Vendas no e-commerce: 6 dicas para alavancar sua loja virtual

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Publicado: 16 de dezembro de 2021 | Atualizado: 16 de dezembro de 2021.

As compras virtuais estão cada vez mais em alta. De acordo com a Ebit | Nielsen, no primeiro semestre de 2021 as vendas no e-commerce bateram recorde, com R$ 53,4 bilhões de faturamento e crescimento de 31% em relação a 2020. 

Essa popularização das compras online entre os brasileiros apresenta inúmeras oportunidades de negócio para aqueles que estão dispostos a empreender no segmento. No entanto, é importante considerar que, para ter sucesso, é preciso se destacar!

Se você está começando a empreender no digital ou pensa em fazer isso em um futuro próximo, neste artigo vamos mostrar 6 dicas para você marcar presença nesse mercado tão competitivo e alavancar as vendas do seu e-commerce. Vamos lá? 

#1 Venda também fora do seu site 

Para ter sucesso com as vendas na internet, é preciso marcar presença onde o seu potencial cliente está. Isso significa que não basta apenas criar um site e expor o seu catálogo nele. Afinal, não é de um dia para outro que você conseguirá atrair tráfego orgânico de maneira espontânea. 

É preciso pensar em como cativar e atrair usuários até o seu site. Atualmente, a maneira mais barata e eficaz para fazer isso é por meio das redes sociais. O Instagram é uma das que têm maior relevância para marcas de diversos segmentos, com 99 milhões de usuários ativos no Brasil (fonte: Statisa). 

Além de disponibilizar um recurso para vendas dentro da própria plataforma, o Instagram Shopping, a rede social é ideal para a produção de conteúdo de valor – gerando relacionamento e conexão para tornar os clientes apaixonados pela sua marca. 

Outra importante maneira de tornar a sua marca reconhecida é por meio da mídia paga, seja nas próprias redes sociais, com o Facebook Ads, ou no buscador do Google e sites parceiros, com o Google Ads.  

Dessa forma, é possível alcançar novos usuários, que tenham o perfil do seu público-consumidor. Assim, você amplia o seu reconhecimento de marca ou, ainda, incentiva a compra daqueles que já navegaram pelos seus produtos, mas não levaram nada. 

#2 Aproveite as sazonalidades 

Outra maneira de incrementar as vendas no e-commerce é usando datas sazonais a favor do negócio. Dia das Mães, Dia dos Namorados, Black Friday e Natal são ocasiões já consolidadas no calendário do varejo. 

Mas, com criatividade e um bom planejamento estratégico, também é possível aproveitar outras oportunidades para alavancar a sua rentabilidade em épocas consideradas de pouco movimento. 

Por exemplo, o aniversário da própria loja virtual – assim, aproveita-se uma época em que, possivelmente, só a sua loja estará promocionando. Além de Dia dos Solteiros, Dia do Hambúrguer, entre outras celebrações que podem ser ideais, de acordo com o seu nicho de mercado, para fazer uma promoção diferenciada e se destacar da concorrência. 

#3 Saiba promocionar 

Uma importante estratégia de vendas para alavancar a rentabilidade de qualquer negócio são as promoções. 

No entanto, esse também acaba sendo um gap da maioria dos empreendedores digitais, por não saberem precificar e promocionar de maneira adequada. 

A rentabilidade de um comércio está atrelada à oferta dos produtos e à sua demanda por parte dos consumidores – o que impacta diretamente o preço da mercadoria. 

No momento de fazer uma promoção, é preciso levar em consideração esses aspectos, bem como o preço pago pelo item, para que a promoção não dê prejuízos.

Logo, para fazer uma boa oferta, a primeira coisa que precisa ser identificada é a margem de lucro que o produto dá ao negócio. A partir desse entendimento, uma boa estratégia pode ser reduzir a sua margem de lucro para dar saída aos produtos que estão parados em estoque. 

Já no caso de um estoque novo, no qual não há nenhuma peça que esteja atrapalhando a sua rentabilidade, mas que você deseja fazer uma promoção para atrair mais clientes em um período estratégico, o entendimento da elasticidade do produto é fundamental para fazer uma precificação correta. 

Essa variável “elasticidade preço da demanda” leva em consideração o grau de desejo dos consumidores sobre um determinado produto em função do seu preço. 

