Marketing de influenciadores: como usar essa estratégia

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Publicado: 21 de julho de 2022 | Atualizado: 21 de julho de 2022.

O marketing de influenciadores envolve a promoção de uma marca por meio de recomendações de influenciadores, incluindo blogueiros, celebridades, filantropos e figuras públicas. Todos são influenciadores, pessoas que atuam como formadores de opinião.

Nas redes sociais, essas pessoas têm uma grande base de assinantes e uma certa autoridade, graças à qual podem influenciar as massas. Os influenciadores nem sempre são superstars globais. Por tipo, força e escala de impacto, são eles: micro e nano influenciadores, influenciadores infantis, jogos e virtuais.

5 tipos principais de marketing de influenciadores

Alcance de audiência nas redes sociais

Algumas marcas delegam a manutenção de sua página a um influenciador por um determinado período de tempo. Ou eles convidam um influenciador como convidado no stream, para manter uma sessão ou revisão específica.

Marketing de afiliados 

Uma situação em que uma empresa paga uma pessoa por cada cliente que vem de sua página.

Conteúdo publicitário

O tipo de marketing mais comum no Instagram, em que a marca paga por uma postagem com publicidade direta.

Recebidos

As empresas enviam seus produtos para influenciadores como presente. E estes, por sua vez, o revelam ao vivo, demonstrando aos assinantes todos os recursos e benefícios.

Mas a estratégia tem armadilhas. Por exemplo, um blogueiro pode não mostrar os “detalhes” do seu produto. Ou até mesmo falar negativamente sobre isso. Não há garantias – como regra, não há obrigações claramente definidas.

Programas de embaixadores da marca

Neste caso, os poderes que o publicam de forma voluntária e gratuita – por grande amor ao produto, fabricante ou serviço. Esta é uma das estratégias mais influentes e eficazes porque a história da empresa é sincera.

Leia também: Dicas para usar os influenciadores digitais da melhor forma para seu negócio

Estratégia de marketing de influência

O marketing de influenciadores funciona, mas você precisa lembrar que a estratégia escolhida deve ser perfeita para sua marca. Assim como os próprios influenciadores. Vamos dar uma olhada nas 8 etapas essenciais para o uso econômico do marketing de influenciadores.

Definir metas

Descreva o objetivo da campanha. No caso do marketing de influenciadores, a principal tarefa da marca é aumentar a conscientização e atrair novos clientes. Nem sempre é uma questão de comprar. Aumentar as vendas é a terceira conquista estratégica mais importante e popular.

Defina uma estratégia de orçamento

Ao definir seu orçamento de marketing de influenciadores, considere o tempo gasto planejando, publicando, aguardando resultados e análises adicionais. E, talvez, vale a pena olhar para o programa de embaixadores?

Então seus custos serão limitados ao fornecimento de produtos ao usuário, que terá prazer em anunciar você mesmo. A Fujifilm usa essa tática. Ao lançar novos produtos ou atualizações, eles contam com a ajuda de fotógrafos e cinegrafistas conhecidos. Eles contam a história do produto, acrescentando cor e toque pessoal à apresentação do produto ao público.

Decida os objetivos e a mensagem

Ao contrário do estágio inicial de definição de uma meta, neste estágio vale a pena restringir suas expectativas e parecer mais focado e direcionado. Faça perguntas a si mesmo:

  • Qual público você quer atrair?
  • Quer falar sobre novos produtos ou valores da empresa?
  • Seu objetivo é lançar um novo modelo de calçado masculino no mercado ou atualizar um já conhecido e antigo?

Ao fazer perguntas como essas, você identifica claramente as necessidades da empresa no momento. E entenda como deve ser sua mensagem e imagem de um influenciador.

Saiba quem você está tentando influenciar

Tendo definido os objetivos, pense – quem são eles, especificamente seus clientes em potencial? Qual parte do público consumidor você deseja alcançar? Qual é a sua maneira e tipo de pensamento, estilo de vida e necessidades? Fazer as perguntas certas é metade da resposta.

Influenciadores selecionados

Ao compilar uma lista de influenciadores adequados para uma marca, considere os seguintes fatores:

  • A confiança do seu público no influenciador;
  • Porcentagem de engajamento – os assinantes são pessoas ativas ou bots reais;
  • A consonância do mood, tom e estilo da marca com o influenciador.

Escolher o influenciador certo para o marketing de influenciadores ajudará a criar um conjunto harmonioso.

Faça sua pesquisa

Revise e analise o conteúdo de representantes em potencial. Preste atenção a esses aspectos:

  • O que os criadores de tendências publicam?
  • Como eles se comunicam com seus assinantes.
  • Quem é seu público ativo?
  • O número de postagens publicitárias e colaborações com outras marcas – uma quantidade excessiva de publicidade (mesmo oculta) reduz o nível de engajamento e confiança.

Em primeiro lugar, esse estudo permitirá que você determine como você é adequado um para o outro. E em segundo lugar, isso lhe dará uma vantagem ao conversar com um influenciador – você mostrará que conhece bem a vida dele e está familiarizado com suas atividades.

Leia também: 5 dicas e truques para o sucesso no marketing de afiliados

Colabore com um influenciador

Não se apresse em escrever mensagens sobre cooperação – pense em qual caminho será aceitável em sua situação. Como em qualquer relacionamento, é importante construir confiança e encontrar um terreno comum. Você pode ir de duas maneiras:

Uma abordagem mais suave envolve mostrar interesse na pessoa

Comentar ou curtir postagens seriam bem-vindos. Após um pouco de comunicação, você pode prosseguir para a oferta de cooperação em mensagens privadas.

O apelo direto funciona bem com influenciadores de grande escala

Nesses casos, o cabeçalho do perfil contém informações de contato para entrar em contato com um representante ou um email de trabalho. Use esta oportunidade e seja o mais específico e educado possível.

A abordagem correta é um passo importante para uma cooperação boa, de longo prazo e produtiva.

Medir resultados

Os parâmetros UTM ajudarão a determinar o sucesso de sua estratégia de marketing de influenciadores. Eles ajudam você a monitorar o impacto de sua sinergia nos lucros.

Use todas as ferramentas disponíveis para analisar processos e realizações. Refine suas táticas conforme necessário para garantir que valha a pena no final.

Conclusão

As estratégias de marketing estão evoluindo e avançando rapidamente – o marketing de influenciadores não é exceção. Para acompanhar seus concorrentes, monitore tendências e otimize suas táticas para expandir seus negócios e atrair novos clientes.