Como aumentar as vendas em tempos de crise? Descubra os 6 principais segredos

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Publicado: 26 de dezembro de 2019 | Atualizado: 4 de março de 2020.

Como aumentar as vendas em tempos de crise? Essa pergunta é difícil de ser respondida, principalmente quando se tem muita concorrência, não é mesmo? Por sorte, existem diversas técnicas que você pode focar para gerar leads e convertê-los em vendas.

Nenhum empreendedor quer saber de crise, ainda mais dentro do seu mercado de atuação.

Mesmo assim, infelizmente ela é inevitável, e deve ser enfrentada como se você fosse um guerreiro habilidoso.

A boa notícia é que hoje existem diversas técnicas das quais você pode focar para sair de uma vez delas e, mais importante que isso, se preparar para evitá-la dentro do seu negócio.

Para conhecê-las, é só você dar sequência a leitura deste conteúdo. Confira:

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1. Conheça bem o seu cliente e a sua persona

Você quer saber como vender mais? Então é necessário conhecer a fundo os seus clientes e, obviamente, a sua – ou as suas – persona.

Isso porque são essas pessoas que possibilitam o crescimento da sua empresa mesmo em tempos de crise.

Para conhecê-la bem e atender a todas as suas necessidades, você realizar pesquisas com os seus clientes atuais.

Assim, você consegue compreender melhor quais os problemas pelos quais estão passando e seus hábitos e preferências.

Depois de coletar essas informações, você deve realizar a mensuração delas para aplicá-las em seu negócio.

Assim, você reconhece quem são os seus leads para capacitar a sua equipe de vendedores com treinamentos voltados para como aumentar as vendas em tempos de crise.

Afinal de contas, saber como interagir com todos eles é uma maneira de ser destaque em como gerar leads e aumentar as vendas.

2. Foque na fidelização de clientes e atendimento personalizado

Como aumentar as vendas

Mesmo que o atendimento personalizado sejam a resposta para a pergunta “como aumentar minhas vendas?”, ainda é muito difícil encontrar empresas que trabalhem assim.

Isso porque diversas marcas acreditam que o contato com o comprador só deve ser feito na etapa de atração até a decisão de compra da jornada de compra do cliente.

No entanto, a sua interação com os clientes deve ir além do fechamento de um contrato!

Por isso, treinamentos de follow-up são fundamentais para que o cliente se sinta confortável para voltar a comprar os produtos e serviços da marca.

Além dos vendedores da sua loja física, focar em follow-up voltado para email marketing também é uma opção para quem quer descobrir como vender mais.

Isso porque com essa estratégia, você consegue fazer a divulgação, bem como mostrar um atendimento personalizado para cada cliente.

Ou seja, para você saber como vender mais produtos e serviços, é necessário focar tanto no universo online como também no bom atendimento dos seus vendedores.

3. Estude o mercado e a concorrência

Outro ponto bastante importante se o seu intuito é saber como aumentar as vendas em tempos de crise é o estudo do mercado e da concorrência.

Para não deixar dúvidas, vamos dar uma breve explicada o que cada um representa para a sua marca querer conhecer a resposta para a pergunta “como aumentar minhas vendas?”.

O mercado representa o ambiente do qual você inseriu o seu negócio.

Por exemplo, se você tem um restaurante, consequentemente ele estará dentro do mercado gastronômico/culinário.

Já a concorrência representa todas as empresas das quais vendem produtos ou serviços similares aos seus.

Então, se você tem uma lanchonete de hambúrgueres artesanais, a sua concorrência obviamente são outras lanchonetes que vendem hambúrgueres artesanais.

E para que saiba como vender mais hambúrgueres artesanais que o vizinho, você precisa estudar o seu mercado de modo que vire uma referência para todos os seus clientes.

Além disso, outra estratégia interessante é acompanhar todas as ações que as outras empresas fazem para que consiga fazer algo parecido.

Para tanto, dê preferência para aquelas ações que realmente deram um bom resultado, tentando acertar como essas empresas fizeram, evitando ao máximo os erros.

4. Capacite os colaboradores da sua empresa

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Os colaboradores são a essência de toda a sua empresa, bem como os clientes dos produtos ou serviços da marca.

E capacitar todos os colaboradores do seu negócio é uma excelente forma de saber como gerar leads e vender muito mais que a concorrência.

Isso porque são essas pessoas que mostram aos seus compradores os benefícios dos produtos ou serviços da sua marca e respondendo a perguntas técnicas sobre eles.

Em momentos de crise, é normal ficar nervoso e ansioso para vender o máximo de produtos ou serviços para que o lucro não caia.

Por esse motivo, você deve oferecer treinamentos para que o atendimento, como já dissemos, seja personalizado e focado na fidelização de todos os clientes.

Além do mais, a capacitação é uma forma de motivar todos os colaboradores, que vão desejar saber cada vez mais como aumentar as vendas em tempos de crise.

Portanto, coloque no seu cronograma treinamentos para toda a equipe de vendedores, principalmente aqueles que são voltados para o conhecimento do seu mercado de atuação.

5. Invista em ações de marketing digital

Bom, estar presente dentro do universo online, atualmente, é a melhor maneira de responder a questão “como aumentar minhas vendas?”.

