10 Dicas de SEO para melhorar o posicionamento do seu site

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Publicado: 2 de agosto de 2021 | Atualizado: 2 de agosto de 2021.

Atualmente, uma das abordagens digitais mais importantes para o sucesso de um negócio é a adoção das melhores dicas de SEO. A técnica é importante porque fornece às organizações a visibilidade de que precisam para atrair clientes durante a era digital.

De acordo com a Safari Digital, 61% dos profissionais de marketing acreditam que SEO é a chave para o sucesso online. Por essa razão, as empresas com visão de negócio alocam uma média de 41% de seu orçamento de marketing para essa estratégia. 

A verdade é que dedicar algum tempo para definir uma abordagem de SEO adequada pode revolucionar não apenas o seu tráfego online, mas também o seu negócio como um todo.

Dada a maneira como está o mundo agora, o uso da Internet está tão alto como nunca. Com a pandemia do COVID-19, a dinâmica da vida passou a ser centrada no ambiente on-line. De tal modo, o SEO se tornou ainda mais crucial para muitas organizações. 

Mas, afinal, como criar uma estratégia eficaz que se adapta às novas tendências e às mudanças do Google?

Para responder essa pergunta, apresentamos 10 dicas de SEO. Continue lendo o artigo e saiba mais!

1 – Use palavras-chave na medida e na frase certa

Palavras-chave são frases comumente pesquisadas no Google, Bing, etc. e são uma parte crucial para determinar a classificação do seu site. Use a quantidade certa de palavras-chave nos lugares certos e, com o tempo, você verá suas páginas subirem nas tabelas de classificação.

A estratégia de palavras-chave mudou muito ao longo dos anos. Inicialmente, a regra era incluir o máximo possível de KWs no conteúdo, mas o excesso se tornou spam e os sites foram penalizados pelos algoritmos do Google. 

Hoje em dia, você precisa fazer sua pesquisa, usar uma variedade maior de palavras-chave e encaixá-las naturalmente. O Google fica mais inteligente a cada dia. Então, você precisa trabalhar para atender essas exigências. 

2 – Metadados

Com base na pesquisa de palavras-chave, os metadados não são apenas importantes, mas também a maneira mais direta de atrair alguém para o seu site. Um metadado é uma das primeiras coisas que o Google e os visitantes em potencial irão visualizar. 

O Google usa o que é conhecido como ‘crawlers‘ (imagine minúsculos robôs spiders) para examinar sites e coletar informações que correspondem às consultas de pesquisa. A regra é conhecida: classificações mais relevantes no topo.

Ao rastrear sites, depois de indexar o URL pela primeira vez, os metadados são uma das próximas coisas em sua lista de verificação. Isso inclui meta títulos e meta descrições.

Portanto, lembre-se de incluir as palavras-chave no título da página e na linha curta de visualização que você vê quando pesquisa algo no Google. Além disso, é importante colocar as KWs nas alt-tags das imagens também. Você pode pensar em metadados quase como sua vitrine.

3 – Criação de links

Uma das dicas de SEO valiosas para garantir um bom desempenho do SEO é a aquisição de backlinks. 

Isso ocorre quando outro site tem um link para o seu em um artigo ou postagem de blog. Essa prática potencializa a autoridade do domínio, além de aumentar as chances de as pessoas clicarem em seu site à medida que ele aparece em outros domínios confiáveis.

Você pode ganhar links orgânicos simplesmente escrevendo conteúdo envolvente. Quanto melhor seu trabalho e maior o nível de correspondência à intenção de pesquisa do usuário, certamente outras pessoas do setor irão fazer referência ao seu site. 

Esse processo abrangente é conhecido como link-building. Uma das possibilidade é entrar em contato com outros sites para trocar links e produzir guestposts. 

4 –  Revisão técnica de SEO

O seu site pode ter problemas técnicos no back-end que, uma vez resolvidos, devem fazer uma grande diferença nos seus resultados gerais de SEO. 

Afinal, se a experiência do usuário do seu site não for fácil e acessível, será difícil para qualquer visitante fazer qualquer coisa significativa em seu site. Para o contexto, mais de 50% de todo o tráfego online é móvel. Portanto, investir em UX e usabilidade em dispositivos mobile são dicas de SEO importantes.

Seja garantindo a velocidade do site, removendo backlinks “tóxicos” (links para sites considerados irrelevantes ou não confiáveis) ou criando um mapa do site XML claro com uma estrutura de URL limpa:  todas essas dicas de SEO são decisivas para garantir as classificações no topo dos resultados do Google. 

Portanto, faça uma revisão técnica e garanta que nada atrapalhe o trabalho do SEO, que é permitir que as pessoas encontrem seu site organicamente.

5 –  Escreva primeiro para humanos e depois para os mecanismos de pesquisa

Como já mencionamos, o algoritmo do Google fica mais inteligente a cada dia e, usando informações humanas, continua a se alinhar melhor com nosso pensamento.

Dito isso, é certo que não há nenhuma brecha inteligente ou fórmula mágica para enganar um mecanismo de pesquisa. Então, nem se preocupe em tentar. 

Uma das dicas de SEO de ouro é: escreva primeiro para os humanos e depois para os motores de pesquisa.

Em última análise, sua prioridade deve ser sempre fornecer ao seu público o que eles procuram, e isso só vem por meio da escrita de conteúdo envolvente e fundamentalmente natural.

Qualquer um pode identificar uma palavra-chave que foi engatilhada. Por isso, coloque as KWs onde fizer sentido e permita que elas potencializem o seu conteúdo informativo e valioso.

6 – Pesquise as palavras-chave certas 

Embora a motivação deva sempre ser os humanos em primeiro lugar, os mecanismos de pesquisa em segundo lugar, a base de todo esse processo são as palavras-chave.

