5 maneiras de melhorar e proteger a reputação online de sua marca

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Publicado: 23 de julho de 2021 | Atualizado: 26 de outubro de 2021.

Conheça quais as cinco maneiras de melhorar e proteger a reputação online de sua marca, fator essencial para obter sucesso nos negócios, atrair e fidelizar clientes, além de ficar reconhecido no mercado.

A reputação online de uma marca pode impulsionar ou prejudicar a carreira de uma empresa. 

Já foi argumentado que, atualmente, a única reputação comercial que importa no mundo moderno é  a da marca online, devido ao fato de que as pessoas passam a maior parte do tempo conectada à internet, realizando compras e navegando nas redes sociais, além de terem o poder de contribuir para uma boa ou má reputação de negócios por meio de seus depoimentos online.

Como melhorar e proteger a reputação online de sua marca

A internet é o primeiro lugar que as pessoas recorrem para verificar informações sobre uma empresa, produto, ou profissionais.

 E mesmo quando uma reclamação de cliente é feita online, não é mais uma questão apenas entre a empresa e o cliente – ela agora está em domínio público para que todos possam ver.

Deixar sua reputação online ao acaso simplesmente não é uma opção. É um ativo valioso e que deve ser protegido, por isso, é essencial contratar uma boa equipe de assessoria de imprensa digital. 

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a fazer exatamente isso:

1. Assessoria de imprensa: Monitore o que está sendo dito sobre sua marca

Isso pode parecer óbvio, mas não o torna menos importante. E, embora rastrear tudo o que está sendo dito online possa parecer uma tarefa impossível, existem ferramentas que procuram por menções de uma marca em várias plataformas, incluindo mídia social.

Além disso, é importante que contrate uma equipe de assessoria de imprensa, a qual será responsável não apenas por verificar e monitorar menções sobre sua marca, mas também por resolver conflitos.

2. Seja ativo nas redes sociais

Para poder influenciar uma conversa, você precisa fazer parte dela. Uma das melhores plataformas para interagir com os clientes são as mídias sociais. 

É crucial, porém, você não deve ver a mídia social como uma ferramenta de marketing puramente. 

Publicidade em mídia social pode ser benéfica, mas também deve ser usada como meio de transmitir a mensagem e a personalidade da marca.

Inclusive, existe uma incógnita na internet, que deixa uma pergunta muito feita: Devo deixar o Instagram fechado ou aberto

3. Incentive e responda a comentários e críticas

Comentários e avaliações deixados por clientes demonstram que uma marca é ativa e que as pessoas estão usando seus produtos ou serviços. 

Obviamente, não é uma boa prática pedir ou oferecer incentivos para comentários ou avaliações positivas, mas você pode pedir comentários imparciais. 

Lembre-se de se envolver também – mesmo se houver muitas análises e comentários para responder a todos, tente responder pelo menos às perguntas feitas. 

E não deixe comentários negativos ficarem sem resposta – responda a eles educadamente e demonstra que algo será feito para remediar a situação.

4. Tenha um plano para combater a imprensa negativa

Se houver alguma notícia negativa circulando online sobre uma empresa ou marca, é fundamental responder de forma ponderada e bem pensada. Tenha um plano para tudo, desde lidar com críticas negativas até combater histórias falsas sobre sua marca. 

Parte deste plano deve incluir gestão de reputação online de especialistas, como a assessoria de imprensa digital, que podem ajudar a remover conteúdo calunioso, difamatório ou falso.

5. Seja ético

A melhor maneira de manter e proteger uma reputação online é não se envolver em práticas ou comportamentos antiéticos. 

Calúnia óbvia pode ser removida, mas a imprensa negativa legítima em torno de uma situação muito real não é algo que a gestão de reputação da empresa pode apagar.

Proteger a reputação online de alguém é essencial para qualquer tipo de negócio, por isso, comece colocando essas dicas em prática.