5 dicas para a captação de leads com eventos online

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Publicado: 5 de julho de 2022 | Atualizado: 5 de julho de 2022.

Se você busca atrair os compradores certos para o seu produto ou empresa, você precisa conhecer a captação de leads!

Comumente aplicada através de indicações, ligações por telefone e marketing de conteúdo, essa estratégia pode ser fortalecida também com eventos online.

Afinal, com o crescimento e consolidação das relações online, as empresas têm percebido que investir no digital dá muito certo.

Em 2021, de acordo com uma pesquisa realizada pela Even3, plataforma de gestão de eventos, a criação de eventos online na plataforma aumentou em 350%, mostrando um crescimento constante mesmo um ano após o início da pandemia da covid-19.

Então, que tal aprender a utilizar este canal para o crescimento do seu negócio e construção de relacionamento com seus clientes? Vou te ensinar 5 dicas valiosas!

O que é captação de leads?

A captação de leads é um conjunto de estratégias de marketing que visa obter o contato de possíveis compradores interessados em uma empresa ou produto.

Normalmente, essa captação acontece por meio da atração e oferta de conteúdos de valor para o lead.

Em contrapartida, ele começará a se interessar pelo seu produto ou empresa, iniciando o relacionamento e fornecendo, de forma voluntária, os dados de contato.

Nesse cenário, os eventos online são fortes aliados para atrair as pessoas certas.

Além disso, eles apresentam alguns benefícios, como:

  • Baixo custo de investimento;
  • Maior alcance de público para além dos limites regionais;
  • Valorização de marca e construção de branding;
  • Definição da sua empresa como autoridade no mercado.

Mas não adianta fazer de qualquer jeito! Hoje vou te ensinar 5 dicas valiosas para gerar bons leads com seu evento online:

1. Preste atenção nas informações do formulário de inscrição

Em um evento online, o formulário de inscrição é o momento de obtenção de contato do lead.

Por isso, colete as informações mais valiosas e que estejam alinhadas com o objetivo do seu evento.

Neste caso, preste atenção em alguns pontos:

  1. Não se esqueça de estar atento e aderente à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), informando e pedindo o consentimento para o uso dos dados do participante;
  2. Não exagere nas perguntas do formulário! O ideal é não passar de 5 itens, uma vez que um formulário muito extenso pode fazer seu participante desistir de se inscrever.

Posteriormente, você pode pedir mais dados aos participantes, enquanto nutre o relacionamento com eles.

2. Invista no site do seu evento

Além disso, você deve atrair e encantar seus participantes para fazer com que eles queiram se inscrever no seu evento.

Para quem já é familiarizado com a captação de leads, é na Landing Page (LP) que você vai entregar o valor e fornecer o formulário para preenchimento de informações.

Da mesma forma acontece em eventos. No entanto, você tem duas opções, além das tradicionais LPs, o site do seu evento vai ser o principal canal de “pouso” dos seus participantes.

Sendo assim, lembre-se de ser conciso, direto e expressar os valores do seu evento através das seguintes informações:

  • Título e subtítulo
  • Explicação sobre o evento
  • Formulário de captação
  • Benefícios do evento
  • Perguntas frequentes sobre o evento

Ainda, não esqueça de utilizar um visual limpo e que direcione todo o foco de atenção para o formulário!

3. Faça parcerias com marcas e influenciadores do seu nicho

Aproveite o poder da influência para atrair o público certo para o seu evento e fornecer conteúdo de interesse para ele.

Aposte em influenciadores ou empresas que sejam do interesse do seu mercado, nicho ou público-alvo.

Assim, você vai atrair leads ainda mais qualificados para o evento online.

4. Realize a divulgação nos canais certos

Ainda, é essencial que seu evento tenha um plano de marketing para a divulgação nos canais certos.

Então, crie sua persona, analise em que canais ela está e realize a divulgação nos lugares estratégicos, focando nas redes sociais mais importantes a captação de leads qualificados.

Neste caso, lembre-se também de inserir links para o site do seu evento.

5. Acompanhe os dados em uma plataforma de gestão de eventos

Por fim, é essencial que você trabalhe com os dados dos seus leads.

Primeiro, para garantir segurança e transparência de acordo com a LGPD, prefira armazenar e tratar esses dados em um só lugar que possibilite a exclusão e o envio de informações para os participantes.

Para isto, uma plataforma de gestão de eventos é essencial!

Ainda, essa organização vai te permitir analisar melhor seu público e se comunicar com ele de forma mais assertiva.

Por exemplo, com a plataforma de eventos da Even3, você pode enviar e-mails personalizados para seus leads, segmentá-los e, ainda, exportar a lista de participantes do seu evento. Experimente agora: crie um evento gratuitamente pela Even3.