Saiba como abrir franquias e começar seu próprio negócio

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 17 de março de 2022 | Atualizado: 15 de março de 2022.

Abrir franquias está entre as alternativas mais procuradas por quem quer começar a empreender e ter seu próprio negócio. Mas o que é preciso fazer para abrir franquias e como esse mercado dá retorno ao investimento?

Muitos brasileiros sonham em começar seu próprio negócio e cada vez mais esse número tem aumentado. Mas não basta apenas vontade, é preciso ter conhecimento e contar com boa estrutura.

Por isso, o mercado de franquias se apresenta como uma das opções mais atraentes para esses empreendedores. Esse modelo pode não ser novo, mas ainda gera muito dinheiro e não para de crescer, principalmente no Brasil.

Isso acontece, principalmente, por causa do seu modelo de implementação e investimento inicial baixo. Essas características chamam a atenção do empreendedor que quer abrir franquias e começar seu próprio negócio.

Quer saber como começar a empreender no mercado de franquias mesmo com baixo investimento? Este texto foi feito para você! Veja algumas dicas e informações que podem te ajudar nesse processo:

Investimento em franquias: vale a pena?

O mercado de franquias existe há muito tempo e sempre fez sucesso, principalmente aqui no Brasil. Isso acontece principalmente pelo modelo de negócio: planejamento e estratégia de implementação praticamente prontos e possibilidade de baixo investimento inicial.

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising, no ano de 2019, o mercado de franquias cresceu 6,8%, se consolidando como um dos principais modelos de negócio brasileiros.

Mesmo na pandemia, com a queda natural de crescimento, esse mercado continuou gerando empregos, sendo um dos pilares da economia do país nesses tempos de crise.

Se você está pensando em como abrir franquia, com certeza esses números são animadores. Com o investimento certo, planejamento e muito trabalho, vale muito a pena investir nesse setor e abrir franquias.

Qual é o perfil do franqueado?

Saber o perfil do franqueado é o primeiro passo para quem quer saber como abrir franquia e não sabe por onde começar.. Mas afinal, o que é e qual é o perfil do franqueado?

O perfil do franqueado, ou seja, o perfil de quem deseja investir na franquial, é o principal fator para a escolha correta. Isto é, deve ser levado em consideração domínio técnico que se tem no segmento de atuação da franquia.

É fundamental que se conheça a área minimamente e goste dela. Esse é o primeiro passo para abrir franquias e começar o negócio. O perfil como franqueado deve combinar com o perfil da franquia.

Quanto é preciso gastar para abrir uma franquia?

quanto gastar para abrir uma franquia

O mercado de franquias é muito democrático, abrindo muitas possibilidades de investimento no modelo de negócio. Por isso, os valores de investimento variam muito. É possível investir em franquias de até 5 mil reais e franquias de até 100 mil reais.

Em outras palavras, o valor a ser investido para abrir franquias depende exclusivamente do poder de investimento e da escolha do negócio.

Entretanto, vale lembrar quais são os custos de toda a operação (esses valores variam de franquia para franquia). É preciso ter em mente a taxa mensal ao franqueador, salários, manutenções, aluguel e outras despesas.

Portanto, quem pensa em abrir franquias precisa fundamentalmente fazer análise de investimentos e finanças para não cometer loucuras. Responsabilidade financeira sempre!

Passo a passo para abrir franquias

Ao procurar dicas e informações de como abrir franquia, muitos futuros empreendedores cometem erros de pesquisa e acabam não encontrando as informações necessárias, ou pior, encontram de forma equivocada.

Por esse motivo, criamos essa lista rápida e assertiva de passos para abertura de franquias. Assim é possível ter melhor fundamentação na hora de tomar a iniciativa.:

  1. Faça uma análise dos investimentos e finanças disponíveis;
  2. Escolha o perfil e a área do futuro negócio com base na experiência;
  3. Certifique, novamente, a capacidade de investimento levantado em consideração toda operação;
  4. Pesquise e acompanhe o trabalho da franqueadora;
  5. Converse com outros franqueados;
  6. Analise cuidadosamente a Circular de Oferta de Franquia (documento com as condições gerais do negócio);
  7. Escolha o ponto comercial certo;
  8. Faça análises dos concorrentes;
  9. Trabalhe duro com estratégia e planejamento;
  10. Entenda o trabalho como gestor e franqueado e busque por formações especializadas.

15 franquias de baixo custo que você pode abrir como MEI

Não existem apenas opções de franquias para pessoas jurídicas, o empreendedor individual também encontra todo um mercado e modelos de negócio bem formatados.

No momento de crise, a criatividade e a dedicação vem à tona e diversas micro e pequenas franquias surgem e conquistam brasileiros.

A importância das franquias para o mercado de trabalho

a importancia das franquias para o mercado

O mercado de franquias pode não ser novidade, mas continua sólido, crescendo muito, gerando muito dinheiro e oportunidades de emprego. Além, é claro, de ser uma porta de entrada para futuros grandes empreendedores.

Abrir franquias é muito democrático e pode ser realizado por qualquer pessoa com um pouco de poder de investimento e grandes sonhos na mente! Importante não esquecer: Estratégia, planejamento e trabalho duro são os principais pilares para o futuro sucesso do negócio.

Se você gostou do nosso texto e quer saber mais sobre mercado de negócios, marketing e como abrir franquia, não perca mais tempo e acompanhe os outros conteúdos do nosso blog!

Sempre trazemos muitas dicas e novidades sobre o mundo dos negócios! Acesse já!

E-book da Ideal Marketing com tudo que você precisa saber para montar um projeto de marketing de sucesso