>>Descubra o que são canais de marketing e a importância deles em seu negócio

Descubra o que são canais de marketing e a importância deles em seu negócio

Publicado: 27 de junho de 2019 | Por: | Atualizado: 28 de agosto de 2019.

Você sabe o que são canais de marketing? Sabia que eles podem ser sua principal fonte de aquisição de leads? Prepare-se para conhecer a estratégia capaz de revolucionar os resultados do seu negócio!

Está sem tempo de ler agora? Baixe este conteúdo e acesse offline

Você está começando suas atividades de Marketing ou já tem uma estratégia estruturada para o seu negócio? Se sim, você já deve ter ouvido falar em canais de marketing! Se não, está na hora de conhecer esse meio de atração de potenciais clientes.

Isso porque quando o assunto é estratégia de marketing é necessário analisar sua concorrência, entender qual é o perfil do seu consumidor e quais são as mudanças que ocorrem no mercado de forma geral.

Isso te permite aprimorar seu produto, serviço e até mesmo a linguagem utilizada para falar com os clientes, adequando-se melhor a eles, suas necessidades e objetivos.

E-book - Dicas infalíveis para aumentar as vendas da sua empresa

Pensando nisso, criamos um conteúdo todinho para falar para você o que são canais de marketing, qual a importância deles para o seu negócio e ainda vamos te mostrar quais são os principais canais de distribuição Marketing Digital da atualidade.

Afinal, não dá para falar de Marketing hoje em dia sem pensar no ambiente online, não é mesmo? Então vamos lá!

O que são canais de marketing?

O que são canais de marketing?

Canal é um meio de distribuição ou transmissão de algo.

Sendo assim, a definição para a estratégia de canais de distribuição de marketing se baseia em meios para disponibilizar e entregar produtos ou serviços ao consumidor final conforme as necessidades e objetivos dele.

Isso porque não adianta ter o melhor produto/serviço do mercado se você não tiver um meio de fazer com que ele chegue até as mãos do cliente certo, na hora certa e na quantidade ideal.

Ou seja, são os canais de marketing que vão viabilizar essa ligação entre mercadoria e consumidor.

Pense no seguinte exemplo: você tem uma loja de doces gourmet. Para realizar suas vendas, você precisa entender quem é a sua persona e fazer contato com ela no momento certo da jornada de compra, ou seja, no momento em que ela está pronta ou engajada para adquirir seu produto.

Uma vez que você compreendeu esses pontos, você deve saber quais são os canais de marketing que você pode usar para fazer com que a venda realmente aconteça. No caso da loja de doces, como fazer com que os perfis certos de persona conheçam a marca, cheguem a visitar a loja (física ou online) e compre os produtos.

Ou seja, o que são canais de marketing? São os meios usados para unir cliente final e produto/serviços da sua marca.

Ok, mas qual a importância desses canais para o meu negócio?

É isso que vamos te responder nesse próximo tópico!

Qual a importância dos canais de distribuição de marketing para o seu negócio?

E-book - 50 dicas para dar início a uma campanha de marketing digital

Agora que você já sabe o que é um canal de marketing, está na hora de entender qual a importância dessa estratégia para o seu negócio.

Vamos usar ainda o mesmo exemplo da loja de doces gourmet, ok?

O objetivo final é que o consumidor compre o doce. Mas antes disso acontecer, primeiro existe um trabalho de divulgação da loja e dos doces, toda uma logística foi planejada tanto para receber os consumidores na loja física, agregando valor à experiência deles, quanto no e-commerce da loja para a entrega do produto comprado pela loja online.

Todas as ações que intermediam o produto após a sua fase de produção até a sua etapa de consumo, envolvem canais de distribuição de marketing, como seu fosse uma ponte entre empresa e cliente.