Os melhores produtos para colocar em promoção são os mais elásticos. Ou seja, aqueles que, abaixando um pouco o preço, têm um aumento de demanda.

Entenda os fatores que afetam a elasticidade de um produto e como fazer uma promoção incrível no artigo: Como oferecer preços promocionais no seu negócio?

#4 Use o cross selling a seu favor 

E fora as promoções e sazonalidades, como aumentar as vendas no e-commerce? O cross selling ou, no português, venda cruzada, tem o objetivo de aumentar o ticket médio das compras de um site. 

Sabe quando você entra em uma loja física para comprar uma calça jeans e a vendedora já traz uma blusinha e um cinto que combinam perfeitamente com ela para você levar um look completo novinho? 

Em uma loja virtual, a tecnologia faz a vez do vendedor, apresentando ao cliente opções de produtos complementares ao item principal escolhido. Na própria plataforma de e-commerce existem opções de plugins que possibilitam a utilização desse recurso.

Por exemplo, se você vende eletrônicos, pode sugerir ao cliente, no momento que ele for finalizar a compra de um smartphone, um fone de ouvido e uma película para aquele modelo de celular – incentivando-o a aproveitar um único frete para levar tudo o que ele precisa. 

É importante destacar que uma boa estratégia de cross selling apresenta ao cliente poucos produtos, mas de maneira assertiva. As sugestões precisam conversar com o produto principal e não devem custar mais da metade do seu valor. 

Dessa forma, o cliente sente-se mais disposto a aumentar (um pouco) o valor do seu pedido e agregar mais conforto ou funcionalidades a ele. 

#5 Ofereça uma experiência de compra segura 

E depois de atrair consumidores para o seu site e apresentar para eles uma promoção atrativa, tudo está resolvido? 

É aqui que você se engana! Para que usuários se tornem clientes, é essencial investir em usabilidade e segurança no seu site. Só assim as pessoas se sentirão confiantes para disponibilizar seus dados pessoais na sua loja virtual. 

Nesse sentido, um ponto de atenção é a segurança no momento do cliente finalizar a compra. O checkout, que é a página de finalização do pedido, precisa ser objetivo – exigindo o mínimo de informações possível para o cliente não ter preguiça de finalizá-lo. 

Além disso, o ideal é que o e-commerce conte com um checkout transparente, que não redireciona o cliente para outro site no momento de digitar os dados de pagamento, proporcionando uma sensação de maior segurança para quem compra.

Vale lembrar que o checkout e as formas de pagamento de uma loja virtual são disponibilizados pelos meios de pagamento, tecnologia que conecta os lojistas aos bancos, às bandeiras de cartão e aos sistemas necessários para uma compra segura, como o antifraude. 

Logo, para garantir a segurança para vender no e-commerce, é preciso contar com uma tecnologia segura – com certificação PCI Compliance -, além de funcionalidades voltadas para o aumento das taxas de conversão do site. 

Caso contrário, todos os esforços de vendas podem ser frustrados se a sua escolha não for condizente com as necessidades e a realidade do seu negócio. 

#6 Fidelize seus clientes

Por fim, mas não menos importante, para incrementar as vendas no seu e-commerce é essencial contar com uma estratégia eficiente de pós-venda para fidelizar clientes e incentivar a recompra

Conquistar um novo cliente pode ser de 5 a 7 vezes mais caro do que vender para uma pessoa que já comprou com você, segundo Philip Kotler, o pai do marketing. 

Portanto, fazer um contato após a primeira venda para entender como foi a experiência do seu cliente, com o objetivo de melhorar seus processos e estreitar laços, é fundamental. 

Além disso, pense em maneiras de agradar o seu consumidor incentivando-o a comprar novamente com você, por exemplo, fornecendo um cupom de desconto via e-mail marketing ou na própria embalagem do primeiro pedido para ele fazer uma nova compra. 

Agora que você já sabe como alavancar as vendas no seu e-commerce, que tal navegar pelo blog da Ideal Marketing e aprofundar os seus conhecimentos sobre vendas e marketing? 

Este artigo foi produzido pelo time do Pagar.me, plataforma de serviços financeiros digitais que possibilita ao seu e-commerce aceitar cartão de crédito, boleto bancário, voucher online e Pix com segurança e transparência para você atender seus clientes e fazer o seu negócio crescer.