Veja como o novo mecanismo de pagamento pelo WhatsApp pode ajudar sua empresa.

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Publicado: 22 de julho de 2021 | Atualizado: 26 de outubro de 2021.

O WhatsApp é um dos aplicativos mais usados em todo o mundo, pois facilita a maneira pela qual as pessoas se comunicam.

Além disso, ele também tornou os pagamentos e transferências de dinheiro um processo mais simples do que jamais foi. 

Hoje, é quase impossível ver uma pessoa que não tenha o seu telefone celular cadastrado nesse aplicativo de mensagem.

O WhatsApp, realmente, se tornou um fenômeno e mudou completamente a rotina das pessoas.

Ele foi uma prova de como a tecnologia vem avançando no mundo, visto que não precisamos mais gastar rios de dinheiro com créditos para ligar para alguém, e esperar atender para bater um papo. 

Com um telefone celular, acesso a internet e o WhatsApp você faz isso tudo e muito mais, até mesmo transferir o seu dinheiro para alguém. 

Com a chegada dos bancos digitais e processos como o PIX, até o pagamento de contas se tornou mais prático. 

E com o WhatsApp não seria diferente, o aplicativo aderiu a opção de pagamento e hoje é possível transferir o valor que você quiser para qualquer contato seu em poucos segundos e com alguns cliques. 

Portanto, resolvemos falar um pouco mais sobre como funciona esse novo procedimento e como ele ajuda a sua empresa e o seu cliente. 

Como funciona? 

O pagamento e transferência de dinheiro pelo WhatsApp é muito mais simples do que se pensa, só precisa seguir alguns passos, que significa

  • Possuir o aplicativo do seu banco no celular;
  • Solicitar a transferência e pagamento por WhatsApp;
  • Aguardar a aprovação do banco;
  • Atualizar o WhatsApp no seu celular; 
  • Transferir e pagar a vontade. 

Lembrando que não é um processo que acontece do dia para a noite, é necessário paciência para que o banco responsável verifique todos os seus dados e libere essa função dentro do seu aplicativo. 

Afinal de contas, o valor transferido e recebido será monitorado por essa conta no banco com quem solicitou a aprovação. 

Portanto, é dever deles checar muito bem todas essas informações para que você não tenha problemas lá na frente. 

Quando tudo estiver pronto, você poderá transferir ou pagar contas pelo seu WhatsApp clicando no clipe que fica no canto inferior direito do teclado. É onde normalmente você vai para enviar o contato ou uma foto para alguém. 

Lá, você irá ver diversas opções de documentos que pode enviar para este contato, e no meio daqueles símbolos estará um verde claro escrito pagamento e com o símbolo de um cifrão, é só clicar nele e realizar a transferência ou pagamento que desejar.

Benefícios dessa atualização para sua empresa 

Isto posto, se teve alguém que ficou extremamente feliz com essa atualização, foram os empresários e donos de empresas que viram nesta nova função uma maneira mais assertiva de receber seus pagamentos. 

Além disso, a atualização trouxe diversos benefícios, como:

Acessibilidade 

Com essa atualização, a empresa consegue um contato mais fácil com o nome do cliente para cobrá-lo, caso o pagamento do produto ou serviço que ele comprou esteja atrasado. 

Da mesma maneira, fica ainda mais simples para o cliente que possui uma rotina bem corrida, realizar o pagamento do que comprou. 

Pois, uma vez que ele não possua tempo para pagar um boleto, ele pode transferir o valor imediatamente para o vendedor. 

Rapidez 

Quando se realiza uma compra por meio de um boleto bancário ou cartão de crédito, o valor só cairá na conta da empresa daqui no mínimo 3 dias úteis ou então só no final do mês.

O que atrapalha o planejamento do negócio, caso precise do dinheiro urgentemente. 

Com o WhatsApp, a empresa recebe o dinheiro na hora em sua conta e o cliente se sente mais seguro, pois não terá medo do dinheiro ter sido desviado ou roubado porque ele mesmo realizou aquele pagamento e sabe para quem seu dinheiro foi. 

Relacionamento 

E essa atualização também trouxe consigo um conceito ainda melhor sobre relacionamento entre empresa e cliente.

Pois, a marca não precisará mais enviar e-mails ou telefonar para este cliente, basta enviar uma mensagem para ser respondido de maneira mais rápida. 

E assim também, os clientes se sentem mais próximos do negócio e reconhecem o esforço que os profissionais fazem para prestar um bom atendimento, mesmo por meio das redes sociais. E isso aumenta a credibilidade e confiança dele perante a sua empresa. 

Assim como diversas outras atualizações que aconteceram em outras redes sociais, essa é mais uma que veio para trazer praticidade e acessibilidade a todos os usuários e mostrar o poder que a tecnologia possui até mesmo em simples processos do dia a dia.