Ou seja, a importância dos canais de distribuição de marketing se dá justamente por eles serem esse elo de ligação entre produto e consumidor. Sem os canais de distribuição de marketing não adiantará ter o melhor produto do mercado, pois ele não vai chegar às mãos da pessoa certa, na hora certa e nem na quantidade certa.

Quais são os canais de Marketing Digital principais da atualidade?

Quais são os canais de Marketing Digital principais da atualidade?

Bom, agora você não só sabe o que são canais de marketing, como qual a importância deles também. Então chegou a hora de conhecer quais são os canais de distribuição de marketing que você pode aplicar para o sucesso do seu negócio.

Porém, não vamos falar de qualquer canal aqui, e sim do canal mais utilizado na atualidade: a internet!

Afinal, provavelmente seus potenciais clientes estão inseridos no ambiente online de alguma forma, seja por buscas online em ferramentas como o Google, seja por redes sociais e assim por diante.

Podemos citar 6 canais de Marketing Digital que trazem muito retorno para as empresas. Sendo elas:

  • Redes Sociais: elas se tornaram um incrível canal para as empresas mostrarem presença com conteúdos para se relacionar e adquirir novos contatos;
  • Email Marketing: essa ferramenta é uma das pioneiras do Marketing Digital e ainda é o meio mais usado pela maioria das empresa quando o assunto é relacionamento com o cliente;
  • Busca orgânica: ferramentas de busca online como o Google, por exemplo, além de concentrar grande parte da audiência da internet atualmente, ainda costuma ser usado por pessoas que geralmente já têm ciência do que estão buscando e podem até estar mais avançadas na jornada de compra;
  • Referência: ao trocar links com parceiros por meio de guest posts, investir em ações de link building ou criar autonomia suficiente de mercado a ponto de ser citado em outras páginas da web, você acaba se tornando cada vez mais referência no segmento, o que aumenta e muito a sua chance de aumentar suas vendas encontrando novos leads, além de ajudar no posicionamento das suas páginas online;
  • Tráfego direto: esse canal é utilizado por pessoas que já conhecem o seu negócio ou tiveram uma indicação e fizeram uma busca online diretamente para o seu site;
  • Mídia paga: é possível investir em diversos canais de distribuição de marketing quando o assunto é mídia paga, como a produção de anúncios em redes sociais, a busca paga do Google e redes de display, por exemplo, o que potencializa suas vendas por te fazer alcançar leads segmentados de acordo com sua persona e ainda promover a sua página, por exemplo.

Viu só? Não é nenhum bicho de 7 cabeças. Esses 6 canais de distribuição de marketing digital podem potencializar suas vendas e elevar o seu negócio ao sucesso! Tudo vai depender dos objetivos do seu negócio e a escolha certa da estratégia realizada.

A sua porta de entrada para a aquisição de leads!

No começo do conteúdo te perguntamos se você está iniciando suas atividades de Marketing ou se já tem uma estratégia estruturada para o seu negócio. Isso para saber se você já havia ouvido falar sobre canal de marketing.

Agora ao final do material você não só sabe o que são canais de distribuição de marketing, como também sabe quais são os canais de marketing digital principais da atualidade e a importância deles no seu negócio.

Então comece a utilizar esses canais de distribuição de marketing para adquirir mais leads para a sua empresa e ver seus resultados decolarem.

Sendo assim, analise sua concorrência, entenda qual é o perfil do seu consumidor, quais são as mudanças que ocorrem no mercado de forma geral e adeque a sua estratégia para garantir bons resultados com ela.

E lembre-se de sempre aprimorar seus conhecimentos. Inclusive, você pode acessar o conteúdo da Ideal Marketing sobre “Como escolher o melhor canal de marketing para seu negócio” e escolher quais os canais de marketing mais eficientes para o seu negócio.

Prepare-se para revolucionar suas vendas!

2019-08-28T18:38:00-03:00

Deixar Um Comentário

Diagnóstico Gratuito do seu Marketing Conheça a Plataforma Ideal Marketing