Co-branding: a estratégia que gera resultados em dobro!

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 13 de fevereiro de 2019 | Atualizado: 11 de julho de 2019.

Você sabe o que é co-branding? A parceria entre marcas reduz custos e gera resultados em dobro, além de valorizar a imagem das empresas envolvidas. 

E-book Ideal Marketing para atrair clientes e aumentar o faturamento da empresa

Você já deve saber que branding é a gestão de uma marca, trata-se de todo o trabalho feito para o reconhecimento, aceitabilidade e difusão da sua marca diante do público e do mercado. Mas, então, o que é o co-branding?

O co-branding é uma estratégia em que duas ou mais marcas, normalmente com serviços semelhantes e reconhecidas no mercado, se associam para melhorar seu reconhecimento frente aos concorrentes e conquistar o público-alvo.

Existem vários tipos diferentes de ações que podem caracterizar o co-branding, mas a forma mais comum é quando duas organizações se juntam para criar um novo produto ou combinar dois produtos diferentes em um mesmo “pacote”.

Mas, não basta saber apenas a definição. Vamos explorar mais alguns exemplos dessa prática e seu conceito.

Dessa forma você estará bem nutrido de informações para planejar sua parceria!

Por que o Co-branding tem ganhado tanta força no mercado

Conceito de Co-branding

Apostar no co-branding, assim como em toda estratégia de marketing, tem como objetivo alavancar as vendas, aumentar o faturamento e, não menos importante, fortalecer a imagem e valor da marca diante do mercado consumidor.

Para além disso, é importante se atentar que o co-branding bem feito é aquele que atende a uma necessidade expressa ou latente do mercado, aproveita qualidades e competências das duas (ou mais) partes envolvidas e traz benefícios para as duas empresas e,claro, para o cliente.

Quando isso acontece, as marcas envolvidas têm potencial para atingir pessoas além de seu público-alvo e atrair a atenção dos consumidores de outra marca já estabelecida.

Dessa forma, aliar-se à uma marca já conhecida fornece mais credibilidade para sua empresa.

Além disso, realizada a parceria, é muito comum haver a divisão de custos e investimentos em campanhas publicitárias, promoções, eventos e outras ações para divulgação e venda dos produtos, assim, o investimento geral não fica tão caro visto que será repartido.

Casos de Co-branding que deram certo

Confira a seguir alguns exemplos de grandes empresas que se uniram e se destacaram pela parceria feita.

Omo e Comfort

A Unilever decidiu unir duas de suas marcas mais fortes.

OMO, sabão em pó, e Comfort, amaciante para roupas, foram as marcas que se juntaram para oferecer uma solução mais completa ao consumidor.

O resultado foi um sucesso de vendas e uma linha inteira de novos produtos que caíram nas graças das donas de casa.

Bauducco e Ovomaltine

Quem não gostaria de uma mistura como essa, não é mesmo?.

A Bauducco se uniu ao Ovomaltine para lançar um novo wafer.

A novidade não ficou destinada apenas às prateleiras dos supermercados, as empresas lançaram uma campanha online com a hashtag #NãoTemComoDarRuim e o resultado não poderia ser melhor: grande número de vendas.

GoPro & Red Bull: “Stratos”

GoPro e Red Bull são um excelente exemplo de que empresas com serviços distintos podem sim se juntar.

Mas, ainda que os serviços sejam diferentes, ambas têm uma presença muito forte no mundo dos esportes radicais, por exemplo, e usaram essa afinidade para fazer uma ação muito inteligente:

As marcas se uniram para patrocinar um basejump a aproximadamente 38 km de altitude.

É isso mesmo, o co-branding foi baseado em um único evento radical que entrou para a história!

Uma única ação com duração prática, de alguns minutos, foi suficiente para que as duas marcas tivessem seus nomes citados sempre que o assunto debatido fosse sobre esportes de alta adrenalina.

E-book Ideal Marketing para atrair clientes e aumentar o faturamento da empresa

Saiba como adotar essa técnica em sua empresa e comece agora mesmo!

Hoje nós vimos o que é co-branding e como essa estratégia pode beneficiar duas ou mais marcas.

Seja no fortalecimento das marcas e até mesmo com redução de custos na divulgação de campanhas, o co-branding só tem a colaborar com empresas que saibam adotá-lo de forma estratégica e inteligente.

A estratégia pode ser usada, por exemplo, em situações em que o mercado já está saturado ou quando a marca pretende entrar em um novo mercado.

Para que a ação seja bem sucedida, é indispensável que as marcas, mesmo sendo de segmentos completamente diferentes, possuam interesses em comum ao se associarem para que ambas aproveitem as diferenciações do parceiro e os resultados em conjunto.

Compartilhe nas Redes Sociais!