Como fazer mapa mental? Veja um passo a passo de como criar o seu modelo!

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 22 de julho de 2019 | Atualizado: 22 de julho de 2019.

Saber como fazer mapa mental é um passo muito importante para você começar a construir um projeto de sucesso. Por isso, nós estamos prontos para te ensinar como a desenhar o seu.

O mundo dos negócios é bastante complicado e, mesmo que você conte com o auxílio do Marketing Digital, se destacar diante desse cenário é uma tarefa que precisa ser traçada muito bem.

Por esse motivo, é necessário que você aprenda e planeje todas as tarefas para acumular o maior número de informações possíveis.

Mas para que esses dados não se percam na sua cabeça, é importante criar um modelo de mapa mental para conseguir organizar todas as suas ideias.

Ainda está com dúvidas? Então pare agora o que você está fazendo e leia este conteúdo para saber como fazer mapa mental.

O que é mapa mental?

como fazer mapa mental

Organização, planejamento, memorização e análise são apenas alguns termos que resumem o mapa mental, que se tornou uma das técnicas mais procuradas para quem busca uma forma de aprender determinada tarefa.

Com uma estrutura pensada para que conteúdos sejam compreendidos facilmente, o mapa mental também se tornou um método bastante usado para a tomada de decisões.

Isso porque ele pode otimizar a maneira como associamos diferentes informações, a fim de deixá-las harmoniosas para que o nosso cérebro entenda todas elas.

Criado pelo britânico Tony Buzan, hoje o mapa mental é uma das técnicas mais procuradas por empreendedores que querem aumentar a lucratividade dos seus negócios.

Contando com diversos recursos, como cores e símbolos, por exemplo, o mapa mental consegue conectar todas as informações de um conteúdo para que elas sejam recordadas mais facilmente.

E é exatamente por isso que aprender como fazer mapa mental também é uma importante atividade para você ligar as suas sinapses neurais.

Afinal, essas sinapses neurais se beneficiam a partir da ligação de imagens e palavras, fazendo com que o seu cérebro “acenda” e “pesque” algumas memórias.

Por exemplo, quando você ouve ou pensa na palavra “água”, logo muitas lembranças vêm à tona para você associar ao elemento, como uma cachoeira.

Com um modelo de mapa mental, os recursos gráficos ativam muitas partes do cérebro, fazendo com que o mesmo tenha muitas opções para que a memória seja ativada.

Não à toa, esse método é muito útil e usado em reuniões de brainstorming, já que a criatividade também acionada.

Pronto, você agora sabe o que é mapa mental e já pode ativar o seu cérebro para ligar palavras à imagens ou vice-versa.

Para que o seu conhecimento, seja mais aprofundado, vamos te ensinar também como fazer mapa mental.

Quer ver? Então sigamos para os próximos tópicos!

Conheça as vantagens de criar e usar um modelo de mapa mental

e-book gratuito Ideal Marketing como otimizar a produtividade

Como você viu o que é mapa mental, sabe muito bem que esse método é o melhor para organizar informações.

Mas você está muito enganado se você pensa que ele faz somente isso.

Sendo assim, fique atento neste tópico para você saber quais são as principais vantagens de criar e usar um modelo de mapa mental.

Vamos lá?

Facilidade em memorizar

Como falamos acima, o mapa mental te ajuda a associar palavras a imagens, determinando se você consegue se lembrar de informações úteis.

Além da associação, outro fator interessante de como fazer mapa mental é a interação direta que você tem com algum conteúdo.

Por esse motivo, nós nos preparamos melhor para uma prova quando fazemos exercícios e relemos algumas atividades.

Pensamentos organizados

Um modelo de mapa mental bem criado pode te ajudar a organizar os seus pensamentos de modo que você não fique perdido no início de um novo projeto.

Isso porque há sempre pequenos detalhes que deixamos escapar na criação de um empreendimento.

E, quando você sabe como criar mapa mental, todas as informações podem ser passadas de maneira simplificada, evitando que alguns itens sejam esquecidos.

Além disso, como no mapa mental há recursos gráficos, o seu trabalho no momento da organização pode ser muito mais rápido e fácil.

