Branding: porque ele é importante para fortalecer a sua marca?

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Publicado: 11 de março de 2022 | Atualizado: 11 de março de 2022.

As estratégias de gestão de marca são importantes para a definição do posicionamento e objetivos do negócio. O branding tem papel crucial para o desenvolvimento dessas estratégias

O que significa Branding? 

O Branding pode ser definido como uma estratégia de gestão de marketing, voltada para o posicionamento, valores e propósitos de uma marca. Essa estratégia é planejada ao longo prazo, de maneira que a percepção dos consumidores com relação à marca seja estabelecida. Ou seja, criar um conceito em torno da marca. 

Para um bom Branding, todos os aspectos relacionados à marca ou empresa precisam ser considerados. Confira alguns exemplos que podem ser incluídos nessa mensuração: 

  • Logo;
  • Paleta de cores da marca;
  • Persona;
  •  Linha comunicacional;
  • Canais;
  •  Atendimento ao público.

Porque ele é importante? 

Com a globalização e os avanços tecnológicos, sobretudo da Internet, a competitividade entre as empresas aumentou muito, então estar bem posicionado e criar uma lembrança de marca que fique gravada na mente dos consumidores é essencial. 

Criar um posicionamento e conseguir transmiti-lo ao público com assertividade é a melhor forma de criar uma conexão com os consumidores, que passarão a admirar a marca pelos seus propósitos e personalidade. 

O branding consiste em garantir que as estratégias da marca sejam planejadas e estruturadas, além de assegurar a sua gestão e promoção. Portanto, é responsável por mantê-la relevante, com visibilidade e com boa reputação perante o público. Também é o Branding que garante que os consumidores queiram se envolver de fato em ações envolvendo a marca. 

Como criar um bom branding? 

1. Estabeleça os propósitos da marca

Definir e deixar claro quais são as razões para a marca existir é fundamental. Nesse ponto, é necessário literalmente ponderar os “porquês da marca”, definir quais são os seus objetivos de forma clara e consistente. 

2. Trabalhe a identidade

A identidade da marca é um dos principais pontos a serem trabalhados dentro do Branding. É ela que vai fixar a lembrança da marca na cabeça dos consumidores.

Trabalhar corretamente a logo, o slogan, a paleta de cores, os ícones, a tipografia,  o tom de voz e até mesmo um mascote, garante que a imagem da marca fique registrada na lembrança das pessoas, fazendo com que o público-alvo possa se identificar com a empresa e consumir os seus produtos. 

3. Invista em Marketing de Conteúdo

Atualmente, o Marketing de Conteúdo é uma ferramenta muito estratégica na hora de criar envolvimento e engajamento com o público-alvo. Criar conteúdos de qualidade e que estejam alinhados com os objetivos do negócio são um ponto crucial na hora de criar um bom Branding.

Os conteúdos podem ser entregues a partir de materiais como e-books, vídeos, e-mail marketing, publicações em blogs e entre outras possibilidades que criam oportunidades de aproximação e senso de utilidade da marca. 

4. Aposte nos canais corretos

Estar onde o seu público se encontra é o melhor modo de aprofundar o contato e estreitar laços. Escolher corretamente os canais de comunicação e contato é imprescindível para o sucesso do Branding de uma marca. Se o seu público está nas redes sociais, sua marca deve estar presente nelas. 

Disponibilizar também meios de contato que façam sentido para os seu público (E-mail e WhatsApp, por exemplo) facilitam a comunicação e criam a sensação de segurança, pois o consumidor pode iniciar o diálogo pelos canais com os quais têm afinidade, criando conforto e pode ainda estar trabalhando na construção de uma boa  reputação para empresa.  

5. Cuide da Experiência do Consumidor

A experiência do consumidor está diretamente ligada à questões de percepções e impressões que os clientes têm de uma marca.

Seja ela feita antes ou depois da compra, é necessário que a mesma atenda as expectativas, crie boas experiências, trabalhe com o emocional do público-alvo e consumidor de forma positiva e ainda garanta a resolução das dificuldades e demandas deles.

Prestar um bom atendimento nos canais de contato, criar ações para o público através das redes sociais, disponibilizar um bom suporte pré e pós-compra e até mesmo disponibilizar brindes e benefícios estão incluídos nessa estratégia.