Vendas online no marketing digital: tudo o que você precisa saber!
Por: Camila Alexsandra
Publicado: 8 de dezembro de 2022 | Atualizado: 8 de dezembro de 2022.
Hoje em dia, a forma de se fazer negócios mudou consideravelmente. A internet agora é a protagonista e intermedia a maioria das transações. Por isso, ter conhecimento em vendas online no marketing digital é fundamental se você é empreendedor.
De fato, o avanço da tecnologia ligou a sociedade a uma centena de estímulos, tornando a Internet e seus canais mais atraentes para fazer negócios.
Assim sendo, se você deseja saber mais sobre as vendas online no marketing digital, continue lendo esse artigo que preparamos para você!
7 melhores ferramentas para fazer vendas online no marketing digital
Vender através da internet tornou-se uma necessidade, por isso é necessário empregar ferramentas eficazes para poder fazer vendas online no marketing digital. Abaixo, nós mencionamos algumas ferramentas que vão garantir o sucesso do seu negócio:
Redes sociais
Sem dúvida alguma, uma das melhores formas de vender pela internet hoje é através das redes sociais.
Esses canais se tornaram onipresentes em todos os dispositivos móveis, portanto, explorá-los pode ser uma boa ideia para ter melhores resultados.
Contudo, para isso, você precisa ter conhecimento sobre elas, especialmente do Facebook e Instagram, as redes sociais mais usadas hoje em dia.
Para se dar bem, é importante ter um cronograma de postagens Instagram e Facebook que se adeque ao seu público-alvo. Dessa forma, é possível ganhar a confiança deles e manter uma relação.
Chatbots
Os chatbots são uma alternativa para responder às perguntas dos seus clientes 24 horas por dia.
No início, os chatbots poderiam ser vistos pelos clientes como: “Um sistema automatizado que responde de forma generalizada às minhas preocupações”.
Portanto, no início, eles não estavam muito empáticos em comunicar suas dúvidas e preocupações no momento em que esta janela pop-up aparecia no momento da navegação na web.
Com o desenvolvimento das pequenas e médias empresas, os chatbots mudaram a perspectiva dos clientes. Eles foram gradualmente educados para que pudessem entender que se trata de um sistema integrado que pode resolver suas dúvidas 24 horas por dia.
Assim, as vantagens de implementar este sistema como uma ferramenta para vender na Internet são grandes, pois você pode criar respostas personalizadas para as dúvidas mais recorrentes em seus clientes e assim conseguir uma compra.
Sem dúvida, essa é uma das melhores ferramentas para fazer vendas online no marketing digital. Por isso, não se esqueça de empregar em seu site.
Botões de compra
O tempo é um atributo que os usuários valorizam ao acessar uma página na web. Entre tantas ações que ele poderia executar dentro da página, você precisa orientá-lo para o seu produto ou serviço.
Vejamos um exemplo: Sua loja é sobre roupas de banho, você cria um artigo chamado “As melhores roupas de banho para o verão” e à medida que você escreve de forma intuitiva, informativa e persuasiva, você adiciona um botão.
No botão dentro desse artigo você pode convidar o usuário para ver o catálogo que você tem para este verão. Por esta razão, os botões são uma vantagem ao orientar o usuário para a venda de um produto ou serviço.
Lojas virtuais ou e-commerce
As lojas virtuais são uma ferramenta para aqueles negócios que se contentam com a venda de um produto ou serviço através do comércio eletrônico.
As características básicas que um e-commerce deve ter são: Imagens descritivas do produto, preço, localização, forma de pagamento, revisões e comentários.
Você também precisa criar uma seção de blog onde você possa falar sobre:
- Vantagens e desvantagens da aquisição de um produto ou serviço;
- Funcionalidade e materiais utilizados;
- Por que comprar este produto ou serviço?
- Em que transformaria a vida do comprador?
Essa é outra das ferramentas que podem ser usadas para fazer vendas online no marketing digital.
Sites
Não há melhor ferramenta para vender na internet do que um site. Através do site você pode começar a personalizar seu negócio e empregar estratégias de marketing que atraiam clientes em potencial.
Se você tem um conteúdo interessante que postou no Instagram, pode fazer uso do mesmo no seu site e trazer mais informações para os seus clientes. Basta usar uma das muitas ferramentas para converter Instagram para mp4 disponíveis.
Funis de venda
Muitas empresas se concentram na venda única de produtos e serviços sem antes ter criado um perfil de usuário que acabará por fazer a compra, o que é uma estratégia que pode facilmente falhar.
O funil de vendas funciona basicamente desta forma:
Atração > Convencimento > Decisão > Fechamento da venda.
Então, basicamente, o funil consiste em atrair uma certa quantidade de usuários, mas apenas alguns acabarão sendo seus verdadeiros clientes.
Como faço para usar a estratégia de funil de vendas para a minha empresa? Aqui está um pequeno resumo:
- Atração: Avalie a pessoa compradora e faça um conteúdo interativo, persuasivo e eficaz que possa começar a promover através do seu site e mídias sociais.
- Convencimento: Através deste conteúdo você educa seu potencial cliente com características do seu negócio, funcionalidade, rentabilidade e porque ele deve adquirir determinado produto.
- Decisão: Com base nestas estratégias de conteúdo e divulgação, este cliente acabará por tomar a decisão de adquirir o seu produto ou serviço.
- Fechamento: Ele entrará em contato com você através de botões ou chamadas de ação, WhatsApp, Facebook ou e-mail. Dependendo dos dados que você fornecer em seu site e redes sociais.
Os funis de venda são essenciais para fazer vendas online no marketing digital. Por isso, não se esqueça de criar o seu.
Remarketing
Já aconteceu de você entrar em uma página ou site e depois ver este produto ou serviço em qualquer lugar? Isto é remarketing. As páginas na web usam a técnica de memória para se manter na mente desses usuários e poder fidelizar uma compra.
Como eles conseguem isso? Quando você entra em uma página da web, ela pede que você aceite os cookies, esses cookies são instalados no seu navegador e aparecem continuamente mesmo quando você decidiu sair de um determinado site.