Dicas para usar os influenciadores digitais da melhor forma para seu negócio

Dicas para usar os influenciadores digitais da melhor forma para seu negócio

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Publicado: 19 de março de 2020 | Atualizado: 19 de março de 2020.

O poder de alcance dos influenciadores digitais já não é mais segredo para ninguém. São jovens que passaram de desconhecidos da internet para grandes ídolos dentro e fora das redes sociais. E o uso deles para fazerem propagandas de serviços e produtos, mostrou-se muito efetivo para as empresas. 

As redes sociais evoluíram para mais do que redes para conectar-se com as pessoas que você conhece. Além de se tornar um meio mais simples de fazer contato com marcas e empresas, as grandes redes sociais tornaram-se lojas ambulantes, nas quais somos bombardeados em todos os momentos por propagandas, diretos ou indiretos. 

E não é para menos, as pessoas passam grande parte do tempo vidradas nas telas de seus smartphones, não necessariamente fazendo ou procurando algo em específico, mas como um passa tempo. 

Por que utilizar as redes sociais para vender?

Mais de 50% da população do país tem acesso à internet e foi graças ao acesso à rede pelos dispositivos móveis. De acordo com o Comitê Gestor da Internet no Brasil, em julho de 2018, 49% da população utilizavam os celulares apenas para se conectar a rede.

O custo relativamente baixo e a funcionalidade do aparelho permitiram às classes mais baixas que tivessem maior acesso à internet e os bens que ela oferece. E quando falamos em rede social, o brasileiro fica em terceiro lugar em relação a tempo de conexão. Com uma média de 9 horas e 14 minutos, perde apenas para Filipinas e Tailândia.

O maior tempo de conexão influencia diretamente no uso das redes sociais. Estamos a todo o tempo, no transporte público, no intervalo do serviço, mexendo no celular e checando nossas redes sociais. Não porque estamos procurando algo em específico, mas só porque sim. 

Utilizando-se disso, que lojas com venda no Instagram, por exemplo, começaram a fazer sucesso. A grande vantagem das redes sociais é que ela é extremamente nichada e formada por comunidades. Sua marca pode conversar apenas com as pessoas que você quer que ela converse. 

E também, deu-se início a utilização de influenciadores digitais para realizar a venda. 

Como utilizar os influenciadores

Hoje já é bem comum acompanharmos influenciadores que são patrocinados por determinadas marcas e fazem diversos tipos de Ads. O uso dessas personalidades da internet, porém, é uma faca de dois gumes: pode dar muito certo ou dar muito errado.

Engajamento acima de números

Não adianta pagar um influencer só porque ele/ela tem um grande número de seguidores. Como dito anteriormente, a grande vantagem da rede sociais é que ela é dividida em nichos, então, tenha certeza de colocar os gastos no papel e analisar se não vale mais a pena investir em um micro influenciador, conversa com a audiência. 

Especialmente se seu produto é nichado. Supondo que seu e-commerce é de produtos congelados veganos, escolha um influenciador que fale sobre esse estilo de vida, pois você já sabe quem é a sua audiência.

Quem é a sua persona?

Esse influenciador fala com a audiência que você quer atingir? 

Na hora de mandar produtos, fazer propaganda paga, o primeiro quesito a ser verificado é se o influencer se comunica com a audiência para quem você quer vender. 

É importante que seu negócio faça o estudo de persona para entender quem representa sua marca. Persona é diferente de público alvo. A persona da sua marca é quem representa sua marca, não necessariamente quem compraria os produtos. 

Definir a persona do seu negócio torna muito mais fácil o direcionamento de campanhas. Ou seja, se você tem uma loja de sapatos femininos e vai contratar a blogueira para falar sobre a marca, na expectativa de aumento das vendas, é importante que você não escolha a menina cujo perfil é mostrar o corpo. 

Pois, maioria dos seus seguidores serão homens e o dinheiro de investimento trará pouco retorno.

Trabalhe o perfil da sua loja

É importante sim, ter um perfil da sua loja nas redes sociais e que ele seja bem trabalhado, principalmente quando falamos de moda e acessórios. 

Trabalhar com o influenciador significa ter, além dos seus produtos, é ter seu perfil divulgado. Então, uma vez que o influencer te indicou, se seu perfil foi desorganizado e não apelativo, por mais qualidade que seus produtos tenham, os consumidores vão embora.

Principalmente quando falamos de Instagram, cujo foco são fotos e vídeos, é necessário um cuidado maior para que sua imagem capture a atenção dos consumidores que são bombardeados constantemente por fotos.

Seja transparente

As blogueiras podem ser suas maiores aliadas ou piores inimigas, quando falamos de redes sociais. 

Um deslize pode manchar a reputação da sua loja. Dessa forma, seja sempre transparente na hora de fazer a campanha envolvendo-os. 

Assim como você também pode exigir que eles sejam transparentes com você. Cheque possíveis escândalos com os quais o influencer possa ter se envolvido e veja se não fere nenhum valor da sua marca. 

Conclusão

Trabalhar com influenciadores digitais é uma maneira de ter alguém em quem os internautas confiam para promover seu produto / serviço / marca. Seja por contratação para publicidades mesmo ou como forma de envio de “presentes”, os influenciadores criaram laços com seus seguidores e seu negócio pode se aproveitar dessa confiança já estabelecida. 

Porém, é preciso ter cautela na escolha do influenciador. Ter certeza que o público se encaixa com o seu público alvo e se os discursos se alinham. Caso contrário, trabalhar com o influenciador só irá trazer controvérsias para a sua marca. 

Porém, quando bem feito, usar os influenciadores são uma boa maneira de promover sua marca estabelecer uma nova conexão com seu público. 

Conteúdo produzido pela equipe de redação da Doutor E-commerce

2020-03-19T10:27:19-03:00

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