O que é gestão de conteúdo e quais os benefícios dessa estratégia para os empreendimentos?

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Publicado: 13 de janeiro de 2020 | Atualizado: 4 de março de 2020.

Gestão de conteúdo, já ouviu falar sobre essa estratégia? Sabe como colocá-la em prática? A primeira informação que deve ter é que saber gerenciar conteúdos com eficiência evita desperdício de tempo e recursos. Vamos conversar mais a respeito?!

A gestão de conteúdo é um universo constantemente utilizado em estratégias de Marketing, principalmente para quem trabalha com Marketing Digital.

Isso porque o gerenciamento de conteúdo conta com a criação, armazenamento, postagem e divulgação de materiais em toda e qualquer plataforma online, como blogs, redes sociais e assim por diante.

A questão é: o objetivo principal dessa estratégia é melhorar a performance das empresas por meio de conteúdos, aproximando-as cada vez do mercado e de seus clientes e potenciais clientes (os leads).

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Vamos entrar mais a fundo no tema, então, e entender o que a gestão de conteúdo tem a ver com funil de vendas, necessidade do cliente e otimização de tempo e recursos? Então, confira o que temos preparado para você nos tópicos abaixo:

O que é gestão de conteúdo?

Gestão de conteúdo é uma estratégia criada pela área de Marketing para melhor gerenciar os resultados e a criação de conteúdos para o sucesso de um empreendimento.

Sendo assim, a gestão de conteúdo pode atuar em todos os formatos de materiais produzidos. Inclusive, a diversidade de materiais criados para estratégias online é bem vasta.

No ambiente digital vemos conteúdos como infográficos, ebooks, artigos de blogs, imagens, podcasts, vídeos e assim por diante.

E cada formato pode se conversar, tudo vai depender da estratégia de cada negócio. Porém, de qualquer forma, para dar início à gestão de conteúdo é necessário ter claro quais são suas 5 etapas básicas.

  • Iniciação: é nessa etapa que surge toda a ideia da campanha e do conteúdo que deverá ser produzido. Para isso, é necessário fazer uma pesquisa de mercado para entender o que seus concorrentes já estão fazendo, como estão se posicionando e como inovar;
  • Planejamento: agora é hora de começar a planejar cada detalhe e aspecto da campanha, tal como datas, duração, meio de divulgação, objetivos, tarefas e assim por diante;
  • Execução: essa etapa é de colocar em ação tudo que foi planejado até este momento, mas não só isso. É momento também para acompanhar de perto a produção de conteúdos e ajustar o que for necessário realizando testes;
  • Monitoramento: de acordo com os dados levantados na etapa de planejamento, agora é momento de validar se tudo está funcionando como devia, ou seja, você deve analisar o retorno da sua campanha tendo em mãos sua expectativa e realidade;
  • Encerramento: ao finalizar seu projeto é realizado os registros de tudo que aconteceu durante a campanha para entender quais foram os erros e acertos. Isso te ajudará a ajustar as campanhas que virão a seguir, otimizando seu tempo e recursos.

As etapas são simples, porém, é necessário entender que deixar de realizar qualquer uma delas influenciará e muito no sucesso da sua campanha, assim como as próximas.

Existem benefícios no gerenciamento de conteúdo?

O maior benefício da gestão de conteúdo é a organização de todos os processos que envolvem a produção e divulgação dos materiais.

Isso porque, o gerenciamento de conteúdo te permite:

  • Planejar e criar conteúdos com antecedência;
  • Trabalhar com postagens agendadas;
  • Manter a frequência de postagem;
  • Testar e aprimorar a qualidade dos conteúdos;
  • Descartar a produção de conteúdos desnecessários (que não trazem resultados para o empreendimento);
  • Evitar repetições de conteúdos;
  • Divulgar em diversas plataformas com estratégias e produções específicas;
  • Mensurar resultados.

Ou seja, agora que você já sabe o que é gestão de conteúdo e quais os benefícios que a estratégia oferece para o seu negócio, chegou a hora de colocar toda a teoria que aprendeu em prática, ou seja, como será que se aplica o gerenciamento de conteúdo?

Da teoria à prática: como gerenciar conteúdo com eficiência?

Se você chegou até aqui é porque já sabe o que é gerenciamento de conteúdo, quais seus benefícios e quer saber como colocar a estratégia em prática. Então, vamos lá!

Comece organizando seu tempo, pois uma vez que você começar a produzir e postar conteúdos é fundamental manter a cadência, ou seja, não pare, principalmente por conta de uma má gestão de tempo.

Nada que 30 minutos diários no início não resolva, mas claro, tudo de acordo com sua necessidade, estratégia e objetivo.

Depois disso, mãos à massa!

1. Pesquise

Como dissemos no primeiro tópico do conteúdo, você precisa saber o que seus concorrentes estão fazendo e como eles estão se posicionando para poder inovar e não ficar para trás.

Sendo assim, uma vez que você identificar qual é o tema do conteúdo que você deverá produzir, pesquise ainda mais sobre o assunto.

E não precisa ser nada demorado ou difícil. Basta ir até um dos buscadores, como o Google, por exemplo, e em poucos minutos realizar uma leitura dinâmica nos textos, assim será possível separar o que existe em comum e o que você deve falar no seu material.

