9 Dicas para impulsionar suas vendas no Facebook

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Publicado: 10 de dezembro de 2021 | Atualizado: 4 de setembro de 2023.

Faz tempo que o Facebook não é apenas uma rede social. A plataforma foi criada para conectar pessoas, familiares e amigos, mas hoje já oferece inúmeras oportunidades de negócios para empresas, inclusive de impulsionar as vendas no Facebook.

As ferramentas de publicações, anúncios e análise de dados oferecem uma plataforma completa para as marcas se conectarem com o seu público. Com o engajamento dos usuários, é possível convertê-los em clientes e vendas para o negócio.

Pensando nisso, trouxemos aqui algumas dicas essenciais para impulsionar suas vendas no Facebook. Você vai ver como explorar os recursos da rede social para vender seus produtos ou serviços. Acompanhe agora e aproveite as dicas!

1. Conheça melhor a sua audiência

O primeiro passo para impulsionar as vendas no Facebook é conhecer as pessoas com quem você está falando. Só assim você vai conseguir criar conteúdos e ofertas que se alinhem ao perfil e aos interesses do público que acompanha a sua marca.

No marketing digital, a ferramenta mais usada para isso é a criação de uma persona. Trata-se da descrição de um personagem fictício que representa o seu cliente ideal. É pensando na persona, então, que você vai criar as publicações e anúncios no Facebook, com mais chances de sucesso.

2. Interaja com os seguidores

O Facebook é hoje uma plataforma de negócios, mas não deixa de ser uma rede social. Ou seja, ela é feita para gerar conversas e interações entre as pessoas — e, é claro, entre pessoas e marcas também.

Por isso, interaja com os seguidores. Responda comentários e mensagens dos usuários e republique posts que falam dos seus produtos, por exemplo. Isso cria engajamento e fortalece a comunidade em torno da sua marca. Assim, você tem mais chances de converter os seguidores em clientes.

3. Mostre o seu produto em situações de uso

Nas publicações do Facebook, mostre seus produtos em situações de uso, que ajudem a tangibilizar o que você está vendendo. Assim, as pessoas podem entender como eles funcionam e como podem agregar valor à sua vida.

Procure fugir daquelas fotos de catálogo, com fundo branco e sem personalidade. Com pessoas e situações reais nas imagens, você consegue despertar a identificação das pessoas e o desejo de consumo do produto. 

4. Publique imagens de bastidores da empresa

Imagens de bastidores da empresa podem mostrar a equipe, o processo de produção, as ferramentas de trabalho e momentos do dia a dia do negócio. Elas ajudam a humanizar a empresa e se aproximar do público, que gosta de saber o que acontece longe dos holofotes.

Além disso, esse tipo de imagem valoriza o que a marca vende, já que você mostra tudo o que existe por trás do produto que o cliente vê. Se os usuários percebem todo o trabalho que existe para colocar o produto no mercado, pode até pagar mais caro por ele.

5. Crie uma loja no Facebook para vender mais

As Lojas do Facebook são um dos principais recursos para impulsionar vendas na rede social. Elas funcionam como uma vitrine virtual para os seus produtos, com links que direcionam os usuários para a sua loja virtual.

Quando você tem uma loja no Facebook, é possível marcar os produtos nos posts. Se clicarem nas marcações, os usuários podem ter mais informações sobre preço, tamanho e estoque, visualizar outros produtos da loja e ir até a página de venda no e-commerce para finalizar a compra por lá.

Para usar esse recurso, é preciso ter uma loja virtual e cadastrar o seu catálogo de produtos no Facebook. Se você ainda não tem, pode escolher entre os melhores criadores de lojas virtuais e desenvolver o seu e-commerce em apenas alguns cliques 

6. Utilize vídeos na sua estratégia de marketing digital

Os conteúdos em vídeo são uma das preferências dos usuários nas redes sociais. De acordo com uma pesquisa da Comscore, divulgada pelo portal Mundo do Marketing, os conteúdos em vídeos cresceram 35% em visualizações e 20% em interações nas redes sociais entre 2019 e 2020.

O sucesso do TikTok e do Reels do Instagram mostram ainda a preferência por vídeos curtos e dinâmicos. Embora o Facebook não tenha exatamente o mesmo formato dessas plataformas, a rede social valoriza bastante os vídeos, que geralmente têm melhor desempenho que posts apenas com imagens e links.

Então, você pode aproveitar esse formato no relacionamento com os seguidores e na divulgação de ofertas, com vídeos dos produtos em uso ou em produção, por exemplo.

7. Invista em publicidade no Facebook

Você pode construir audiência e alcançar os seguidores com posts no Facebook. Porém, o alcance orgânico vem sendo reduzido nos últimos anos, o que leva as marcas a investirem em publicidade paga para ganhar mais visibilidade.

As ferramentas de anúncio do Facebook são valiosas para impulsionar as vendas. Existem diversas opções de segmentação do público-alvo e de posicionamento de anúncios para alcançar mais pessoas. Além disso, você pode explorar diferentes formatos de publicidade para se comunicar com o seu público e direcionar clientes para o e-commerce.

Para utilizar os recursos de publicidade, é importante verificar o domínio no Facebook, de maneira que a plataforma reconheça que o site e a página pertencem à sua empresa.

8. Inclua chamadas para ação nos posts

Chamadas para ação (CTA ou call to action) convidam o usuário a realizar a ação que você deseja. Geralmente, elas trazem uma frase curta, com um verbo imperativo: “compre agora”, “cadastre-se” ou “aproveite os descontos”, por exemplo.

Se você não incluir um CTA, pode ser que o usuário fique perdido, sem saber o que fazer ou onde clicar. A chamada para ação, então, guia e motiva o usuário, ao deixar claro o que você espera que ele faça.

9. Tenha uma rotina de publicações

A regularidade das publicações no Facebook é importante para engajar o público. Quem acompanha uma marca nas redes sociais quer receber conteúdos periodicamente, não apenas posts esporádicos. O algoritmo do Facebook entende isso e valoriza as páginas que têm posts regulares.

Então, elabore um calendário editorial, que oriente sobre as datas de produção e publicação dos conteúdos, bem como os temas que devem ser abordados. Assim, você consegue manter a regularidade e alcançar mais visibilidade na rede social.

Enfim, o Facebook é um dos principais canais do marketing digital. A rede social oferece várias ferramentas, formatos e recursos para se relacionar com seu público e divulgar seus produtos e serviços.

O desafio, então, é converter os seguidores em clientes do seu negócio. Mas, com as dicas que demos acima, você vai conseguir atrair mais clientes e impulsionar suas vendas no Facebook. Agora, aproveite as oportunidades que a rede social oferece para vender mais!