Potencialize seus resultados com uma ferramenta de automação de marketing inbound
Publicado: 10 de junho de 2019 | Atualizado: 30 de setembro de 2022.
Com uma ferramenta de automação de marketing inbound , é possível otimizar processos e tornar o crescimento da sua empresa previsível e escalável. Não à toa, quem quer ter sucesso no mercado não tem dúvida e investe em uma plataforma desse tipo!
Junto com grande poder de alcance, a internet também trouxe grandes responsabilidades às empresas.
Isso porque para que um negócio consiga converter esses usuários em clientes, a sua estratégia de divulgação e prospecção não pode ter falhas.
É nesse cenário que a automação de marketing digital entra em cena, pois com ela é possível otimizar processos e aumentar as chances de sucesso do seu negócio.
Mas espera: você ainda não sabe o que é automação de marketing digital?
Então, confira os próximos tópicos e saiba TUDO sobre a peça que faltava para o sucesso da sua empresa.
O que é automação de marketing digital?
Graças aos avanços da tecnologia, hoje podemos dizer que se você está fazendo alguma tarefa de forma repetitiva e mecânica, provavelmente existe alguma forma de automatizá-la.
Chamamos de automação de marketing digital a prática de utilizar plataformas e outras tecnologias para realizar atividades em escala e aumentar a produtividade de uma empresa.
Dessa forma, você consegue coletar e analisar dados sem tomar nenhum tempo da equipe de marketing, possibilitando que ela possa focar em trabalhos mais importantes da captura e conversão de possíveis clientes.
Com ela, é possível identificar, acompanhar e relacionar-se de forma personalizada com seu público, melhorando a comunicação entre as partes e, consequentemente, os resultados de modo geral.
Entenda a importância da automação de marketing inbound
A automação de marketing é uma grande aliada do marketing inbound para tornar o crescimento da sua empresa previsível e escalável, pois para se ter sucesso com essa estratégia, é preciso otimizar processos a fim de tornar a sua estratégia mais assertiva.
Isso porque como essa metodologia tem como objetivo a educação de mercado, ter uma ferramenta que permite tornar esse processo ágil e efetivo é essencial para seu bom desempenho.
Sendo assim, com uma plataforma de automação de marketing inbound, você consegue criar uma base de contatos e segmentar seus leads de acordo com seu perfil, interesse e preferências.
Com isso, é possível dar o direcionamento correto a sua comunicação, aproximando sua marca do cliente e aumentando as chances de vendas bem sucedidas.
Agende postagens em redes sociais, poste conteúdos relevantes no blog da sua empresa, dispare emails e ainda crie páginas de conversão persuasivas em um único lugar para facilitar o trabalho da sua equipe.
Dessa forma, os seus colaboradores terão mais tempo para tarefas mais complexas, aumentando a produtividade do seu negócio.
Como garantir o sucesso da automação de marketing?
Para garantir o sucesso da sua automação de marketing inbound, o primeiro passo que você deve dar é estabelecer quais são os objetivos a curto, médio e longo prazo que deseja alcançar.
Isso porque saber onde se quer chegar é essencial para definir os processos mais adequados a cada meta, bem como acompanhar de perto o seu desempenho para garantir que tudo está caminhando dentro dos conformes.
Outro ponto crítico da automação de marketing inbound que muitos acabam errando é generalizar a comunicação com a sua audiência. Toda plataforma dá a possibilidade de personalizar mensagens do fluxo de nutrição, então não desperdice esse recurso.
Não se esqueça de incluir os clientes atuais na nova dinâmica, bem como de fazer revisões e melhorias para garantir o sucesso da operação.
Por fim, vale ainda ressaltar a importância de manter a sua plataforma de automação de marketing inbound organizada. Assim, todos da equipe podem achar as informações que precisam para criar as ações adequadas para cada meta sem problemas.
Descubra como escolher uma ferramenta de automação de inbound marketing
Para escolher uma ferramenta de automação de marketing não basta levar em consideração o preço das opções disponíveis no mercado.
Isso porque para que você consiga adquirir uma plataforma que facilite a sua vida, você precisa analisar atentamente as suas funcionalidades e a sua facilidade de uso.
Por isso, é importante que faça uma lista dos processos que deseja otimizar antes de sair analisando as ferramentas de automação de marketing inbound.
Não se esqueça que as necessidades de hoje, podem não ser as mesmas de amanhã, por isso se atente quanto a capacidade de personalização e customização da plataforma em questão, pois você pode precisar de uma ou outra funcionalidade à frente.
Além disso, verifique se é possível integrar outros softwares com a ferramenta de automação de marketing inbound, pois com isso você consegue manter todas as informações em um só lugar e torna seus processos mais organizados.
Outro ponto importante a ser avaliado é se a plataforma oferece ou não relatórios para análise de desempenho, uma vez que esse recurso é essencial para o sucesso de suas campanhas.
Por fim, questione o fornecedor quanto ao treinamento e suporte técnico para que você e seus colaboradores tirem suas dúvidas e possam aproveitar todas as vantagens de uma ferramenta de automação de marketing.
Já sabe o que é automação de marketing inbound? Então mãos à obra!
Neste conteúdo, deu pra perceber que a automação de marketing digital é uma grande aliada da estratégia de marketing inbound.
Isso porque ela permite que você economize seu tempo e energia, ao mesmo tempo que torna a comunicação com sua base de contatos mais direcionada e otimiza suas vendas.
Para que essa se torne a realidade da sua empresa, nós te mostramos quais são as melhores práticas para garantir o sucesso da sua automação de marketing inbound, bem como escolher a melhor ferramenta para o seu negócio.
Então, pegue nossas dicas e mãos à obra! Se você quiser se aprofundar no assunto, confira nosso conteúdo sobre como fazer automação de marketing para se relacionar com sua base.