Explosão de criatividade

Quando nos deparamos com algo muito técnico e de difícil assimilação, raramente damos continuidade a isso.

No entanto, a partir do momento em que você sabe como fazer mapa mental, a sua criatividade pode explodir, tornando o difícil em algo muito fácil.

Afinal, o mapa mental permite que ilustrações sejam feitas, legendas sejam colocadas e diversas fontes de pesquisa podem reforçar o seu conhecimento.

Sendo assim, se você quer saber realmente o que é mapa mental, é fundamental que você coloque a sua criatividade à prova e faça uma figura digna de ser olhada todos os dias.

Saiba como fazer um mapa mental

como fazer mapa mental

Você já sabe o que é mapa mental e conhece algumas vantagens desse modelo que está se tornando um dos queridinhos dos empreendedores.

Por isso, chegou o momento de você aprender como fazer um mapa mental!

Antes de mais nada, é importante te informar que um mapa mental pode ser mais facilmente criado se você pensar em alguma situação específica.

Dito isso, vamos então aprender como fazer um mapa mental?

Passo 1: A definição do tema principal do seu mapa

A partir do momento em que você decidiu procurar como fazer mapa mental, é importante ter uma boa ideia na ponta do lápis.

Afinal, ele será guiado por um tema principal, que guiará todos os tópicos que serão incluídos posteriormente.

Para facilitar, você pode criar palavras-chave que representam os temas que você deseja abordar ou outras expressões mais simples.

A ideia é que você não detalhe muito os tópicos, pois ele não ficará mais parecido com um mapa mental.

Ou seja, resuma o máximo que você conseguir para memorizar os pontos que realmente são importantes para você.

Passo 2: Junte todas as informações necessárias

Assim que você tiver o seu tema principal, chegou o momento de colocá-lo em prática.

Para tanto, coloque o material que você tem em uma mesa e faça uma leitura de tudo.

Nela, tente encontrar pontos realmente importantes para que você crie notas que possam ser inseridas no seu mapa mental.

A partir de então, você começa a ter as informações que você precisa para criar um modelo de mapa mental.

Passo 3: Selecione as informações

Para dar continuidade e fazer com que você aprenda de vez como fazer mapa mental, é necessário agora selecionar as informações, da mais importante para menos importante.

E esse é o momento em que você criará um modelo de mapa mental, de fato.

Primeiramente, trace o tema principal em uma folha, fazendo com que ele fique bem visível – utilize uma fonte grande e coloque cores e desenhos para ajudar a se lembrar dele.

Depois, crie círculo pequenos, os quais devem ter linha que interligam entre si.

Em outras palavras, esses subtópicos ser separados da seguinte forma: os mais importantes próximo do tema principal e o menos importantes, afastados.

Passo 4: Reorganize tudo

Pronto, agora você já tem uma base de como fazer mapa mental e está preparado para organizar todas as suas ideias.

Porém, há quem pense que um modelo de mapa mental deve ser finalizado logo de primeira, se esquecendo de que projetos sofrem alterações com frequência.

Afinal, novas informações são adquiridas ao longo do tempo e, por isso, você não deve encerrar o seu mapa mental assim que colocar tudo o que está em sua cabeça no papel.

Por isso, é fundamental que você faça revisões regularmente no seu mapa mental para que ajustes sejam feitos com o passar do tempo.

Já sabe como fazer mapa mental? Então coloque agora essa técnica em prática!

E-book gratuito da Ideal Marketing com dicas de gestão empresarial

Nesse conteúdo você aprendeu como fazer mapa mental e também soube a importância de ter essa estrutura para o planejamento de novos projetos.

Agora, não basta apenas conhecer como criar mapa mapa mental, é necessário colocá-lo em prática e lucrar cada vez mais.

Para te ajudar na sua empreitada para o sucesso, separamos um conteúdo ótimo sobre redução de custos empresariais com Inbound Marketing.

Desse modo, você terá o suficiente para fazer crescer a sua marca diante do competitivo mercado atual.

Compartilhe nas Redes Sociais!