O que é clipping e como ele pode transformar o futuro do seu negócio

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 23 de fevereiro de 2022 | Atualizado: 25 de fevereiro de 2022.

Clipping é um processo de monitoramento que vem sendo muito utilizado por empresas do mundo digital e é fundamental para seu desenvolvimento. Mas afinal, o que é clipping e como ele pode ser utilizado na sua empresa?

Está sem tempo de ler agora? Baixe este conteúdo e acesse offline

Você deve estar se perguntando o que é clipping, mas antes de entender os conceitos por trás deste método, vamos começar pelo sentido original da palavra.

Clipping é uma expressão da língua inglesa que possui alguns significados, mas apenas um é importante para nós: é o processo de seleção de notícias sobre determinados assuntos, transformando-os em um grande apanhado de notícias de um mesmo interesse.

É como se fosse um grande grupo de notícias de um determinado interesse. Um resumo das principais notícias desse ou daquele assunto.

Bem, se quer saber como utilizar esse método para desenvolver seu negócio, veja algumas dicas e informações que separamos para você:

O que é clipping?

o que é

Como já falamos acima, clipping pode ser entendido como um processo de seleção de notícias ou textos sobre determinado assunto.

Entretanto, essa é uma definição mais ampla. Dentro do processo de negócios digitais, o clipping deve ser entendido de forma mais profunda.

Ou seja, para a sua empresa, ele funciona como um processo de monitoramento e análise das citações feitas nas mídias digitais sobre sua marca.

Esse processo é essencial para definir os resultados de engajamento, por exemplo, de um negócio ou de uma empresa.

Qual é a importância do clipping para os negócios?

Bem, como foi dito no final do último tópico, o clipping é fundamental para definir os resultados do modelo de comunicação da empresa.

Quando ele é bem feito, é possível monitorar e entender como está a imagem da empresa nas mídias digitais, redes sociais, etc.

Isso faz com que o plano de comunicação do seu negócio possa ser avaliado, permitindo análises mais profundas e identificação de pontos positivos e negativos.

Além disso, o trabalho com clipping pode mostrar quais produtos, textos ou publicações das redes rendem mais views, engajamento e, consequentemente, retorno de investimento.

Ou seja, a importância do clipping para o desenvolvimento do seu negócio pode fazer toda a diferença.

Como o clipping funciona?

Para que o processo de clipping gere resultados, é fundamental seguir alguns passos na sua implementação e desenvolvimento.

Primeiro, para procurar as menções da sua empresa, é essencial fazer checagem dos textos na web. Uma maneira simples e rápida de mensuração.

O monitoramento das hashtags nas redes sociais, principalmente instagram e twitter, também são fundamentais.

Essa é mais uma maneira simples e rápida de ver como a imagem da sua empresa está perante o grande público.

Além das mídias sociais, os veículos tradicionais de informação também devem ser analisados, afinal ainda atingem um grande número de pessoas.

Pois bem, com a coleta de todas as informações mencionadas acima, é possível juntá-las e analisá-las perfeitamente.

Monitoramento de cenários e concorrências

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o método de clipping não é usado apenas para o monitoramento da sua própria empresa.

Ele também pode ser muito bem usado para monitorar os resultados digitais de concorrentes e diferentes cenários de diferentes empresas.

Se a empresa concorrente utiliza muito as redes sociais e as mídias digitais, utilizar o clipping para monitorá-los é fundamental.

Com isso, você pode entender o impacto das ações do concorrente nas redes, ajudando no planejamento do seu próprio processo de comunicação.

Principais ferramentas de clipping

Agora que já explicamos o que é clipping, quais são suas funções, como ele pode ser utilizado e a importância na comunicação do seu negócio, vamos te mostrar algumas das principais ferramentas e formas de trabalhar com essa forma de monitoramento.

Selecionamos abaixo algumas delas:

  • Assessoria de imprensa que possui o serviço de clipping;
  • Empresas que são especializadas em clipping;
  • Knewin Monitoring;
  • Workr.

A escolha pela qual a melhor escolha de método e/ou ferramenta vai depender do poder de investimento do seu negócio e a estratégia que está sendo traçada para a sua comunicação digital.

A ferramenta que faltava para o seu negócio decolar!

a ferramenta que faltava

Podemos dizer que o clipping uma ferramenta facilitadora digital.

A importância dele, como mostramos, vai além do próprio monitoramento de marca.

Com esse modelo, é possível monitorar seus concorrentes e montar estratégias de comunicação com informações privilegiadas.

Claro que necessita de investimento, entretanto, é uma ferramenta que é acessível para todos os tamanhos de empresas.

Como mostramos acima, existem diversas empresas e assessorias de imprensa que trabalham exclusivamente e com excelência em clipping.

Por outro lado, existem ferramentas mais simples e baratas, que podem ajudar um pequeno empreendedor a utilizar o método.

Portanto, se você tem interesse em informações como essa, não perca mais tempo e acesse já nosso blog e nossos artigos sobre Marketing Digital!