4 vantagens do marketing de conteúdo para empresas B2B

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Publicado: 22 de novembro de 2021 | Atualizado: 20 de março de 2023.

Nos últimos anos, o marketing de conteúdo vem sendo bastante discutido como uma das principais estratégias para as empresas. O que muitos não sabem, é que essa estratégia não é tão nova como parece ser. Ela já vem sendo utilizada há um bom tempo por grandes corporações, mas se tornou evidente apenas na última década. 

O que fez com que o marketing de conteúdo se tornasse tão relevante, foi o avanço da internet e empresas de tecnologia que tornaram nossas pesquisas mais fáceis e rápidas.

Imagine que antes dos anos 2000, os conteúdos eram disseminados pelas marcas, através de revistas, jornais e folhetos. Mas hoje, elas podem ser encontradas em poucos cliques direto de um smartphone. 

Vale ressaltar que a TV já existia como um meio não impresso, porém as marcas sempre tiveram disponibilidade para exibir apenas conteúdos com viés comercial. E como a estratégia de marketing de conteúdo não vende diretamente o produto, ficava mais difícil adotar essa estratégia nos tempos em que a mídia off dominava tudo.  

Nesse post, vamos falar sobre o que é o conteúdo no marketing digital e 4 vantagens dessa estratégia para sua empresa.

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia que tem o objetivo de preparar melhor o cliente na hora de decidir uma compra.

Há alguns anos atrás, o cliente muitas vezes chegava nas lojas sem saber exatamente qual produto precisava comprar, e daí, dependia totalmente da ajuda do vendedor para decidir a sua compra. Já pensou quantas pessoas solteiras compraram uma lavadora de roupas de 12 kg só porque o vendedor disse que era a melhor, porém elas não sabiam diferenciar a quantidade de roupas por cada Kg?

Na era digital e com o marketing de conteúdo, o consumidor já chega na loja com essa resposta na ponta da língua, pois as marcas estão cada vez mais ajudando seus clientes a encontrar respostas para suas dúvidas.  

O exemplo acima, foi de uma venda feita diretamente para o consumidor final. Mas o marketing de conteúdo também pode ser adotado por empresas B2B. Ou seja, empresas que vendem para outras empresas. 

Conheça 4 das principais vantagens para o seu negócio.

  1. Autoridade de marca

Ao produzir conteúdos, a empresa mostra para o cliente que não é apenas uma marca que vende produtos ou serviços, mas principalmente, que ela é uma marca que conhece bem o mercado em que atua.

Um escritório de advocacia que tem como público-alvo outras empresas. Terá muito mais chances de fechar um contrato com o cliente, se ele tiver um blog repleto de textos educativos ou um canal no YouTube com vídeos explicativos. Isso acontece, porque é natural do ser humano considerar as primeiras impressões. Se você produz conteúdos mostrando toda sua expertise, gera mais confiança no cliente que está cogitando te contratar.

Em meio a concorrência, gerar autoridade no assunto é essencial no mundo digitalizado em que vivemos. E o marketing de conteúdo é o pontapé inicial para isso. 

  1. O cliente vem até você

Por muito tempo, as empresas tinham o trabalho de campo, ou seja, ir em busca do cliente, como a principal estratégia de vendas. Hoje, ela ainda existe, mas já foi totalmente ultrapassada pelas estratégias de inbound marketing

O inbound marketing é o termo dado à metodologia de marketing que atrai o cliente e o faz vir até a empresa, adotando um comportamento espontâneo de compra. E dentro do inbound marketing, temos a estratégia de marketing de conteúdo.

Quando você vira autoridade no assunto, gera valor para sua marca e está presente em diversos canais de comunicação, o cliente começa a vir até você sem precisar que você invista tanta energia para encontrá-lo. Com o tempo, isso se torna natural e gera um processo sustentável de vendas na sua empresa. 

  1. Redução de custos

Se você já tentou anunciar no rádio ou na TV, ou então publicar em uma página de revista, já deve ter percebido que os custos são bem consideráveis. Mas com o avanço das plataformas online, esses custos podem ser bem menores.

Produzir conteúdos para um blog ou uma rede social, por exemplo, não tem custos tão elevados, muito menos a obrigatoriedade de investir nessas plataformas. Tudo vai depender do seu objetivo e o tempo que você quer levar para atingi-lo. 

Com o passar do tempo, além de ter custos reduzidos, o marketing de conteúdo começa a trazer clientes para você de forma totalmente orgânica. No mundo dos negócios, o orgânico significa: sem investimento exclusivo para algo. 

Anunciar na TV é uma mídia paga. Ser encontrado nas pesquisas do Google ou nas redes sociais, é uma mídia orgânica. Em um você paga e no outro não.

  1. Público segmentado

Costumamos dizer que na mídia off, a marca pode atingir todo e qualquer público. Por mais que existam públicos diferentes separados por horários, dias e veículos de comunicação. Você nunca terá 100% de certeza que o seu público realmente foi atingido.

Uma propaganda na TV, pode ser assistida por qualquer pessoa, e o resultado que a empresa vai ter é a audiência que aquele horário teve. Mas quando falamos de conteúdos produzidos na internet por canais próprios, a empresa consegue segmentar exatamente o cliente que deseja impactar. A riqueza de detalhes sobre o consumidor é tão grande, que você consegue chegar exatamente no cliente ideal para o seu negócio. 

Fora que para anunciar em veículos de comunicação, é preciso seguir diversos critérios, enquanto nos seus próprios canais, você é quem decide os critérios ideais para sua estratégia. 

Tudo isso contribui para gerar menos custos, e ainda traz mais resultados no propósito final da empresa, que é vender o seu serviço ou produto.

Direcionar o seu conteúdo para quem realmente tem interesse, é o melhor caminho diante das possibilidades que o mundo digital nos traz. 

Marketing de conteúdo não é propaganda

Para finalizar, vale ressaltar que o marketing de conteúdo tem o intuito de oferecer apenas conteúdos. 

Vender o seu produto ou serviço, faz parte apenas da etapa final da sua estratégia. Portanto, saiba que o cliente muitas vezes nem sabe do que precisa quando encontra um conteúdo seu na internet. Então não venda pra ele, apenas solucione as dores dele respondendo somente aquilo que precisa saber. Deixe que a venda seja algo natural, após esse cliente adquirir confiança na sua marca.

E enfim, para não termos problemas de discordâncias, cabe dizer que essas dicas não excluem a importância da mídia off, elas também cumprem o seu papel. O objetivo aqui foi mostrar como as empresas podem evoluir com as possibilidades que a era digital nos oferece. Ao entender como os dois tipos de mídia funcionam, você saberá para onde direcionar cada investimento.

Conteúdo produzido por Mano Marques, Analista de Marketing de Conteúdo e SEO na Fortes Tecnologia