7 Dicas para organizar sua loja virtual para Black Friday

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Publicado: 9 de novembro de 2021 | Atualizado: 9 de novembro de 2021.

A Black Friday, um dos momentos mais aguardados do ano para os comerciantes e grande público, traz, ano a ano, diversas formas de adquirir o sonhado produto com preços menos elevados.

O movimento vem garantindo maiores lucros aos comerciantes, que veem em seus potenciais clientes novas oportunidades de compras e negócios.

Devido à pandemia e com muitas pessoas evitando gastos para se concentrarem melhor no mês dos descontos, a Black Friday vem mais uma vez para movimentar o setor econômico do país. Se você é empreendedor, possui loja virtual e quer atrair mais clientes, acompanhe as dicas que podem trazer resultados satisfatórios para o seu negócio.

1 – Organize o atendimento de seu e-commerce

 Para que seus clientes entendam mais sobre o que você está vendendo, é preciso cautela ao anunciar seus produtos. Principalmente se você usa a internet como aliada para alavancar suas vendas.

Com mais estrutura, seus consumidores saberão aproveitar as ofertas e garantirão seu retorno.

Para tanto, seus produtos precisam ser exibidos de forma clara em seu site. Seus itens devem ter o máximo de informações, para que seu cliente não fique com dúvidas e parta para a concorrência.

Existem alguns fatores que ajudarão no destaque de suas vendas:

  •         Sua equipe de atendimento precisa estar qualificada e pronta para atender a uma alta demanda de solicitações. Revise informações como: dimensões do produto, cores, modelos, valores e formas de pagamento.
  •         As imagens e a descrição do produto precisam estar corretas, verificadas e atualizadas;
  •         Mantenha atualizado e de fácil acesso seus canais de atendimento ao consumidor, como: SAC da empresa, Chat, Formulário de contato, atendimento via whatsapp, Ouvidoria, etc.;

2 – Tenha uma logística eficaz

Essa área costuma ser um pouco complexa na organização do negócio. Planejar as vendas, treinar equipe, possível recrutamento de mais funcionários e organização nas transações, são questões que exigem cautela e disciplina.

Não basta apenas ofertar, vender e pronto. Existem algumas questões básicas que precisam estar evidenciadas no planejamento estratégico do negócio. Vamos às dicas para melhorar sua logística na Black Friday:

1 – Faça um planejamento sobre as vendas: qual produto vende mais? Quais os produtos mais buscados na loja? Qual a porcentagem de desconto darei durante esse período?

2 – Frete e prazo de entrega: cuidado com o cálculo no prazo de entrega. Prazos curtos demais ou longos em excesso podem prejudicar seu negócio.

3 – Transporte e entrega: você possui logística própria? Se sim, esteja preparado para uma demanda acima do esperado e deixe a equipe pronta, caso necessário. Se não possui, encontre boas transportadoras, com boas avaliações no mercado.

4 – Já possui logística reversa? Essa é uma tendência que tem ganhado a simpatia e a fidelidade do público que faz uso do e-commerce.

3 – Divulgue suas ofertas com antecedência

Como diz o velho e bom ditado, quem sai na frente não fica para trás. Portanto, determine um prazo para começar a divulgar seus produtos, para que os clientes percebam que seu negócio já está preparado para o período dos preços baixos.

Divulgando os descontos antes de ser dada a largada para as compras, o empreendedor terá mais chances de se destacar. Use canais como:

  • Redes Sociais;
  • Emails;
  • Anúncios (Google, Facebook, Instagram, Youtube);
  • Banners.

4 – Crie descontos reais

No momento de planejar as ofertas para a Black Friday são necessárias medidas que talvez sejam únicas e garantirão a presença virtual dos consumidores. Porém, não adianta aplicar descontos que não são atrativos.

O empreendedor precisa participar ativamente do movimento dos preços reduzidos. Um bom desconto a partir de 20 por cento é convite para uma boa negociação de compra e venda.

5 – Atente-se a seu estoque

Principal oxigênio de qualquer ramo comercial, o estoque é fundamental para a sobrevivência de negócios. 

Organize-se junto a seus fornecedores para garantir uma boa quantidade de produtos para a venda. Principalmente se um determinado item for usado como carro-chefe do período de ofertas. Assim, não tem como sua Black Friday ser sinônimo de falha na entrega.

 Com seu estoque abastecido, suas ofertas estarão visivelmente claras e terá como retorno a excelência nos resultados que deseja. Observe desde os produtos mais simples aos mais especiais. Garanta a quantidade ideal para não decepcionar.

6 – Capriche no visual de seu e-commerce

Pela internet, é possível chegar a um mundo de cores, gráficos, imagens e estruturas visuais. Porém, para que seu e-commerce seja levado a sério e tenha respeito no mercado, não se deve abusar de muitas informações, para que o aspecto visual não canse a visão de seus clientes.

O ideal é ser objetivo no projeto gráfico, sem deixar tudo muito colorido ou traçado em excessos. A velha dica “preto no branco” é a melhor sugestão visual para trabalhar seu negócio no mundo da web. Clareza, facilidade e rapidez, são itens primordiais que não tem como fazer seu público não visitar sua loja virtual.  Confira algumas sugestões.

  • Separe os produtos por gêneros
  • Configure o site para cada setor de compras
  • Ponha links de acesso a outras páginas
  • Publique textos objetivos
  • Crie áreas exclusivas para pagamentos

Se não possui equipe de design, encontre bons profissionais em plataformas de freelancers como 99Freelas e Workana.

7 – Ofereça descontos e ofertas em lives de Black Friday

Em se tratando de comércio virtual, as ferramentas para divulgação dos negócios são extensas. As redes sociais, por exemplo, possuem recursos que ajudam no impulsionamento das informações e geram resultados expressivos, mantendo a alta taxa de promoção do empreendimento.

E como a internet tornou-se uma das principais geradoras de receitas, participar ativamente das atividades é fundamental para que o empresário obtenha o reconhecimento desejado. Uma das soluções é promover lives ou vídeos ao vivo sobre seu negócio.

Exibir os produtos, destacar as promoções, usar linguagem informal e praticar ações que despertem o interesse do público, pode ser vantajoso. Mantendo a fidelidade, respeito e levando confiança aos clientes, não tem como haver erros.

O cliente precisa sentir-se próximo das ofertas. Utilizar os meios de comunicação virtual é somar criatividade à manutenção do empreendimento.

Com a alta tecnologia cada vez mais aprimorada, abusar das vantagens é atração à parte que garantirão o bom funcionamento e darão vida longa para qualquer comércio virtual.