Adote a automação de email marketing e se relacione melhor com clientes

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 23 de outubro de 2019 | Atualizado: 4 de março de 2020.

A adoção da automação de email marketing no negócio pode ser uma boa estratégia para estreitar laços com os seus clientes. Só quem investe em meios para facilitar o disparo de mensagens personalizadas consegue se comunicar melhor e transformar seus resultados.

A automação de marketing engloba todas as estratégias de marketing digital, inclusive o disparo de email marketing.

Inclusive, quando bem implementados, o seu fluxo de mensagens torna possível uma comunicação mais próxima com a sua base de contatos.

Além disso, com essas ferramentas, tudo fica mais simples e otimizado, o que dá a oportunidade de você focar em outras ações.

Mas as vantagens da automação de email marketing não param por aqui! Quer saber mais sobre o tema?

Então confira os próximos tópicos e entenda tudo sobre como se relacionar com clientes!

E-book gratuito da Ideal Marketing para obter resultados mais rápidos com Inbound Marketing

Afinal, o que é automação de email marketing?

Não é estranho ver pessoas confundindo automação de email marketing com a automação de marketing digital.

Mas na prática, a primeira é considerada uma das principais etapas de um processo de automação de marketing, enquanto este, por sua vez, engloba todas as estratégias de marketing digital.

Ou seja, a automação de email marketing acaba sendo um dos pilares da automação de marketing, possibilitando o entendimento de como conquistar clientes.

Isso porque campanhas de email marketing podem ser criadas facilmente para você conseguir saber como se relacionar com clientes.

Além disso, possuem um baixo de custo de investimento, capaz de fazer com que o ROI (Retorno sobre Investimento) da empresa aumente.

Aliás, quando falamos em automação de email marketing, não podemos deixar de comentar a respeito das campanhas, que te dão a chance de conhecer como conquistar clientes.

Nesse ponto, vale ressaltar as diferenças entre automação e campanha de email marketing. Veja só:

  • A campanha compreende em entendimentos sobre como disparar email marketing para a base de contatos. Exemplos de campanhas são as newsletters, avisos, entre outros. Normalmente, existem variações em uma mensagem, que vai de acordo com uma persona. Assim, não existe um fluxo programado;
  • Já na automação de email marketing o fluxo existe e é composto por vários emails, podendo ser disparado para várias personas diferentes. A partir desse fluxo, é possível interagir mais com o contato, o que permite você saber como se relacionar com clientes.Agora que já ficou claro o que é automação de email marketing, vamos conhecer todos os benefícios desse recurso.

Entenda por que deve adotar uma plataforma de automação de email marketing

automacao-de-email-marketing

Agora que você compreende que a persona e a escolha de uma ferramenta de automação de marketing são importantes para saber como conquistar clientes, chegou o momento de conhecer motivos para adotar uma plataforma de automação de email marketing.

Conhecendo cada ponto, temos a certeza que você saberá como disparar email marketing com precisão, além de entender como se relacionar com clientes.

Preparado? Então dá só uma olhada:

Personalize a comunicação com cada cliente

A utilização de uma plataforma de automação de email marketing, juntamente com a ferramenta de automação de marketing escolhida, aumentam as chances de como conquistar clientes.

Isso porque a criação de ações para o funil de vendas acaba se tornando mais fácil, possibilitando você saber como disparar email marketing na etapa certa para a pessoa adequada.

Com isso, o trabalho da sua equipe de marketing e vendas se torna mais produtivo, fazendo com que as suas chances de ter mais oportunidades de venda cresçam.

Torne sua nutrição de leads mais eficiente

Saber como disparar email marketing é uma coisa, mas realizar a nutrição de todos os contatos da sua base é outra.

Por sorte, quando você adota uma ferramenta de automação de email marketing no negócio, é possível elaborar um fluxo para começar a nutrir os leads com conteúdos relevantes.

Assim, você consegue não só como se relacionar com clientes, como também aproximá-los do momento de compra de um produto ou serviço da marca.

Gerencie seus contatos de forma mais prática

A criação e o gerenciamento da sua lista de contatos pode ser otimizada quando se usa a automação de email marketing.

Isso porque os usuários se dividem pelas ações específicas, como visitas a uma página do blog ou site da sua empresa, downloads de materiais ricos etc.

Com isso, a sua equipe de marketing consegue dar um atendimento personalizado a cada um de seus leads, potencializando suas chances de sucesso.

Automatize outras práticas além de como disparar email marketing

As ferramentas de automação de marketing não só fazem o disparo de mensagens personalizadas para clientes individuais.

Elas podem também integrar outras listas de contatos pertencentes a outras ferramentas para que o time de vendas consiga fazer o trabalho mais rapidamente.

Dessa forma, toda equipe de marketing e vendas tem acesso as mesmas informações, o que facilita o trabalho de ambos e reduz a chance de erros durante o processo.

Descubra por onde começar o fluxo de automação de email marketing

Agora que você entende que a automação de email marketing é diferente de automação de marketing, você pode começar a pensar em como conquistar clientes por meio de fluxos certos.

Mas a grande pergunta aqui é: por onde começar? É muito simples! Dá uma olhada:

O primeiro passo para começar a implementar um fluxo de automação de email marketing é saber o objetivo de como se relacionar com clientes.

Para isso, você precisa conhecer quem é a persona do seu empreendimento e em qual momento da jornada de compra ela se encontra.

Depois, é necessário definir qual o tipo de ferramenta de automação de marketing pode ser a mais adequada para você conseguir entender como disparar email marketing.

Feito isso, é hora de juntar toda a sua equipe de marketing para planejar todo o fluxo de email marketing para conseguir nutrir seus leads de forma eficiente.

Construa a relação com o seu cliente! Utilize ferramentas de automação de email marketing!

Mais um conteúdo para conta! Como sempre gostamos de dizer, a sensação disso é de dever cumprido, afinal, não falamos de qualquer assunto, mas sim sobre a automação de email marketing.

Isso porque quando você sabe realizar o disparo das mensagens certas para as pessoas ideais e nos momentos mais adequadas, a relação pode se estreitar cada vez a ponto de aumentar suas oportunidades de venda.

Ainda mais se você contar com a ferramenta perfeita para as necessidades do seu negócio, como a plataforma de automação da Ideal Marketing!

Confira nosso conteúdo e saiba como conquistar clientes com ajuda da nossa ferramenta. Temos certeza de que com isso o seu sucesso vem!

Bons negócios!

Compartilhe nas Redes Sociais!