o cliente foi bem atendido ou se teve uma boa experiência com o produto, por exemplo. A pesquisa de satisfação contribui para entender o que está funcionando na estratégia, estreitar o relacionamento e fidelizar mais clientes

Concilie com divulgações nas redes sociais

Você pode conciliar um bom relacionamento, suporte e promoção de produtos e serviços no WhatsApp com divulgação nas redes sociais. Ter uma estratégia multicanal é essencial para alavancar seus resultados.