Mais do que mostrar o que os visitantes e o Google, as palavras-chave, usadas seguindo as dicas de SEO, são capazes de gerar 1000% + mais tráfego do que a mídia social orgânica, segundo estudo de 2019 da Brightedge Research.

Além disso, o SEO aumenta o tráfego gratuito para o site por meses ou mesmo anos. Portanto, se as palavras-chave estão no centro do SEO, elas também devem estar no centro de tudo o que você faz.

No entanto, mais uma vez, não se trata apenas de jogá-los à esquerda, à direita e ao centro. Tudo começa com uma pesquisa de palavras-chave.

Use ferramentas de SEO como Google Ads, Ahrefs e até mesmo barras de pesquisa simples no site para identificar a intenção de pesquisa ampla e suas palavras-chave primárias e secundárias. 

Em seguida, vá mais fundo para encontrar mais variantes de cauda longa, estude os concorrentes para encontrar lacunas de palavras-chave e não se esqueça de incluí-las em seus metadados, bem como no texto âncora de seus links. 

A pesquisa de palavras-chave  é uma grande oportunidade de usar essas frases e a análise da concorrência como base para um plano de conteúdo de longo prazo. Cada palavra-chave deve se ramificar em uma infinidade de outras e, com isso, você terá mais ideias de conteúdo. 

7 –  Foco na experiência do usuário

Não há nada pior do que navegar em um site que você mal consegue usar. Na verdade, depois de alguns segundos de frustração, a maioria das pessoas não se esforça para permanecer no site.

Links inativos, páginas de erro e estruturas de site bagunçadas certamente irão fazer com que o usuário abandone seu site. 

Além de fazer isso pelas pessoas, buscando oferecer uma experiência positiva com navegação fácil, considere que esse cuidado também ajuda os rastreadores do Google a verificar seu conteúdo e determinar suas classificações SERP. 

Portanto, tenha em mente algumas boas práticas básicas: use títulos e parágrafos curtos e fáceis de ler, organize suas subpastas e otimize para dispositivos móveis. Todos esses cuidados ajudarão a reduzir sua taxa de rejeição, melhorar suas classificações e gerar uma melhor conversão geral.

8 – Formatar o conteúdo para os snippets em destaque

Trechos em destaque praticamente dominam as SERPs hoje em dia. É provável que você esteja familiarizado com eles, mesmo que nunca tenha ouvido o termo antes.

Eles são as caixas de resposta destacadas que aparecem na parte superior das páginas para a maioria das consultas de pesquisa. Se você ganhar um trecho de destaque na página de resultados, saiba que está no caminho certo.

Para aumentar suas chances de obter um snippet em destaque, uma das dicas de SEO é usar recursos, como: marcadores, listas numeradas, infográficos e respostas diretas a pesquisas baseadas em perguntas. 

9 – Remova qualquer coisa que desacelere seu site

Mais uma vez, vale destacar uma das dicas de SEO mais essenciais: acertar o material técnico para que seu site e conteúdo específico falem por si. 

Seja um blog informativo, seja uma plataforma de venda de produto/serviço, seu site precisa ser rápido, acessível e fácil de usar.

Hoje em dia, as pessoas esperam informações e resultados instantâneos. Se o seu site demorar muito para carregar , eles simplesmente buscarão outro. 

Existem várias maneiras de melhorar a velocidade do site e a usabilidade geral de sua UX: 

  • Exclua plug-ins antigos/extintos;
  • Limpe seu código;
  • Otimize e comprima suas imagens;
  • Certifique-se de que suas subpastas façam sentido e use ferramentas como o Google Page Speed ​​Insights ou GTmetrix para continuar monitorando no futuro.

10 – Melhore o conteúdo existente e adicione subtópicos ausentes

Por último, você precisa lembrar que na estratégia de SEO não existe uma linha de chegada real. Com atualizações frequentes e produção de conteúdo contínua, a batalha contra seus concorrentes é constante. Sempre há trabalho a ser feito, e  você ainda pode melhorar o que já foi publicado. 

Se você ainda não está usando a técnica corretamente, adotar as dicas de SEO para atualizar o conteúdo com palavras-chave, backlinks e melhor legibilidade é uma ótima maneira de começar.

Você pode até mesmo garantir que as páginas com melhor desempenho mantenham o crescimento do tráfego ou sejam orientadas por esse padrão, atualizando-as regularmente.

Periodicamente, faça uma auditoria de conteúdo adequada usando ferramentas como SEMrush e Yoast. Feita essa revisão, coloque em prática uma das dicas de SEO: adicionar e atualizar conteúdo antigo pode dobrar seu tráfego.

O segredo é torná-lo o mais perene possível e usar os links internos e externos.

Dicas de SEO: o trabalho está apenas começando 

Esta postagem apenas arranha a superfície das boas práticas de SEO. Essa é uma estratégia que fica mais complexa e cheia de nuances a cada dia. Porém, ao conhecer 10 dicas de SEO você está bem preparado para lidar com os desafios da busca pelo ranqueamento.

Já tocamos nisso brevemente, mas não custa reforçar: o Google fica mais inteligente e intuitivo a cada dia. Portanto, acompanhe sempre as principais atualizações e ajustes no algoritmo.

Muitas vezes inesperados, eles podem beneficiar ou penalizar seu site pela aderência às regras mais recentes.

De todo modo, o melhor é seguir as dicas de SEO e evitar qualquer tipo de surpresa.

Esse guestpost foi escrito pela Operand, empresa desenvolvedora de um sistema integrado de gestão de equipes, projetos e tarefas que ajuda a organizar as demandas do dia a dia e a otimizar a gestão do tempo e produtividade.