Black Friday 2021: como se preparar e o que esperar desta data

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Publicado: 4 de novembro de 2021 | Atualizado: 4 de novembro de 2021.

A Black Friday, ou em tradução livre “Sexta-feira Preta”, é conhecida como uma data em que as lojas e redes de varejo criam diversos tipos de descontos em seus produtos. 

No Brasil, essa data começou a ser comemorada a partir de 2010 e geralmente acontece na última sexta-feira de novembro, o que antecede o famoso período de compras do Natal. 

Em 2020, mesmo com a pandemia da Covid-19, a Black Friday teve um crescimento de cerca de 25%, se comparada à edição anterior, com um faturamento de R$4,02 bilhões pelo e-commerce, de acordo com dados da Ebit/Nielsen. 

Em resumo, essa é uma importante data para o varejo impulsionar as vendas e conquistar mais clientes. 

Como se preparar para a Black Friday? 

O famoso dia internacional de descontos é uma grande oportunidade para alavancar as vendas de diversos tipos de produtos e serviços. Por isso, se preparar para essa data faz total diferença para o aumento da receita. 

Além de fomentar as vendas, a Black Friday é também uma ótima oportunidade para conquistar e fidelizar clientes. Nesse momento, priorizar que a jornada de compra seja satisfatória é essencial. 

A seguir, conheça algumas outras iniciativas que fazem total diferença durante a segunda melhor data do varejo:

Foque na experiência do cliente 

A Black Friday é o dia no qual os clientes estão em busca de vantagens, ou seja, descontos progressivos, diversas possibilidades de pagamentos, promoções imperdíveis, entre outros. 

Por isso, trabalhe com o objetivo de possibilitar isso a eles, desenvolva ofertas que sejam de fato atraentes e propicie uma experiência de compra positiva.

De nada adianta criar ofertas incríveis se seu e-commerce apresenta problemas ou falhas durante o momento da compra. Muito além de boas promoções, os consumidores estão mais exigentes na hora de comprar, demonstrar que sua empresa se preocupa com isso é um importante passo para conquistar esses consumidores. 

Facilitar o processo da compra é peça-chave para vender mais. Afinal, 74% dos consumidores são propensos a comprar com base apenas nas experiências, de acordo com a Forbes.

Omnichannel é indispensável 

Com a aproximação da Black Friday, chegou o momento de unir seus diferentes canais de venda. A integração das lojas físicas com os canais online é crucial para garantir boas vendas. 

Atualmente, 97% dos consumidores pesquisam no e-commerce antes de visitar as lojas físicas, segundo uma pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção de Crédito). 

Assim, muitos deles costumam iniciar a pesquisa ou até mesmo a compra em um canal e finalizar em outro. Priorizar esse tipo de integração durante a Black Friday é uma excelente alternativa para vender mais, por isso preste bastante atenção nas redes sociais, e-mails, ligações, chat no site, chatbot no e-commerce, entre outros. 

Planejamento é essencial 

Qualquer organização que preza em propiciar uma boa jornada de compra, deve ter planejamento. E com o Black Friday não é diferente. 

Para obter resultados que sejam realmente expressivos, é fundamental desenvolver um plano estratégico que leve em consideração seu nicho de mercado e seu público-alvo. 

Por isso, invista no evento com antecedência, defina quais produtos entrarão em promoção e quais tipos de promoções são mais viáveis para seu negócio. 

Além disso, faça campanhas de marketing, divulgue seus produtos/serviços e crie expectativa em seus clientes. 

A Black Friday como um importante impulsionador de vendas 

A Black Friday é uma data extremamente importante para a economia, já que quanto mais vendas acontecem, mais vagas de emprego são abertas, o que, consequentemente, aquece o PIB brasileiro (Produto Interno Bruto). 

Por isso, é muito importante que as empresas se preparem de forma organizada para essa data. Investir em marketing e publicidade é um importante diferencial, afinal, com o avanço digital cada vez mais empresas têm se posicionado na internet.

Para te ajudar, separamos alguns dados da da pesquisa realizada pela Globo sobre as expectativas para a Black Friday 2021, confira:

  • 32% dos entrevistados pretendem aumentar o consumo de vestuários esse ano (Fonte: Behup)
  • 24% pretendem aumentar o consumo de alimentos e bebidas (Fonte: Behup)
  • 30% dos entrevistados afirmaram que durante o período da pandemia iniciaram ou aumentaram as compras de produtos online. Sendo que, 24% deles pretendem manter esse hábito. (Fonte: Behup)
  • 88% dos entrevistados pretendem participar de live commerce. (Fonte: Behup)
  • Os fatores para a escolha de um produto ou marca são: boa experiência de compra, preocupação com o meio ambiente e questões sociais. (Fonte: Behup)

Esses números são fortes indicadores de como a maneira de consumir mudou no último ano, e como as organizações devem se preparar para a Black Friday 2021. 

O evento acontecerá oficialmente no dia 26 de novembro, mas durante todo o mês já estão acontecendo algumas promoções e descontos. Por isso, deixe marcado no seu calendário e se prepare para receber os consumidores, já que 47% dos entrevistados pela Behup, planejam aproveitar as promoções deste ano.