Isso, inclusive, irá te ajudar a encontrar imagens, vídeos e áudios, por exemplo, que serão úteis para enriquecer a sua produção.

2. Assine a Newsletters com informações relevantes

Assinar newsletters de sites que oferecem informações relevantes ao seu negócio te ajudará a ter riqueza na hora de produzir os conteúdos.

Além disso, essa ação te ajudará a ficar mais próximo do mercado e saber o que as demais empresas e empreendimentos estão falando.

Fora isso, será possível realizar a etapa anterior, de pesquisa, de forma mais rápida, otimizando cada vez mais sua produção.

3. Produza o conteúdo

Toda pesquisa feita até aqui te ajudará agora a montar a estrutura do seu conteúdo. Agora é só começar a escrever, desenhar, gravar ou seja lá qual for o formato do seu material.

Se concentre, separe um tempo determinado para ficar 100% focado à sua produção, busque um local aconchegante e prático, tenha por perto tudo que irá precisar (desde o equipamento de produção, até água, música ou que for usar e precisar durante a produção) e comece.

4. Acelere o desenvolvimento

Quanto mais você praticar, mais rápida será a sua produção de conteúdo. Afinal, você começará a desenvolver e encontrar técnicas que te ajudam no processo.

Uma boa dica para quem está começando ou quem tem problemas de concentração é: desconecte-se das redes sociais. Um lugar calmo, silencioso e confortável fará toda a diferença na sua escrita.

Você pode também começar a usar um cronômetro para medir quanto tempo você está levando para produzir seus conteúdos. Ao tentar superar seu próprio tempo, com o passar do tempo sua prática ficará cada vez mais aprimorada.

E lembre-se: não é momento de editar o conteúdo, e sim produzi-lo. Foque nisso! Com o tempo você até conseguirá juntar essas duas habilidades, mas sempre será necessário revisar o que foi feito e a edição final deve ficar para esse momento.

5. Divulgue o material

Depois de pesquisar e produzir, agora é hora de dar vida ao seu conteúdo divulgando-o.

Para isso, você pode primeiro criar ou atualizar sua lista de emails para enviar o seu conteúdo para eles. Mas lembre-se sempre: não compre listas! O quanto mais personalizada for sua lista, mais próximo você estará do seu público-alvo correto.

Você pode investir também na produção de uma landing page (páginas de captura ou conversão) para começar a metrificar quantos contatos você conseguiu, qualificá-los e entender o que eles estão trazendo de retorno para o seu negócio.

Divulgue também em perfis pessoais e empresariais para que seu conteúdo tenha repercussão e visibilidade.

Se você está começando agora, divulgue para seus familiares e amigos, com o tempo a sua rede de contato vai crescendo e você poderá filtrar seu público interessado, deixando também seus conteúdos e ações cada vez mais personalizados e assertivos.

Afinal, você também poderá abrir espaço para a sugestão de melhorias e solicitações de temas para os conteúdos.

6. Interaja com seu público

Interagir com seu público é essencial para o desenvolvimento do seu negócio. Sendo assim, não deixe de responder os comentários feitos, independente de qual seja a plataforma de contato.

Essa tarefa não é demorada, nada que 15 minutos por dia não resolva.

Isso ajuda a criar vínculos com seu público, criar um relacionamento mais próximo com ele, permitindo que eles vejam uma marca humanizada por trás da máquina.

Além disso, você pode postar em sua página conteúdos que não são de sua própria autoria, mas que tenha a ver com seu público, assim manterá suas atualizações em dia e poderá até formar parcerias.

Ou seja, sua gestão de conteúdo fica cada vez mais eficiente. E vale dizer que isso tudo não precisa apenas ser feito por você, você pode contratar uma pessoa ou um grupo responsável pelo gerenciamento de conteúdos e a produção deles.

Dessa forma, quem sabe você consiga até aumentar o número de produções?

E mais uma informação! Lembre-se que para você posicionar um conteúdo na internet, é necessário ter algumas técnicas claras na sua produção. Não deixe de lado o SEO, são diversas as técnicas utilizadas para deixar o seu conteúdo no topo do Google, então atente-se a isso!

Da teoria à prática: como gerenciar conteúdo com eficiência?

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E aí, gostou de aprender tudo sobre o que é gestão de conteúdo, seus benefícios e como aplicá-la ao seu negócio?

Agora você não tem mais tempo a perder. O sucesso da produção e divulgação de conteúdos depende apenas de você.

Então, lembre-se, pesquise, obtenha dados, entenda seu mercado, planeje sua estratégia, tenha um objetivo, conheça e se aproxime do seu público, personalize sua lista de contatos, produza com qualidade e riqueza de informação, revise seu conteúdo, diversifique seu conteúdo e assim por diante.

Inclusive, se quiser saber mais a respeito de conteúdo de qualidade e estratégia assertiva de resultados, veja como obter resultados mais rápidos com Inbound Marketing.

Agora, coloque tudo o que viu aqui em prática e dê início a um gerenciamento de conteúdo eficiente e assertivo.

Bom trabalho!

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