Como aplicar o funil de vendas no Agronegócio

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Publicado: 10 de junho de 2022 | Atualizado: 10 de junho de 2022.

O funil de vendas é responsável por mostrar toda a jornada do cliente em seu processo de compra. Assim como nos diversos setores do mercado, o agronegócio tem utilizado esse método para atrair novos clientes e aumentar os resultados nas vendas.

Portanto, neste artigo, vamos explicar o que é o funil de vendas e como ele pode ser aplicado no agronegócio.

Ficou interessado? Acompanhe a seguir!

O que é funil de vendas?

O funil de vendas é basicamente uma representação das etapas que um cliente passa, desde o primeiro contato com o produto até a concretização da venda.

Na prática, é um modelo estratégico que acompanha e conduz o cliente desde o conhecimento da solução até o fechamento do negócio.

Quais são as etapas do funil de vendas?

O funil de vendas é composto por três etapas: topo, meio e fundo. Entenda a seguir!

Topo do funil

O topo do funil é basicamente a etapa de aprendizado e descoberta. Logo, essa é a fase do funil onde o visitante descobre que tem uma necessidade ou um problema que precisa ser resolvido.

Normalmente, ele chega indiferente a sua necessidade, já que até então ela era desconhecida. Isso significa que, nessa etapa, o potencial cliente entra em contato com o produto, sem estar, de fato, o procurando.

Sendo assim, no topo é comum fornecer materiais informativos que despertem a curiosidade desse visitante e o conscientizem sobre suas necessidades.

Meio do funil

Após o topo do funil, temos o meio do funil, também conhecido como reconhecimento do problema e consideração da solução. Aqui, o visitante se tornou um lead e está em busca de resolver o seu problema.

Nesse sentido, até chegar ao meio do funil, o lead já estudou bastante sobre o assunto e entendeu que realmente tem uma demanda a ser resolvida.

Entretanto, como ele ainda tem dúvidas e não sabe exatamente como resolver, o recomendado é oferecer conteúdos com dicas e técnicas que possam ajudá-lo.

Portanto, comece a prepará-lo para que ele entenda que tipo de produto ou solução pode ajudá-lo nessa necessidade.

Fundo do Funil

Por fim, temos o fundo do funil, que consiste na última etapa, na qual o lead identificou a solução para o seu problema e está pronto para solucioná-la, ou seja, adquirir o produto.

Nessa fase, ele já reconhece sua empresa como referência no assunto e considera fechar negócio para comprar o seu produto.

Neste momento, o seu lead já está qualificado e sua empresa já pode oferecer seu produto.

Como aplicar o funil de vendas no Agronegócio?

Agora que você entendeu o que é funil de vendas e por quais etapas ele é composto, vamos mostrar como ele pode ser aplicado no setor do agronegócio.

1. Crie sua persona

Em síntese, a persona é basicamente a representação de um personagem semi-fictício criado a partir de pesquisas de pessoas reais para auxiliar na criação de conteúdos assertivos. Sendo assim, ela consiste no cliente ideal.

Vale destacar que a criação de uma persona é um dos passos mais importantes de uma estratégia de marketing digital. Afinal, compreender quem é o seu cliente, não só facilitará o seu trabalho como otimizará os seus resultados.

No agronegócio, as personas podem ser de diferentes segmentos tanto da área agrícola como pecuária.

Por exemplo, o MyFarm, software de gestão agrícola, tem como persona o produtor de grãos, que tem interesse em digitalizar a administração rural da sua empresa para tornar os processos mais ágeis e rápidos, além de aumentar a lucratividade do seu negócio.

2. Mapeie a jornada de compra

Após definir sua persona, é momento de realizar o mapeamento da jornada de compra do seu cliente. A melhor maneira de fazer isso é conversando com ele.

Se o seu cliente é um produtor rural, é fundamental descobrir como ele chegou até a sua empresa e o que fez ele adquirir o seu produto.

No mais, se sua empresa já utiliza plataformas digitais, analise as informações referentes ao comportamento dos visitantes e clientes. Também busque saber como cada canal ajuda a mover o usuário do topo ao fundo do funil.

3. Defina marcos e etapas no processo de vendas

Depois de realizar o primeiro mapeamento da jornada de compra, observe os principais marcos que determinam as mudanças de etapas do funil.

Para isso, é importante fazer os seguintes questionamentos:

  • Em qual momento o lead descobre que precisa de uma solução para resolver seu problema?
  • Ele consegue chegar sozinho até esse estágio?
  • O que é preciso fazer para garantir que ele chegue nesta etapa?

4. Analise os resultados

Por fim, não esqueça de analisar os resultados obtidos para saber se sua estratégia está dando certo.

Atualmente, existem uma diversidade ampla de ferramentas que fornecem relatórios detalhados sobre cada campanha. Portanto, não deixe de avaliar o andamento da sua estratégia, só assim você conseguirá reformulá-la e criar iniciativas mais assertivas.

Por que é importante construir o seu funil de vendas?

No agronegócio, o funil de vendas permite que você conheça melhor o seu lead e o acompanhe todo o seu percurso na jornada de vendas, do início ao fim.

A partir disso, é possível realizar uma abordagem assertiva, por meio de conteúdos personalizados capazes de ajudá-lo em suas necessidades, demandas e interesses.

Como resultado, você conquista a confiança do lead, que não só adquire sua solução como pode indicar para amigos e profissionais do mesmo campo de atuação.

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