Por isso, investir em ações de marketing digital deve ser o foco de grande parte das empresas, especialmente aquelas que estão começando as suas atividades agora.

Sendo assim, elaboramos uma lista de ações que você deve focar para saber como gerar leads e aumentar as vendas dos seus produtos ou serviços.

Redes Sociais

Estar presente nas redes sociais é uma obrigação para qualquer empreendimento.

Antes vistas com maus olhos por não passarem a “seriedade” tão desejada para os clientes, elas agora são motivo de bons negócios.

E a resposta para estar presente nas redes sociais é muito simples: se socializar com os compradores dos produtos ou serviços da sua empresa.

Uma vez que grande parte do seu público-alvo estará presente em pelo menos uma rede social, como o Facebook e o LinkedIn, é importante estar nelas para não ser esquecido.

Ads

Pegando o gancho das redes sociais, focar em mídias pagas, também conhecidas como Ads, é estrategicamente eficiente para aumentar a visibilidade da sua marca.

Mas calma aí, se eu estou em momento de crise, por que eu vou gastar dinheiro com as redes sociais se eu posso postar todos os meus conteúdos gratuitamente?

Pelo simples fato de que, com os anúncios pagos, você alcança um público que possui o mesmo perfil dos compradores dos produtos e serviços da sua marca.

Independentemente do valor gastos com as mídias pagas, essa é uma excelente proposta para você saber como aumentar as vendas em tempos de crise de forma eficiente.

Blog

O blog, assim como as redes sociais, foi mau visto por muito tempo por diversos empreendedores.

Porém, hoje essa é uma das principais ferramentas para você ter conhecimento de como vender mais pela internet.

Isso porque dentro dele você pode mostrar que sabe do que se trata o seu mercado, gerando confiança entre os usuários que acessam ele.

Para tanto, é importante que você disponibilize em cada conteúdo materiais ricos que tenham total relação com o assunto abordado.

Assim, você garante que o lead passe por todos os estágios do funil de vendas.

Portanto, crie agora mesmo um blog para a sua empresa e garanta a sabedoria de como gerar leads para ela.

Inbound Marketing

O nosso querido Inbound Marketing não poderia ficar de fora da lista que vai ajudar você a responder a pergunta “como aumentar minhas vendas?”, não é mesmo?

Principalmente porque hoje o Marketing de Atração tem sido adotado por vários empreendimentos que querem ser destaque na internet.

Afinal de contas, a metodologia tem as técnicas de SEO e o Marketing de Conteúdo como um de seus pilares fundamentais.

E falando nessas duas estratégias, vamos vê-las nos tópicos abaixo.

SEO

SEO é a abreviação de Search Engine Optimization, como você bem sabe.

Com ele, você aumenta suas chances de estar presente na primeira página de pesquisas dos maiores buscadores online, como o Google, por exemplo.

Isso porque uma de suas técnicas se utiliza palavras-chave que são pesquisadas por usuários que estão passando por algum tipo de problema.

Portanto, você deve realizar um bom estudo de palavras-chave para garantir que tudo o que você tem a oferecer seja encontrado logo de cara pelos usuários.

Mas o SEO só é uma das garantia de saber como aumentar as vendas em tempos de crise devido a outra estratégia: o Marketing de Conteúdo.

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é o responsável por uma das partes mais importantes dentro do Marketing de atração: a elaboração de conteúdos úteis e que geram valor para os usuários.

Para fazê-lo, é essencial ter redatores talentosos e especialistas na sua equipe e que saibam utilizar as técnicas de SEO corretamente dentro dos artigos de blog.
Além disso, também é importante usar a mesma lógica para a produção de publicações nas redes sociais a fim de gerar relevância para o seu perfil.

6. Ferramentas de automação | Ideal Marketing

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Por fim, não poderíamos deixar de mencionar aquilo que pode ser o qual faltava para você saber como gerar leads e aumentar as vendas dos seus produtos ou serviços.

Estamos falando das ferramentas de automação de marketing, fundamentais para qualquer negócio que deseja incluir o Marketing Digital como meio para o sucesso.

Isso porque essas plataformas possuem tudo o que você sempre desejou: todas as técnicas e estratégias de marketing digital dentro de um único software!

E você pode ter tudo isso se contar com a ferramenta de automação de marketing da Ideal Marketing, destaque no mercado atualmente.

Com ela, é possível disparar emails marketing personalizados para os clientes certos para saber, enfim, como vender mais e contar ainda com inúmeras facilidades.

Sendo assim, não perca tempo! Faça o nosso tour guiado e veja como é possível garantir o crescimento da sua empresa em tempos que vão além da crise financeira!

Já sabe como aumentar as vendas em tempos de crise? Então saia de uma vez por todas dela!

Você acaba de ler um dos conteúdos mais essenciais para você responder a pergunta “como aumentar minhas vendas?”.

E nós dizemos isso porque aqui foram mostradas diversas técnicas e estratégias capazes de potencializar os resultados das suas vendas dentro da internet.

E para que você consiga melhorar seus resultados agora mesmo, faça um diagnóstico gratuito para saber o que deve melhorar na sua empresa!

Bons negócios!

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